movimento-portonave

29/08/2024

Portonave movimenta 731 mil TEUs nos 7M24

Com média de 118 Movimentos por Hora (MPH), o Terminal Portuário segue como líder nesse indicador entre os portos do país de acordo com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

O Terminal Portuário movimentou 731.957 TEUs (unidade de medida equivalente a 20 pés), de janeiro a julho (7M24), com um crescimento de 42% na produtividade de navio em relação ao mesmo período do ano passado. A Portonave segue como líder em produtividade de navio, de acordo com dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), com a média de navio de 118 Movimentos Por Hora (MPH), nesse período, e recebeu 301 escalas de navios.

Principais produtos movimentados de janeiro a julho de 2024): Importação — Plásticos e derivados (18%), maquinário (11%) e têxteis (11%). Exportação — Madeiras e seus derivados (41%), carnes congeladas e seus derivados (35%), papel (8%).

Movimentações no gate: de janeiro a julho de 2024 foram 380.881 acessos entre entradas e saídas de caminhões. Por dia, cerca de dois mil caminhões acessam os gates. Tempo médio de permanência de 29 minutos.

Movimentações na Iceport, de janeiro a julho de 2024 foram movimentadas 135 mil toneladas na câmara frigorífica, um crescimento de 10% em relação ao mesmo período do ano passado. Nas movimentações, 63% são de frangos e suínos, 27% de vegetais e 10% de carnes bovinas.

Parede diafragma segue em andamento na Obra do Cais — O cronograma da obra está em execução. A parede diafragma, uma estrutura, com aproximadamente 60 metros de profundidade, que conterá o solo, servirá de fundação de um dos trilhos e suportará os esforços dos guindastes Ship to Shore (STS) para movimentação de contêineres, segue em andamento. Ela é construída entre o espaço das paredes-guias — estruturas temporárias para auxiliar a construção da parede diafragma — por meio da escavação, estruturação das ferragens e concretagem no próprio local.

Além dessas atividades, a remoção das estacas da antiga fundação está mais de 50% concluída, e é realizada para que novas estruturas sejam instaladas no local. Também, estão sendo realizadas a escavação, a montagem das gaiolas de armadura da fundação do cais, a concretagem da viga que suportará o trilho dos STS e as ancoragens em solo — uma estrutura que serve para criar maior estabilidade e rigidez enquanto as atividades são realizadas.