A Embraer recebeu hoje em sessão especial no Senado Federal, em Brasília, uma homenagem aos seus 55 anos, completados no dia 19 de agosto (segunda-feira). A solenidade com presença de autoridades civis, militares e representantes da companhia rememorou a importância do investimento em educação e inovação como pilares da criação da empresa e do desenvolvimento da indústria aeronáutica nacional.
Durante a solenidade foram relembradas as conquistas históricas do setor e a visão de futuro que destaca a importância do fortalecimento de políticas de desenvolvimento tecnológico e proteção do capital intelectual, além de agradecimentos aos esforços realizados em prol da promoção comercial e das exportações de produtos brasileiros de alto valor agregado.
A relação histórica do Governo Brasileiro com a Embraer, em especial por meio da Força Aérea Brasileira (FAB), contribuiu para a formação estratégica de pessoas, realização de pesquisas aplicadas e desenvolvimentos de produtos e soluções tecnológicas estratégicas, sobretudo, para a soberania nacional.
Entre os produtos de fabricação nacional de destaque concebidos sob sofisticados requisitos da FAB estão do T-27 Tucano, o A-29 Super Tucano, a aeronave multimissão C-390 Millennium, além do avião Bandeirante, que teve importante contribuição para o desenvolvimento da aviação brasileira desde o Sistema Integrado de Transporte Aéreo Regional (SITAR), na década de 1970.
—A Embraer desempenha um papel estratégico para a indústria aeroespacial e de defesa do Brasil e ficamos muito honrados com a homenagem recebida —disse Francisco Gomes Neto, presidente e CEO da Embraer. —O apoio do poder público tem sido fundamental para abrir novos mercados, incentivar projetos de inovação e estamos otimistas com as novas iniciativas de fortalecimento da aviação regional e com o processo de neo-Industrialização que geram importantes oportunidades para o País—.
O requerimento N° 221 para realização de Sessão Especial destinada a celebrar os 55 anos de existência da Embraer, nos termos do Art. 199 do Regimento Interno do Senado Federal, teve autoria da senadora Damares Alves (PL/DF), senador Astronauta Marcos Pontes (PL/SP), senador Confúcio Moura (MDB/RO), senador Izalci Lucas PL/MG), senador Jaime Bagattoli (PL/RO), professora Dorinha Seabra(União Brasil (GO), senadora Soraya Thronicke, (Podemos/MS), senador Randolfe Rodrigues (PT/AP).
Embraer —Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer atua nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A Companhia projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, além de fornecer Serviços & Suporte a clientes no pós-venda.
Desde sua fundação, em 1969, a Embraer já entregou mais de 9 mil aeronaves. Em média, a cada dez segundos, uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 145 milhões de passageiros.
A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.