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03/09/2024

Enjoei expande rede de lojas físicas por meio de franquias

E apresenta modelo baseado em inteligência de dados para compra e venda de roupas usadas.

Do online para as ruas, o Enjoei — a maior plataforma de e-commerce de itens usados do Brasil —dá início ao seu projeto de expansão para o varejo físico por meio de um novo modelo de franquias. A empresa, que lidera o mercado de moda de segunda mão, tem o segundo aplicativo de moda e lifestyle mais baixado no Brasil e um plano ambicioso de crescimento: além de três lojas físicas próprias já em funcionamento em São Paulo, a previsão é a abertura de 300 novas unidades nos próximos anos. Para isso, a marca já está selecionando franqueados que integrarão a expansão.

O modelo de franquia se destaca pela gestão de estoque diferenciada, que além de outras tecnologias, utilizará uma plataforma própria de precificação elaborada a partir de uma base de dados criada pelo próprio Enjoei com dados acumulados durante 15 anos de liderança no mercado de segunda mão, viabilizando uma operação estratégica para o franqueado. As lojas físicas seguirão o conceito de economia circular e sustentabilidade, com uma curadoria de peças únicas e diversificadas.

O processo de compra e venda das lojas é simples e ágil, tanto para o franqueado, quanto para o consumidor: as pessoas que desejam vender itens usados em bom estado de conservação agendam online a triagem de suas peças, que serão avaliadas pela equipe da loja em horário marcado. A precificação com base em inteligência de dados garante preços justos e competitivos. Já o pagamento é realizado na hora, via PIX ou créditos que poderão ser usados na própria loja.

De acordo com Joel Queiroz Júnior, COO do Enjoei, a iniciativa surge em um momento em que o hábito de comprar e vender produtos de segunda mão cresce exponencialmente no Brasil e no mundo. —Em parceria com o BCG (Boston Consulting Group), fizemos um estudo para entender os insights e tamanho desse mercado, o que contribuiu muito para aprofundar a nossa visão. Estamos olhando para um mercado endereçável de R$ 80 bilhões de reais no setor de segunda mão, sendo que R$ 60 bilhões são para offline e R$ 20 bilhões são para itens de moda—comenta. Pioneiro nesse movimento desde 2009, o Enjoei oferece aos investidores uma oportunidade única e inovadora, alinhada às tendências de consumo consciente e economia circular.

—Também queremos nos conectar a esse grande mercado de moda offline, consolidando o Enjoei como a maior companhia de produtos de segunda mão da moda no Brasil no online e fora dele. O franqueado terá um retorno satisfatório a uma taxa interessante, tudo isso em um mercado mais do que aquecido, que cresce ano a ano trazendo muitas oportunidades. Estamos oferecendo um modelo inovador, altamente atrativo e sustentável para quem deseja investir no modelo de franquias, democratizando o acesso à moda em todo o Brasil ao levar a proposta das lojas físicas do Enjoei para novas cidades e públicos. Desenvolvemos um modelo de franquia do futuro—complementa Joel.

Os projetos das lojas preveem espaços entre 200 e 300 metros quadrados e cada loja deverá operar com a compra e venda das peças de roupa levadas pelos consumidores.

A expansão para o varejo físico faz parte da estratégia do Grupo Enjoei de ampliar sua presença no mercado. Em 2023, o Grupo expandiu sua participação no mundo virtual com a aquisição do Elo7, plataforma de produtos personalizados para todo tipo de festa, e nos espaços físicos por meio da compra de 25% de participação no Cresci e Perdi, maior rede de franquias de produtos infantis usados do país, com direito a compra total em 2027.

Os interessados em abrir uma loja franqueada do Enjoei podem se candidatar pelo site: www.franquiasenjoei.com.br

Enjoei — Fundado por Ana Luiza McLaren e Tiê Lima, o Enjoei é o maior e-commerce de itens de segunda mão do Brasil, contando também com três lojas físicas na cidade de São Paulo, nos bairros da Vila Madalena, Campo Belo e Bela Vista. Em 15 anos de atuação no online, mais de 4 milhões de usuários já anunciaram 84,6 milhões de produtos na plataforma e mais de 4,4 milhões de consumidores já compraram por meio do site ou app. Junto ao Elo7 e Cresci e Perdi, a empresa forma o Grupo Enjoei, concretizado a partir da aquisição das duas marcas pelo Enjoei em 2023.