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03/09/2024

Cubo Itaú, AWS, Microsoft, Itaú, Google, Nvidia e Oracle colaboram para fomentar o uso do IA

Na América Latina. Cubo AI nasce com objetivo de acelerar o amadurecimento do ecossistema de inovação por meio da adoção de GenAI.

O Cubo Itaú, hub de fomento ao empreendedorismo tecnológico, em colaboração com AWS, Microsoft, Itaú, Google, Nvidia , Oracle e apoio da McKinsey & Company, anuncia o lançamento do Cubo AI, que tem como principal objetivo acelerar o amadurecimento do ecossistema por meio do fomento da adoção da inteligência artificial generativa. O intuito é que o número de empresas que façam uso dessa tecnologia para deixar suas operações mais eficientes cresça consideravelmente.

Outra finalidade é dar ainda mais visibilidade para IA, assim como promover o compartilhamento de conhecimento e conteúdo sobre o assunto para o aumento de sua adoção, aumento no número de talentos que sabem lidar com essa tecnologia e discussões de boas práticas para o uso responsável da inteligência artificial.

De modo geral, o Cubo AI terá quatro pilares de atuação, sendo o primeiro focado em conteúdo expositivo para educar o público sobre a relevância e possibilidades da tecnologia. Isso será feito por meio de pesquisas e painéis; o segundo serão iniciativas práticas para execução de testes, trocas de experiências, como por exemplo, hackathons e mesas redondas; o terceiro consiste em interações técnicas para quem já tem a tecnologia implementada. Isso se dará por meio de mentorias 1:1 com arquiteto de soluções; e por último, discussões sobre boas práticas e uso de forma responsável e de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) por meio de especialistas no assunto.

Um levantamento realizado recentemente pela Edelman, em parceria com a Microsoft, aponta que a maioria das MPMEs (74%) está utilizando IA com frequência ou constantemente, enquanto 90% estão em processo de adotar a tecnologia em suas operações. —Esses dados nos mostram que a inteligência artificial deixou de ser uma tendência para ser uma necessidade, independentemente do porte da empresa. Quando falamos de Cubo, estamos falando de um negócio de fronteira, portanto cabe a nós, como especialistas, entender quais são as novas demandas e necessidades do mercado e trabalhar em prol de seu desenvolvimento junto aos empreendedores tecnológicos, dando protagonismo para que sejam reconhecidos e ampliem as oportunidades de geração de negócio —afirma Paulo Costa, CEO do Cubo Itaú.

Ainda segundo a pesquisa, 59% das MPMEs reportaram progresso significativo na incorporação da IA, com destaque para o setor de telecomunicações, onde 85% das empresas indicaram avanços expressivos. Quando olhamos para investimentos, é possível perceber um salto significativo na alocação de recursos para IA passando de 27% em 2022 para 47% em 2023, ficando atrás apenas do investimento em soluções de armazenamento na nuvem.

—A tecnologia da Oracle serve como um terreno fértil para a próxima geração de inovações em IA, impulsionando o sucesso de empresas de todos os tamanhos. Desenvolvemos soluções que integram a Inteligência Artificial Generativa de forma contínua, promovendo impactos reais e sustentáveis nos negócios. Um exemplo prático é a ByMyCell, que, ao adotar nossas soluções através do programa Oracle for Growth, conseguiu otimizar custos, aumentar a eficiência na nuvem, reduzir prazos de análise e escalar suas operações — através da aquisição de novos clientes —de maneira significativa— explica Leandro Vieira, vice-presidente para empresas High Tech & AI da Oracle para América Latina.

Um estudo realizado pela McKinsey mostra que o interesse em IA generativa ressalta um conjunto mais amplo de capacidades desta tecnologia. Nos últimos seis anos, a adoção de IA pelas organizações entrevistadas permaneceu em torno de 50%. Este ano, a pesquisa revela que a adoção saltou para 72%.

Esta é uma necessidade tão latente para corporações que a AWS, por meio do ‘AI Ready’, um programa com um investimento de US$ 12 milhões para treinamento e educação gratuitos em habilidades em Inteligência Artificial (IA), se propôs a profissionalizar duas milhões de pessoas em todo o mundo até 2025.

Em relação a startups, o Google for Startups fez recentemente um levantamento sobre Startups e IA, com apoio do Cubo Itaú, e 63% das startups que responderam à pesquisa contaram que ainda não possuem uma estratégia centralizada de curto e longo prazo para desenvolver o uso de IA generativa na empresa e no produto/serviço.

Cerca de 27% das startups afirmam que o uso de IA generativa produz resultados internos e retornos financeiros. E 70% dos CEOs esperam que a IA mude significativamente a forma como sua empresa cria, entrega e captura valor nos próximos três anos. Ou seja, há vontade e disponibilidade, mas sem clareza de como fazer acontecer.

—Os dados só confirmam que uma iniciativa como essa se faz mais do que necessária para beneficiar os mais diversos setores e a sociedade por meio do empreendedorismo tecnológico. Mais que a expectativa de geração de negócios, que é uma das principais entregas de valor do Cubo de modo geral, a iniciativa prevê a geração de cases e de parcerias entre os players, para que, por meio da inovação aberta, seja possível tangibilizar os avanços e a eficiência da inteligência artificial nos mais variados setores. Queremos que essa inovação tão discutida nos últimos anos possa ser entendida na prática— conclui o CEO do Cubo Itaú.

Cubo AI — Inaugurado em agosto de 2024, o Cubo AI é uma iniciativa do Cubo Itaú, ao lado da AWS, Microsoft, Itaú, Google, Nvidia , Oracle e McKinsey & Company que tem como principal objetivo acelerar o amadurecimento do ecossistema por meio do fomento da adoção da inteligência artificial generativa. O hub estimula um ambiente de inovação voltado ao desenvolvimento de soluções tecnológicas baseadas ou que possam ser incorporadas à inteligência artificial, beneficiando a população e o desenvolvimento de diversos setores da economia. Startups em fase de tração e corporações interessadas em aumentar o número de negócios, obter ganho de eficiência e performance de mercado, promoção da cultura digital e maior impacto socioeconômico, podem aplicar ao longo de todo o ano. | cubo.network.