Paranaguá teve maior representatividade entre os portos nacionais.
Dados do Comex/Stat, sistema oficial do governo brasileiro sobre o comércio exterior, apresentam um crescimento na exportação de grãos de soja pelos portos paranaenses este ano. Foram 9,41 milhões toneladas de soja movimentadas de janeiro a julho, um crescimento de 16% em relação ao ano passado (8,08 milhões de toneladas).
Os números mostram um aumento quatro vezes maior que a média nacional, que cresceu apenas 4%, passando de 72,45 milhões de toneladas em 2023 para 75,39 milhões de toneladas em 2024. O principal destino é a China, que recebe 94% do que é exportado pelos portos do Paraná.
—Seguimos com boas perspectivas de resultados para os próximos meses, inclusive para o ano que vem. Existe uma boa expectativa de produção de soja para o ciclo 2024/2025, que começa a ser cultivado em meados de setembro —pontuou o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.
Outro número importante é o de representatividade de variação, que compara a produtividade dos portos brasileiros em relação ao ano anterior. O Porto de Paranaguá foi o que apresentou maior diferença, em toneladas, de movimentação nos sete primeiros meses de 2024 em comparação a 2023. Este aumento é a chamada representatividade de variação, que, a nível nacional, representa 45% do aumento das commodities em comparação ao ano anterior. De acordo com dados do Comex/Stat, o Porto passou de pouco mais de 8 milhões de toneladas, em 2023, para 9,4 milhões de toneladas em 2024.
Exportação geral — Entre os meses de janeiro e julho foram movimentadas 24.751.103 toneladas de mercadorias para exportação pelos portos paranaenses. O volume é 4% maior que no ano passado (23.810.861 toneladas). Além do grão de soja, o açúcar a granel e contêineres também foram os maiores crescimentos em volume no período.
O açúcar a granel é a segunda commodity a apresentar crescimento no período em relação a 2023. Foram 3.353.828 toneladas movimentadas em 2024, 50% a mais que no ano passado (2.238.921 toneladas). Os destinos principais foram a Indonésia e Irã.
— O problema de clima na Índia, que é um dos maiores produtores e consumidores de açúcar, fez o país recuar no cenário internacional para atender o mercado doméstico. Com excedente exportável considerável, o Brasil está surfando neste contexto, assumindo, em parte, o mercado de exportação que era da Índia e exportando volume significativo para os próprios indianos. Este ano e no 1º semestre de 2025 praticamente já não temos mais açúcar para vender, já está tudo vendido— explicou Giovani Ferreira, membro do Conselho de Administração da Portos do Paraná.
Em terceiro lugar está a movimentação de contêineres. Foram embarcados 461.808 TEUs (medida para 20 pés de comprimento de contêineres) no período, 38% a mais que em 2023 (334.994 TEUs). A carne congelada é a principal commodity demandada, com destaque para o frango e boi.
—Parte deste incremento deve-se ao complexo de carne. A carne de boi tem um volume menor, mas também cresce já a carne de frango apresenta um aumento orgânico. Atualmente, o Porto de Paranaguá é o maior canal de exportação de carne de frango congelada do mundo —destacou o diretor de Operações da Portos do Paraná, Gabriel Vieira.
Recordes no período —De janeiro a junho de 2024, os portos paranaenses alcançaram no total a marca de 33.780.236 toneladas movimentadas, que representa um recorde histórico de movimentação para o período, 9% a mais em comparação ao primeiro semestre de 2023 (30.898.006 toneladas). Os meses de janeiro, fevereiro, março e junho também alcançaram números históricos, sendo junho a maior movimentação mensal da história do porto: 6.582.670 toneladas, um aumento de 3% em relação ao recorde anterior, alcançado em dezembro do ano passado (6.376.229 toneladas).