Cadastra desenha estratégia de dados e mídia para lançamento da linha feminina da Democrata. Projeto montou data lake com o perfil das consumidoras target que subsidiou uma abordagem de open performance para maior eficiência nos investimentos em mídia integrada (online/offline).Campanha contará também com uma experiência inédita com realidade aumenta no e-commerce da marca que entra no ar até o final do mês.
A Democrata, líder em calçados masculinos, trouxe Gisele Bündchen para marcar seu ingresso no mercado de calçados femininos, contando com a Cadastra, empresa global de serviços de tecnologia, comunicação, dados e estratégia, para desenhar sua estratégia de dados, mídia e performance. A ampla campanha de lançamento tem início nesta terça, 10/09, com foco na linha de tênis urbanos femininos, e abrange ações em plataformas digitais, TV Aberta e Fechada e mídia exterior.
Toda a abordagem foi baseada em dados para maior precisão e eficiência. A Cadastra realizou um estudo profundo tanto da comunicação neste mercado, como da consumidora alvo e suas características. Para isso, além dos dados da Democrata e bases de dados de mercado, utilizou dados de diversas ferramentas do mercado junto à uma leitura proprietária capaz de realizar milhões de combinações para compreender o público-alvo potencial, seus principais consumos midiáticos, assuntos de interesse e comportamentos.
Para Aline Ramos, Media Director na Cadastra, “este estudo trouxe insights fundamentais para buscarmos maior assertividade em nossas ações, potencializando o impacto e com menor custo. Em linhas gerais, identificamos que o público prioritário é formado por mulheres entre 25 e 60 anos, muito conectadas,mnw que fazem uso de várias plataformas e tem uma visão colaborativa no trabalho e na vida, além de não ter medo de desafios. Tivemos também outro insight importante: como nosso target é uma mulher muito ativa, a mídia exterior se apresentou como uma opção especial”.
“Gisele foi escolhida para representar essa nova fase da empresa, pois incorpora os principais valores do negócio (tradição, experiência e reconhecimento), personificando como ninguém o conceito de estar à vontade em sua própria pele. Ela representa a mulher que busca conforto de forma bem resolvida e sabe aproveitar a elegância descontraída — características identificadas em nossa pesquisa com o público-alvo”, afirma Breno Cintra, diretor criativo e de marketing da Democrata.
Ele acrescenta: “O segmento feminino sempre esteve no radar da Democrata, e, depois de muito planejamento, decidimos fazer um investimento sólido em nossa estrutura de produção, a fim de garantir que possamos suprir a demanda em todos os nossos canais de distribuição. Vemos um grande potencial nesta nova linha e na parceria com Gisele. Atualmente, 25% das compras em nossas lojas são realizadas por mulheres, e no e-commerce essa taxa chega a 38%. Agora, essas e outras consumidoras não apenas comprarão produtos para amigos e familiares, mas também para si mesmas. Por isso, estamos focados em gerar um impacto significativo com este lançamento. Para apresentar a nova cara da Democrata, implementamos um plano de comunicação robusto, abrangendo todas as mídias, tanto OOH quanto digital. Queremos mostrar para todas as consumidoras que é sim possível estar bem-vestida com um produto extremamente confortável e de altíssima qualidade.”
O plano de mídia, então, foi concebido para atingir essa consumidora em vários momentos de sua jornada, desde a consideração de compra até o fechamento da transação. Em mídia offline, destaque para inserções em TV Aberta e Fechada, incluindo programas estratégicos para o target, como estreia de novela e talk shows de variedades/auditório. Em OOH, destaque para formatos de grande impacto em transporte público, mobiliário urbano, mídia aeroportuária e painéis em diferentes estabelecimentos.
Já o plano digital explora com profundidade a ampla gama atual de opções e formatos deste ambiente. Além das plataformas mais conhecidas, a Cadastra apostou em recursos inovadores como um que mapeia os devices conectado à mesma rede de Wifi onde o anúncio da TV foi entregue, e faz re-targeting no mobile e outro que identifica assuntos que são trending e elabora estratégias de mídia segmentadas.
“Esta última tecnologia analisa diferentes conteúdos consumidos durante o período e se comunica contextualmente com cada consumidor, ao mesmo tempo que encontra diferentes tipos de audiências e suas preferências de interesses de conteúdo. Ou seja, uma opção super-personalizada e com o trakeamento completo sem fugir das boas práticas de gestão de dados pessoais”, explica Mariana Fernandes, Media Manager na Cadastra.
A parte criativa da campanha ficou a cargo da agência Estudio no.302. “Fazer parte desse lançamento da Democrata e ver o Estúdio 302 assinar essa campanha tão linda e grandiosa é motivo de muito orgulho. E tudo isso só foi possível com o comprometimento e a dedicação de uma equipe maravilhosa”, disse Renata Germani, CEO da Estudio no.302.
Experimentar o calçado pela celular? A ideia da Cadastra foi criar uma experiência de compra diferenciada para a campanha de lançamento da linha feminina da Democrata no e-commerce da marca. A Cadastra desenvolveu a modelagem 3D dos tênis de forma que as pessoas possam ver e experimentar os tênis no próprio pé em 3D, pelo celular, direto pelo navegador, sem precisar instalar nada. Foram modelamos dois tipos de tênis, um masculino e um feminino, e o maior desafio foi fazer isso funcionar de forma adequada em realidade aumentada. O recurso entra no ar no e-commerce da Democrata até o final do mês.
“Estou superanimado com essa nova forma de mostrar os produtos e oferecer uma experiência imersiva de compra. Com as pessoas cada vez mais buscando compras online, essa tecnologia nos permite trazer a experimentação ao vivo de forma inovadora, aproveitando as novas possibilidades do mercado”, afirma Leandro Coradini, Coordenador de Experiência Imersiva da Cadastra.
Agência: Cadastra; Cliente: Democrata; Produto: Lançamento da Linha Feminina; Serviços: Dados, Mídia e Performance.
VP de Negócio e Estratégia: Nathalia Dalla Corte; Diretora de Negócio e Estratégia: Rafael Amaral; Gerente de Negócio e Estratégia: Rafael Martins; Coordenadora de Negócio e Estratégia: Juliana Oliveira; Negócio e Estratégia: Camila Kitano e Natalia Freitas; Diretor de Mídia: Aline Ramos; Gerente de Mídia: Mariana Fernandes, Isabela Muniz; Coordenadora de Mídia: Aline Piffero e Stephania Abreu; Mídia: Bianca Ribeiro, Beatriz Sanches, Gabriela Pires, Yasmin Queiroz, Nilza Pinheiro, Ana Beatriz Marchi, Wagner Queles, Marcos Paulo da Silva.