patinacao-imagine-rock

06/09/2024

Roberto Medina apresenta o projeto “Imagine” no Rio de Janeiro

Maior complexo de entretenimento da América Latina, 40 anos depois de criar o Rock in Rio. O projeto “Imagine”, desenvolvido em conjunto com a Genial Investimentos, vai transformar o Parque Olímpico em centro de lazer, esportes e entretenimento com atrações permanentes e diversos espaços dedicados à indústria criativa e serviços. A expectativa é que o projeto gere um impacto econômico de R$ 9,2 bilhões na economia da cidade e mais de 140 mil postos de trabalho.

O espaço icônico onde ocorreram os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016 e que acolhe as memoráveis e históricas edições do Rock in Rio na cidade desde 2017, tem um novo futuro sendo planejado de forma que o legado siga vivo na Cidade Maravilhosa. Para desenvolver o projeto que é inédito no Brasil, Roberto Medina, em parceria com a Genial Investimentos, está trabalhando em um projeto que vai encher a Cidade de encanto e transformar o Parque Olímpico em um verdadeiro mundo mágico com pelo menos dez áreas diferentes: Anfiteatro, Global Village Park, Museu Olímpico, Parque Rita Lee, Hub Criativo —com Polo Gastronômico, Arena Gamer e Aldeia do Gelo—, Parque Temático, Brasil 360 Experience, Resort e Office Tower, além de eternizar o Rock in Rio Para Sempre. O projeto também prevê um esquema inovador de mobilidade integrando todos os tipos de transporte da Cidade. O projeto Imagine reforça o Distrito Criativo da Barra da Tijuca e oferece oportunidades de emprego, educação e lazer.

Este é um projeto visionário que valoriza a vocação turística da cidade, impactando positivamente o cenário cultural e econômico do Rio de Janeiro. —Há 40 anos criamos um projeto inovador, que em 2011 voltou para ficar. Ele é um presente para os brasileiros. Agora estamos indo mais longe. Além do Rock in Rio manter suas estruturas permanentes, estamos valorizando o legado e deixando o espaço pronto para diversas manifestações de entretenimento. Usaremos toda a nossa expertise para construir, em conjunto com os diversos níveis do poder público Municipal, Estadual e Federal, uma política que coloca o turismo como a principal vocação desta cidade e do país. O que demoraria anos para ser construído será feito em um período de três a quatro anos. Já temos a estrutura do Parque Olímpico praticamente pronta para dar vida ao Imagine. Temos que assumir o entretenimento como a chave para alavancarmos a economia da cidade, criando empregos, trazendo empresas de diversos setores e ainda mais desenvolvimento para o Rio de Janeiro —comemora Roberto Medina, criador do Rock in Rio e presidente da Rock World.

—Esse é um projeto transformacional para o Rio de Janeiro. A Genial Investimentos já é investidora de longa data no Rio de Janeiro, e junto com nosso sócio Roberto Medina vamos ajudar a transformar o Imagine em realidade —diz Rodolfo Riechert, CEO da Genial Investimentos.

O novo espaço será palco de celebrações de datas festivas, como Carnaval, Páscoa, Oktoberfest, Halloween, Natal e Ano Novo, além de eventos de música, dança e esportes. Serão realizados espetáculos de queimas de fogos acompanhados por músicos de rua espalhados pelo parque encerrando as atividades todos os dias de eventos, por exemplo.

O Imagine —No Imagine o público viverá uma experiência imersiva que encantará visitantes de todas as idades com atrações mágicas e inovadoras, reunindo o melhor da economia criativa em um só lugar.

Imagine Rock in Rio 40 anos e para sempre — O Rock in Rio recebe de presente nos 40 anos de história um local próprio para perpetuar sua existência como patrimônio da Cidade. O espaço abrigará o maior parque de eventos do país, com capacidade para 100 mil pessoas por dia em 385 mil metros quadrados, com infraestrutura de ponta e preparado para receber festivais e shows internacionais além de eventos esportivos, culturais e corporativos.

Rock in Rio Factory —Local para conhecer e aprender mais sobre todas as etapas de criação e realização de um grande festival e os bastidores do maior espetáculo de entretenimento do mundo.

Imagine Anfiteatro — O maior anfiteatro da América Latina será construído nesse local. Terá capacidade para 40 mil pessoas num espaço de 38 mil metros quadrados, colocando o Rio de Janeiro na rota dos grandes shows internacionais com a melhor infraestrutura e arquitetura intimista.

Imagine Global Village Park — Ao lado do anfiteatro, o público poderá passear no Global Village Park, uma área de 57 mil metros quadrados, e ter a experiência inesquecível de visitar cenários arquitetônicos dos seis continentes do mundo, celebrando a importância da coexistência em sociedade através da diversidade musical e cultural, além de área para ativações de marca em dias de evento.

Imagine Museu Olímpico — Neste novo local que será aberto em uma homenagem à edição dos Jogos Olímpico Rio 2016, a história dos heróis esportivos ganha vida com exposições interativas e holográficas.

Imagine Parque Rita Lee — O Parque Rita Lee com pista de skate, muro de escalada, quadras poliesportivas, academia da terceira idade, parquinho infantil, bicicletário e chafariz receberá novas mudas de árvores e se transformará em um bosque com atmosfera mágica e acolhedora. São 136 mil metros quadrados que farão parte do Imagine.

Imagine Hub Criativo — Em outro ponto do Imagine está Hub Criativo. Inspirado no Wynwood, em Miami, e em Kaka’ako, em Honolulu, o antigo centro de transmissões internacionais olímpicos se transformará em um polo de inovação e entretenimento com 85 mil metros quadrados. Conectando players de games, audiovisual, gastronomia, arte contemporânea e música em um ambiente de geração de talentos e inovação.

Polo gastronômico — Neste local, o público encontrará os melhores chefs e restaurantes, oferecendo experiências culinárias excepcionais aos visitantes e oportunidade para treinar, criar e testar.

Arena Gamer — Dedicada a cultura gamer com finais de competições importantes de e-sports, dinâmicas em que o público será convidado a jogar com influencers e jogadores profissionais, além de apresentações de grandes nomes da música eletrônica.

Aldeia do Gelo — Atração com a sofisticação europeia sem perder a autenticidade carioca, a pista de patinação no gelo encantará todas as idades e ainda contará com lojas de chocolate e outras atrações.

Imagine Parque temático — Um parque temático com mais de 56 mil metros quadrados e inédito na cidade ficará aberto o ano inteiro para que o público mergulhe em mundo repleto de fantasia. Serão diversas atrações em um só lugar. Um dos destaques será a Iron Mountain com efeitos especiais de luzes, fogo e água que vai proporcionar uma experiência jamais vista no país. O paisagismo e cenografia encantarão o público nesse ambiente mágico da música e experiências inesquecíveis. No Imagine, personagens de uma galáxia distante trarão mensagens de amor e sustentabilidade de forma lúdica para “crianças” de todas as idades no universo mágico dos Zytrons.

Imagine Brasil 360 Experience — O Brasil 360 Experience será outra novidade do empreendimento. Essa experiência imersiva impulsionada por uma enorme tela de LED 360º vai contar a história das cidades do Brasil de uma maneira tecnológica e diferenciada.

Imagine Resort — Um gigante e fantástico Resort de 30 mil metros quadrados com 750 apartamentos, estará integrado ao complexo, com diferenciais únicos: piscinas nas varandas debruçadas sobre o parque onde, todos os dias, acontecerão shows criados com projeções holográficas. Este será um verdadeiro refúgio no qual os hóspedes poderão descansar e viver experiências inéditas e exclusivas.

Imagine Office Tower — No espaço corporativo, todos os ambientes terão vista para lagoa, mar e montanha que vão abrigar os escritórios do Imagine, da Rock World, e outras empresas da indústria criativa, além de contar com coworking moderno e equipado para receber startups.

Mobilidade inédita — O Imagine já foi concebido com projeto de mobilidade exemplar. Além do metrô e BRT existentes, para chegar até o local, o projeto vai adotar soluções de transporte inovadoras, comparáveis às grandes cidades globais, como o novo projeto das Barcas. Os visitantes poderão embarcar em transporte aquaviário que oferecerá uma jornada lúdica, navegando pelas lagoas da Barra da Tijuca. Durante o trajeto, o ambiente será enriquecido com música envolvente e decoração temática, criando uma experiência visual e sensorial única que prepara o público para a magia do local.

O projeto ajudará a viabilizar o tão ambicionado projeto de VLT da Barra que será a opção de transporte ideal para aqueles que desejam um acesso eficiente e confortável de toda a Barra e conexão com Zona Sul.

Será implementado um sistema de teleférico inovador, conectando todos os espaços do Imagine em cinco estações estratégicas. Além de garantir uma mobilidade lúdica, também oferecerá vistas aéreas espetaculares do complexo e dos arredores, enriquecendo ainda mais a experiência dos visitantes e tornando o deslocamento entre as diversas atrações uma parte da diversão.

O projeto criará condições para desenvolvimento dos aeroportos de Jacarepaguá e Galeão que serão a forma de fazer com que o Imagine seja acessível para os visitantes de outras regiões do Brasil e do mundo.

Viabilidade econômica — Com o entretenimento como propulsor do turismo e do aumento do mercado de trabalho não só no Rio de Janeiro mas em todo o Brasil, a primeira iniciativa da parceria do Grupo Dreamers com a Genial Investimentos foi apresentada para a Prefeitura do Rio para marcar o início da primeira etapa que é a mudança do Projeto Lei que permite transformar os lotes privados em um Parque de Lazer.

O projeto conta com um estudo da FGV sobre impacto financeiro que contempla dados da cadeia produtiva, empregos, gestão da área, incluindo a gestão de resíduos entre outras informações que sustentam a iniciativa. O Imagine vai gerar o impacto econômico de R$ 9,2 bilhões na economia da cidade e cerca de 140 mil empregos diretos e indiretos.

Estudo da FGV sobre projeção do impacto financeiro do “Imagine”.

Tributos gerados pela movimentação econômica — Impacto econômico total.

Primeiro ano: R$ 1,2 bilhão — R$ 9,2 bilhões.

5 anos: R$ 5,9 bilhões — R$ 45,7 bilhões.

10 anos: R$ 11,8 bilhões — R$ 91,4 bilhões.

20 anos: R$ 23,7 bilhões — R$ 182,8 bilhões.

30 anos: R$ 35,5 bilhões — R$ 274,1 bilhões.

Mais de 140 mil vagas de empregos a partir do primeiro ano do projeto, e mais de 20 setores econômicos impactados.