Novidades chegam em modelos da Chevrolet para oferecer ao consumidor mais opções de motorizações. O Brasil será o primeiro mercado do mundo a oferecer a tecnologia híbrido flex da General Motors. Novos projetos integram o aporte de R$ 7 bilhões já anunciado pela empresa para o Brasil
A General Motors anuncia investimento de R$ 5,5 bilhões em São Paulo. O montante será destinado, entre outros, para o desenvolvimento de motores híbridos flex, a atualização de portfólio e a modernização de todas as suas instalações produtivas e operacionais no Estado. Esta é uma das ações da primeira fase do pacote de R$ 7 bilhões que serão aplicados de 2024 a 2028, marcando o período de maior transformação da empresa no Brasil.
— Os investimentos que estamos anunciando irão fortalecer os planos da mobilidade sustentável da General Motors no Brasil e impulsionar o crescimento futuro da empresa— afirmou Rory Harvey, vice-presidente executivo e presidente de mercados globais da General Motors.
—O Brasil será o primeiro mercado a oferecer a tecnologia híbrida flex da GM no mundo, proporcionando aos clientes da Chevrolet mais opções em sistemas de propulsão. É uma adição ao nosso portfólio de motores a combustão e elétricos—.
O vice-presidente sênior da GM e presidente da GM International, Shilpan Amin, disse que todo este investimento sustentará a maior transformação na história da GM no país.
—A Chevrolet faz parte da história do Brasil, desempenhando um papel fundamental na economia e na vida das famílias há gerações —disse Amin.
A eficiência energética e a economia de combustível estão se tornando cada vez mais importantes para os consumidores no Brasil. É por isso que estamos avançando com nossos clientes para uma nova era, com veículos cada vez mais conectados e sustentáveis.
De acordo com Santiago Chamorro, presidente da GM América do Sul (foto), a produção de veículos híbridos flex no país fortalece a indústria e reitera nosso compromisso com a descarbonização ao agregar benefícios do uso de biocombustível e da eletrificação. —Vamos iniciar a produção local com dois modelos híbridos leve, que vão permitir o acesso a esta nova tecnologia a um maior número potencial de consumidores—.
Vale destacar ainda que, paralelamente, a GM segue estudando outras inovações, como o híbrido plug-in flex, que permite o veículo ser abastecido com etanol, gasolina ou energia elétrica.
—Temos planos de ampliar também a linha de veículos elétricos, já a partir de 2025. Nosso objetivo é atender as mais diferentes necessidades dos clientes —completa Chamorro.
Essa primeira fase do novo ciclo de investimentos coincide com as comemorações do centenário da GM no Brasil, que ocorrerá em 2025. Com este aporte financeiro, a empresa vai renovar completamente seu portfólio de veículos, reforçar seu compromisso com práticas sustentáveis e o aumento da oferta de veículos zero emissão, além de explorar novos negócios.
Produção sustentável e inovadora — O foco na sustentabilidade desses investimentos no Estado de São Paulo vai além dos produtos. Nas fábricas, envolve todo o processo produtivo e já há importantes novidades em andamento. Uma das iniciativas pioneiras é a tecnologia criada e patenteada pela GM no Brasil para redução de água no processo de pintura.
Com o uso de caixas metálicas, fabricadas na própria unidade de São Caetano, o novo sistema faz uma filtragem seca, eliminando a utilização de água nesse processo. Essa e outras iniciativas combinadas equivalem a uma redução de aproximadamente quatro mil caminhões pipa por ano. Com isso, esta prática passará a ser replicada em outras unidades da empresa.
Outra novidade prevista é o Smart Factory com uso de novos recursos, como a inteligência artificial. Isso irá potencializar e aprimorar processos de fabricação e qualidade, solucionar problemas de forma proativa e reagir a demandas automaticamente, por meio de cruzamento de informações de fontes distintas. Além disso, os times poderão acompanhar todos os processos em tempo real e tomar decisões estratégicas com base em análises de tendências com maior precisão e agilidade.
E para elevar a segurança dos operadores e o nível de automação nas fábricas, a GM vai adicionar mais de 150 robôs em suas linhas de produção no Estado.
#99eContando — São Paulo foi o primeiro Estado a receber a General Motors no Brasil e continua sendo estratégico para a empresa no desenvolvimento de tecnologias avançadas e na oferta de serviços.
Desde sua chegada, em 1925, a GM já produziu mais de 13 milhões de veículos no Estado.
Detalhes as operações da GM em São Paulo: São Caetano do Sul — Está localizada a sede administrativa e o Centro Tecnológico, o Command Center do OnStar e o Complexo Industrial onde são produzidos os modelos Tracker, Spin e Montana.
São José dos Campos – Complexo Industrial com seis fábricas que concentram a produção da S10 e do Trailblazer, além de transmissões, motores e outros componentes.
laboratórios e 17 pistas, que realizam anualmente mais de 12 mil experimentos por ano.
Mogi das Cruzes — A unidade produz componentes estampados para as linhas de montagem que a empresa mantém no Estado.
Sorocaba — O Centro Logístico recebe, embala, separa e despacha peças produzidas por fornecedores, que abastecem a rede de concessionárias, distribuidores e oficinas autorizadas.