Garante redução das emissões de CO2. Proteção de superfície com eficiência energética da Dürr para o novo tanque central traseiro do Airbus A321XLR.
A linha de pintura que está sendo construída como um sistema pronto para uso para a divisão Premium Aerotec da Airbus é o maior projeto individual já realizado pela equipe de engenharia mecânica e industrial em execução para o Airbus Group. O sistema será utilizado para revestir o tanque extra responsável pela alta autonomia do novo Airbus A321XLR. Pela primeira vez, um sistema de purificação de exaustão totalmente elétrico também será integrado em uma das linhas de pintura da Premium Aerotec na planta de Augsburg, ajudando a reduzir as emissões de CO2. Por ser totalmente elétrico, o processo pode ser operado com emissões zero, ou seja, sem CO2 adicional, usando eletricidade ecológica.
O tanque de combustível integrado na fuselagem do Airbus A321XLR é o principal componente na transformação dos antigos aviões de curta e média distância na nova versão XLR (“eXtra Long Range”) de longa distância.Conhecido como tanque central traseiro (RCT), sua capacidade ampliada de 13.000 litros possibilita os 8.700 quilômetros de autonomia da aeronave.O tanque central traseiro é produzido exclusivamente na planta de Augsburg.
Altas exigências para proteção de superfície e estanqueidade — A nova linha de pintura consiste em cabines de selagem, limpeza e pintura, e também inclui teste de superfície e de vazamento. Os requisitos relacionados à corrosão e à difusão são altos, pois a superfície do tanque precisa suportar condições extremas na parte inferior da aeronave, sem a ocorrência de corrosão.
O sistema especial de dutos de ar reduz o consumo de energia — Para atender às altas exigências de proteção de superfície, as cabines de pintura precisam ter temperaturas e umidade estáveis. O condicionamento requer muita energia, especialmente para tintas aplicadas manualmente. O uso de ar recirculado não é permitido, então as cabines são operadas com ar de insuflamento e de exaustão. —Para que o processo tenha mais eficiência energética para a Airbus, estamos implantando um sistema de dutos de ar específico para o componente, que reduz imensamente o volume de ar necessário, mas ainda atende aos requisitos e padrões de segurança. Quanto menor a necessidade de condicionamento de ar, menor o consumo de energia— explica Marc Furmannek, gerente Principal de Contas da Dürr. Além disso, são usados sistemas de recuperação de energia que reciclam 65% da energia contida no ar de exaustão, adaptando-o para o condicionamento do ar puro e minimizando ainda mais o consumo energético.
Remoção de poluentes sem CO2 adicional — Por razões de sustentabilidade, a Premium Aerotec optou por um sistema de purificação de ar totalmente elétrico na forma do Oxi.X RV. Este sistema utiliza oxidação térmica regenerativa (RTO), com um modo de operação sem chamas e um design exclusivo. A vantagem é que o processo de combustão para a purificação do ar de exaustão ocorre totalmente dentro do trocador de calor. Ou seja, não há chama aberta, o que resulta em baixas emissões de óxido de nitrogênio.
Aumento da eficiência econômica— Fluxos de ar de exaustão produzidos contêm concentrações de solvente muito baixas. Entretanto, já que o volume de ar de exaustão é alto, um Sorpt.X CD é colocado a montante do Oxi.X RV para concentrar os fluxos de ar de exaustão. Esse procedimento reduz o volume, aumentando a concentração de solvente em até quarenta vezes a concentração do poluente original. Este efeito técnico significa que o Oxi.X RV pode ser menor e não precisa de energia de aquecimento adicional durante a operação do solvente, afetando positivamente a razão de custo-benefício da purificação do ar de exaustão.
Grupo Dürr — O Grupo Durr tem marcado presença direta desde 1964 no Brasil, atualmente emprega 300 funcionários. Durr Brasil Ltda com sede em São Paulo, comercializa a maioria dos produtos do portfólio do grupo. Entre suas principais atividades estão sistemas completos de Pintura em regime chave na mão, mas também serviços, modificações e modernizações de instalações existentes não somente na indústria automobilística, mas também outros setores industriais na América do Sul. Seus clientes incluem fabricantes automotivos, sua cadeia de fornecedores, e também indústria em geral. Na Durr Brasil também são oferecidos treinamentos e ensaios no centro de testes de aplicação de pintura, colagem e vedação. Adicionalmente a Durr Brasil é responsável pela Schenck RoTec com tecnologia de balanceamento. O grupo HOMAG produz máquinas e equipamentos para a indústria madeireira. Opera a fábrica, escritórios de vendas e assistência técnica (HOMAG Indústria e Comércio de Máquinas para Madeira Ltda) em São Paulo.
O Grupo Dürr é uma das principais empresas de engenharia mecânica e de instalações do mundo, com expertise nas áreas de tecnologia de automação, digitalização e eficiência energética. Os seus produtos, sistemas e serviços permitem processos de produção altamente eficientes e sustentáveis – principalmente na indústria automotiva e para fabricantes de móveis e casas de madeira, e também em setores como indústrias químicas e farmacêuticas, dispositivos médicos, engenharia elétrica e produção de baterias. Em 2023, a empresa gerou vendas de 4,6 mil milhões de euros. O Grupo Dürr possui mais de 20.000 funcionários e 141 locais de negócios em 33 países, e atua no mercado com cinco divisões: Paint and Final Assembly Systems: paint shops, bem como montagem final, testes e tecnologia de enchimento para a indústria automotiva.
Application Technology: robôs e equipamentos para aplicação automatizada de tintas, selantes e colas.
Clean Technology Systems: controle de poluição do ar, sistemas de revestimento para eletrodos de bateria e sistemas de redução de ruído.
Industrial Automation Systems: sistemas automatizados de montagem e teste para componentes automotivos, dispositivos médicos e bens de consumo, bem como tecnologia de balanceamento.
Woodworking Machinery and Systems: máquinas e equipamentos para a indústria da madeira.