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28/08/2024

Vero registra lucro líquido recorde de R$ 31 milhões no 2T24

Com receita líquida de R$ 412 milhões e R$ 70 milhões de geração de caixa operacional no trimestre, resultados da companhia reforçam o sólido trabalho de crescimento e captação de sinergias após a fusão com a Americanet.

Em sua segunda divulgação de resultados do ano, a Vero, empresa de telecomunicações, reporta lucro líquido ajustado recorde de R$ 31 milhões no segundo trimestre de 2024. No mesmo período, a companhia registrou lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, sigla em inglês) ajustado menos Capex, métrica de geração de caixa operacional, de R$ 70 milhões. A mesma métrica, nos seis primeiros meses do ano, acumulou R$ 206 milhões, o que representa, atualmente, 25% da receita líquida da empresa.

Os resultados, que mantêm a empresa entre as maiores geradoras de caixa do setor, refletem a eficiência de sua gestão operacional, de custos e de investimentos. Parte destes resultados é reflexo das capturas de sinergias da fusão da Vero com a Americanet, concluída no início do ano.

—Ao longo do semestre, temos focado nossos esforços para o aproveitamento máximo das sinergias. Estamos conseguindo capturar com velocidade e qualidade melhores do que planejamos em todas as linhas de oportunidades, desde a receita até a geração de caixa. Os resultados são claramente percebidos pelos números reportados, que reforçam o crescimento planejado, fruto de uma gestão responsável e pautada pela busca da máxima eficiência operacional e entrega do nosso propósito de ser a líder na (r)evolução da experiência do Cliente— destaca Fabiano Ferreira, CEO da Vero.

No R$ 31 milhões, a Vero registrou um ARPU (ticket médio) recorde de R$ 109, alta de 3,6% em relação ao mesmo período do ano passado, além de um churn de 1,9%, o que posiciona a companhia na dianteira do setor. Outro destaque é o retorno sobre o capital investido (ROIC) de 21% da companhia combinada, continuamente o melhor entre as ISPs.

—O excelente ARPU reflete tanto a chegada do novo portfólio voltado aos segmentos B2B e B2C, lançado em abril, e que já começa a contribuir para o resultado, como a readequação de ofertas e a migração dos clientes da base para os novos pacotes, atraídos por mais velocidade, Wi-fi 6 (o mais moderno) e serviços realmente diferenciados de valor agregado, como o YouTube Premium e o aluguel de equipamentos (notebook, desktop, smartphone, entre outros)— comenta Ferreira.

A receita líquida, nos meses de abril, maio e junho, foi de R$ 412 milhões, um aumento de 4,5% em relação ao mesmo período do ano anterior. Já o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, sigla em inglês) ajustado ficou em R$ 202 milhões, crescimento de 4,8% na mesma comparação. No acumulado do semestre, a Vero apurou crescimento de 5,1% em receita líquida, totalizando R$ 816,5 milhões, e de 10,8% no V ajustado, que somou R$ 425 milhões. Nos seis primeiros meses do ano, ainda reverteu o prejuízo líquido registrado no primeiro semestre de 2023, reportando lucro de mais de R$ 30 milhões.

Após a emissão de R$ 725 milhões em debêntures em meados de março deste ano, a empresa reduziu sua dívida líquida, mantendo o compromisso de redução da sua alavancagem e geração de valor aos investidores. No primeiro semestre, a Vero registrou redução de 30% nas despesas financeiras no comparativo ao mesmo período do ano anterior, reforçando a diligente gestão de passivos da empresa e contribuindo para os resultados positivos do ano.

Neste mês, a companhia trabalha na expansão da sua rede móvel para mais 126 cidades em três novos estados (Rio Grande do Sul, Paraná e Minas Gerais), fortalecendo o seu modelo de negócios. Com o lançamento, a Vero já contabiliza 300 cidades com cobertura móvel. —Com a oferta ainda mais completa de serviços, queremos oferecer ao nosso cliente a facilidade de contratar, de uma só vez, o que ele precisa para se manter conectado. O objetivo é aumentar as vendas e consolidar as migrações nessas localidades, o que contribuirá para o ganho não apenas de receita, mas também de margem. Nosso foco é a entrega de um serviço com mais robustez, qualidade e melhor capilaridade para os clientes B2C e B2B”, finaliza Ferreira. “Estamos otimistas para os próximos meses e certos de que seguiremos capturando as melhores sinergias do processo de integração, nos fortalecendo e expandindo os nossos serviços de maneira responsável, sempre pautados pelo comprometimento com os nossos clientes e nos diferenciando positivamente neste mercado —complementa o executivo.

Vero — A Vero é uma empresa de telecomunicações que leva a cultura de foco no cliente para 1,3 milhão de assinantes e 4,5 milhões de usuários impactados diariamente em 425 cidades do Brasil, nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A infraestrutura da companhia conta com 77 mil quilômetros de rede, sendo 23,7 mil quilômetros de backbone e 53,5 mil quilômetros de FTTx.