biogenesis-apresenta

11/09/2024

Biogénesis Bagó apresenta no Feedlot Summit Brazil 2024

Resultados de alta performance em sanidade nos maiores confinamentos do Brasil.

Empresa destaca no evento em Goiânia (GO) tecnologias que reduzem de forma significativa mortalidade de animais na entrada do confinamento e perdas em silagem, resultando em aumento expressivo da rentabilidade na operação.

A Biogénesis Bagó, empresa líder global em biotecnologia no setor de saúde, produtividade e bem-estar animal, apresenta no 16º Feedlot Summit Brazil 2024, que ocorre entre os dias 18 e 20 de setembro (quarta a sexta-feira), em Goiânia (GO), resultados da atuação em sanidade e nutrição em alguns dos principais confinamentos do país, como a Fazenda Conforto, Grupo Maximus, Grupo Agrojen e Real Beef.

—Nosso trabalho une muito conhecimento técnico, gestão operacional e soluções tecnológicas de ponta no que se refere à sanidade e à nutrição animal para ajudar os confinamentos do Brasil e da América Latina a produzirem cada vez mais e melhor. Vamos mostrar no Feedlot Summit Brazil o respaldo que oferecemos a dois importantes pilares da produção de proteína animal, que são a sanidade e a nutrição, fundamentais para a busca pela eficiência —destaca o médico-veterinário e gerente de Marketing da Biogénesis Bagó na América Latina, Carlos Godoy.

Em relação à sanidade, os participantes do evento poderão conhecer as vacinas da empresa, que são essenciais nessa fase da produção diante dos desafios da intensificação da produção pecuária; e os vermífugos, antibióticos, anti-inflamatórios e suplementos minerais e vitamínicos que, dentro de um protocolo de manejo sanitário, são responsáveis por evitar prejuízos e perdas consideráveis desde o momento da entrada dos animais até a saída para o abate.

De acordo com o gerente nacional de Demanda da Biogénesis Bagó, Bruno Di Rienzo, a sanidade tem a menor representatividade dentro de todos os custos do confinamento, cerca de 1,2%, mas não pode ser negligenciada. —A taxa de mortalidade em um confinamento no Brasil gira em torno de 0,5 e 1%, porém, com muita facilidade, nossos clientes conseguem indicadores muito mais eficientes trabalhando com nossas soluções tanto na prevenção quanto no tratamento, chegando a apresentar 0,16% de mortalidade média. Em operações maiores, esse ganho em eficiência pode representar uma economia capaz de custear todo o investimento por cabeça/ano em sanidade— afirma Di Rienzo.

O retorno sobre o investimento em sanidade é ressaltado pelo sócio proprietário do Grupo Maximus, Bruno Gottard. —Em um confinamento com grande capacidade estática, o desafio de manter altas taxas de ocupação é uma preocupação. Isso faz com que haja a necessidade de buscarmos o boi magro cada vez mais longe, o que requer atenção especial ao pilar da sanidade para que os animais cheguem de viagem, apresentem uma taxa de recuperação satisfatória para que possam performar dentro da operação. Nesse cenário, o papel das empresas de sanidade é de extrema relevância, primeiramente mapeando os riscos e posicionando as soluções para os diferentes desafios. Além disso, o óbvio só é óbvio para olhos treinados, e a Biogénesis Bagó fornece toda essa capacitação para nossos colaboradores, garantindo uma execução adequada dos processos— declara Gottard.

Em termos de nutrição, a Biogénesis Bagó apresenta no Feedlot Summit Brazil como o uso de inoculantes na preparação da silagem oferecida aos animais tem uma importância significativa na rentabilidade do negócio como um todo, por meio da linha Magniva, da Lallemand Animal Nutrition. Segundo o gerente de Produtos e Trade, Pedro Hespanha, as perdas em processo de ensilagem podem ser diversas – como apodrecimento, oxidação, perdas gasosas, entre outras — e até entendidas como comuns, mas nunca devem ser consideradas normais. —O uso das tecnologias combinadas de inoculantes e filmes de última geração podem reduzir as perdas da silagem em percentuais que iniciam em 10% até 50%, a depender do desafio—ressalta.

Crescimento de confinamento no Brasil — O Brasil tem um rebanho estimado de 202,8 milhões de cabeças bovinas, de acordo com a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), o equivalente a 12,18% do total mundial. O País hoje é o segundo do mundo na lista dos que mais confinam gado, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. O percentual de animais confinados que foram destinados ao abate subiu de 13,3% (39,1 milhões de cabeças), em 2021, para 18,2% (42,3 milhões de cabeças) em 2023, segundo a Abiec.

—Considerando esses dados, para a Biogénesis Bagó é uma responsabilidade e um orgulho muito grande hoje estar presente nos maiores e melhores sistemas de confinamento do Brasil, como a Fazenda Conforto, Grupo Maximus, Grupo Agrojen e Real Beef, entre muitos outros, nos quais gerimos a sanidade animal com tecnologia de ponta. Participar de um evento como o Feedlot Summit Brazil com a Coan Consultoria e demais parceiros como a Lallemand, Phibro e Minerva Foods é uma somatória de esforços para oferecer aos confinadores as melhores oportunidades de negócios, segurança e boa rentabilidade— salienta Godoy.

. Biogénesis Bagó no Feedlot Summit Brazil, de 18 a 20 de setembro (quarta a sexta-feira), na Av. Quitandinha, 600, Setor Jaó | Goiânia/GO. https://feedlotsummitbrazil.com.br