C-Fênix é o primeiro rebocador da série de cinco azimutais com investimento de R$200 milhões em parceria com o grupo Detroit. Na média cada embarcação tem investimento entre R$ 40 a R$ 45 mil.
Após firmar contrato com a Detroit no início de 2024 para construir cinco rebocadores azimutais, a Camorim celebra o lançamento da primeira embarcação da série. As embarcações terão 70 toneladas de Bollard Pull, um dos aspectos mais importantes, sendo a capacidade da tração imposta ao cabo de reboque medida em toneladas. Esse é um dos principais indicadores de desempenho desse tipo de embarcação, sendo também um dos critérios de classificação de um rebocador.
Além da alta potência e manobrabilidade, o rebocador contará também com o diferencial do Fire Fighting System(FIFI), — um sistema de combate a incêndios externos utilizado em embarcações. Os investimentos nas embarcações são de R$ 200 milhões.
Segundo a Camorim, os barcos irão operar diretamente nos portos do Brasil, atendendo diversos clientes que possuem navios e as respectivas demandas, — não trabalhamos com um contrato fixo como normalmente acontece na frente do offshore—explicam.
O novo C-Fênix possui 24,35 metros de comprimento total, 11 metros de boca, 4,60 metros de pontal moldado, 5,42 metros de
calado máximo operacional, com tração estática de 70tbp e, 2 x 2000 KW de potência.
O nome escolhido para a embarcação representa o renascimento, a resiliência e o recomeço, um simbolismo que se alinha com toda a trajetória da Camorim.
—Estamos celebrando não apenas o lançamento de uma embarcação, mas o início de uma nova era para a Camorim — uma fase de reinvenção e crescimento, com uma equipe forte, dedicada e preparada para o futuro — observa Eduardo Adami, diretor Comercial da Camorim
A embarcação, que está prevista para ser entregue no mês de novembro, foi batizada no dia 30 de agosto (sexta-feira), em uma cerimônia realizada no estaleiro Detroit na cidade de Itajaí (SC).
O contrato com a Detroit prevê a entrega da das cinco embarcações entre setembro de 2024 a maio de 2025.
O cronograma de lançamentos das próximas embarcações da série está definido da seguinte forma: • C-Fênix – Setembro de 2024; • C-Falcão – Dezembro de 2024; • C-Albatroz – Janeiro de 2025; • C-Condor – Março de 2025; • C-Harpia – Maio de 2025.
— Estamos imensamente orgulhosos dessa grande conquista e ansiosos para a chegada dos próximos! — complementa Eduardo.
Perfil da Camorim — Fundada em 1995, com mais de 1.200 colaboradores e mais de 130 embarcações entre rebocadores, PSVs, AHTs, LHs, lanchas, balsas e cábreas, a Camorim está preparada para atuar ao longo de toda a costa brasileira na área de apoio marítimo e nos principais complexos portuários do Brasil. Sua matriz está localizada na cidade de Niterói, no Rio de Janeiro e suas filiais encontram-se instaladas em: Porto do Açu, Rio de Janeiro, Itaguaí-RJ, Vitória-ES, Macaé-RJ, Santos-SP, Santarém-PA, Vila do Conde-PA, São Luís-MA, Paranaguá-PR e Rio Grande-RS. Com um portfólio diversificado e uma equipe altamente qualificada, a Camorim segue investindo em inovação e tecnologia para manter sua posição de liderança no setor marítimo. O compromisso da empresa com a segurança, sustentabilidade e qualidade a diferencia como um líder no mercado.