Com apoio do Governo do Rio de Janeiro, por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, evento internacional será em maio de 2025.
Sucesso em todo o mundo, o Sail GP chega pela primeira vez à América do Sul com sua etapa inaugural no Rio de Janeiro. Marcado para os dias 03 e 04 de maio de 2025, o Enel Rio Sail Grand Prix promete não apenas elevar o prestígio do evento, mas também marcar um novo capítulo na história esportiva da cidade. A competição ocorrerá na Baía de Guanabara, à altura do restaurante Assador, tendo o Pão de Açúcar como uma das vistas. O anúncio da competição no Brasil foi feito em evento realizado, no dia 02 de setembro (segunda-feira), no Aterro do Flamengo.
— A história da cidade com os esportes aquáticos é centenária e o cenário, deslumbrante. A chegada do Enel Rio Sail Grand Prix destaca a tradição do Rio de Janeiro nos esportes aquáticos e reforça a presença do estado no mapa dos grandes eventos internacionais —afirma o governador Cláudio Castro.
Desta vez, tendo a Baía de Guanabara, que recebeu do Governo do Estado o programa de despoluição, como palco de um espetáculo inédito na América do Sul.
— É uma competição que combina o alto desempenho dos atletas com a beleza única da capital fluminense. É uma prova que vai além do esporte, impulsiona o turismo, movimenta o comércio local e fortalece a imagem do Rio como um destino vibrante e preparado para receber uma variada gama de competições de alto nível — disse o secretário estadual de Esporte e Lazer, Rafael Picciani.
Com equipes internacionais competindo em barcos de alto desempenho, o Enel Rio Sail Grand Prix não só promete competições acirradas, mas também um espetáculo visual e técnico para os amantes da vela e entusiastas do esporte ao redor do mundo.
—Este é um evento único e relevante para o nosso estado, gerando renda, emprego e atraindo um turismo qualificado para o estado. O Sail GP projeta uma imagem positiva do Rio de Janeiro e movimenta a economia local. Além de proporcionar alegria e entretenimento, grandes eventos esportivos são ativos econômicos que contribuem para o desenvolvimento. É crucial reconhecer que todos se beneficiam — afirmou Márcia Cazs, diretora do Enel Sail GP, ao comentar que o evento será realizado com apoio da Lei estadual de Incentivo.
As equipes do Sail GP competem em uma série de eventos ao longo do ano em locais icônicos, desde Sidney, Austrália, até San Francisco, na costa oeste dos Estados Unidos, passando por cidades europeias, asiáticas, oriente médio e, a partir de 2025, com a Cidade Maravilhosa, em seu circuito. A equipe brasileira terá a bi-campeã olímpica Martine Grael no comando do Time Brasil.
—Ao mesmo tempo que sinto um frio na barriga, é aquilo que eu sei fazer, velejar. Então eu acho que vai ser uma fase de adaptação no começo, com certeza, mas esperamos chegar no caminho possível, porque a gente vai dedicar de tudo que a gente tem para a equipe chegar alto —contou Martine.