certificacao-cob

11/09/2024

COB conquista Certificação Internacional ISO 9001 pela gestão de qualidade

Selo de reconhecimento atesta o compromisso da entidade com a excelência e a melhoria contínua de seus processos.

Menos de um mês após o término dos Jogos Olímpicos Paris 2024 e da segunda melhor campanha da história, com 20 medalhas conquistadas, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) tem mais um motivo para celebrar. Graças aos avanços em sua gestão, a entidade recebeu a Certificação Internacional ISO 9001, um selo de reconhecimento internacional que atesta o compromisso com a qualidade e a melhoria contínua dos processos da entidade.

—A Certificação ISO 9001 é um marco importante no Movimento Olímpico que valida o compromisso do COB com a excelência na gestão e a melhoria contínua dos processos. Agradeço a todos os nossos colaboradores pelo empenho e dedicação que tornaram essa certificação possível. Este é um passo significativo para garantir a qualidade e a inovação em tudo o que fazemos a serviço das Confederações, atletas e equipes do Brasil— destacou Paulo Wanderley, presidente do COB.

A Norma ISO 9001:2015 trata do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), que estabelece diretrizes para seguir melhorando o nível e garantir que as operações da organização atendam às expectativas dos clientes e aos requisitos regulatórios. Obtida por meio de auditorias realizadas por entidades certificadoras independentes, o carimbo valida o sistema robusto e eficaz de gestão da qualidade implementado e mantido pelo COB.

A Auditoria de Certificação com escopo no Processo de Gestão de Normativos do COB aplicáveis ao Sistema de Gestão da Qualidade, foi realizada nos dias 06 e 07 de agosto de 2024, pela empresa certificadora DNV (Det Norske Veritas) Business Assurance Avaliações e Certificações Brasil Ltda, norueguesa, fundada em 1864, que atualmente é uma das líderes globais em certificação do sistema de gestão.

Como líder do Movimento Olímpico no Brasil, o COB tem como um de seus principais objetivos estratégicos criar um ambiente para desenvolver cada vez mais maturidade organizacional nas entidades esportivas do país. Para isso, o COB ampliou o Programa Gestão, Ética e Transparência (GET) no ciclo Paris 2024, que contou com a entrada das Confederações Brasileiras Pan-americanas e Universitária.

Criado em 2017 para dar o suporte no aprimoramento da gestão das Confederações Brasileiras, através de um trabalho de consultoria e apoio no atendimento às exigências legais e às boas práticas de governança, ética e transparência.

—Dentro dos Valores Olímpicos está a Excelência. E é nela que nos baseamos para todas as nossas ações. Queremos que esse modelo seja replicado e que outras organizações no Movimento Olímpico também busquem a certificação— afirmou Rogério Sampaio, diretor-geral do COB. —Estamos muito orgulhosos com mais essa conquista, que comprova a qualidade da gestão implementada pelo COB nos últimos anos —complementou o campeão olímpico em Barcelona 1992.

COB —O Comitê Olímpico do Brasil (COB) é uma organização não governamental, filiada ao Comitê Olímpico Internacional (COI), que trabalha na gestão técnica, administrativa e política do esporte nacional. A missão do COB é desenvolver e representar com excelência o esporte de alto rendimento do Brasil, trabalhando na melhoria de resultados esportivos do Time Brasil, elevando a maturidade de gestão do COB e Confederações filiadas e fortalecendo a imagem do esporte olímpico brasileiro. É dever do COB ainda proteger e promover os valores olímpicos em território nacional.

Ao longo de seus 110 anos de existência (fundado em 8 de junho de 1914), o COB já levou o Brasil à conquista de 150 medalhas em Jogos Olímpicos (37 de ouro, 42 de prata, 71 de bronze) e 37 medalhas em Jogos Olímpicos da Juventude (11 de ouro, 15 de prata e 11 de bronze).

ABInBev, Airbnb, Alibaba Group, Allianz, Atos, Bridgestone, Coca-Cola, Deloitte, Intel, Omega, Panasonic, P&G, Samsung, Toyota e Visa são Patrocinadores Olímpicos Mundiais (programa TOP do Comitê Olímpico Internacional). O COB tem o patrocínio das empresas: XP, Medley, Mormaii, Vivo, Smartfit, Hemmer, Havaianas, Azul, Riachuelo, Subway, Grupo Águia, Peak, Estácio, NSports, Voke, Ajinomoto, Aliança Francesa, Aguiabranca, Max Recovery, New On e Neoenergia.

O COB possui também parceria com as Loterias Caixa, que, conforme previsto por lei, repassam 1,7% do valor apostado em todas as loterias federais do país para investimento no esporte olímpico brasileiro.