leilao-area-porto-rio2

23/08/2024

Porto do Rio de Janeiro arrenda o terminal de granéis líquidos arrematado pela Iconic Lubrificantes

O novo contrato envolve o montante de R$ 70 milhões, entre investimento, outorga e remuneração à Autoridade Portuária.

Após mais de uma década, a PortosRio retornou à B3, em São Paulo, no dia 21 de agosto (quarta-feira), com a bem-sucedida licitação do terminal RDJ06, destinado à movimentação e armazenagem de granéis líquidos no Porto do Rio de Janeiro. A concessão da área de 13,5 mil metros quadrados foi arrematada pela Iconic Lubrificantes e movimentará especialmente óleos básicos, com exceção de produtos inflamáveis. O novo contrato envolve o montante de R$ 70 milhões, entre investimento, outorga e remuneração à Autoridade Portuária.

O terminal arrendado possui uma capacidade anual de movimentação de quase 140 mil toneladas, o que promete impulsionar o mercado de lubrificantes na região Sudeste. A Iconic compromete-se a investir na modernização e operação do terminal, destacando o potencial estratégico do Porto do Rio de Janeiro.

Francisco Martins, presidente da PortosRio, expressou seu entusiasmo com a retomada dos leilões: —O novo arrendamento é um marco importante para o Porto do Rio de Janeiro e para a PortosRio. com investimentos de 70 milhões de reais. Este é apenas o começo, e temos grandes expectativas para os próximos leilões, incluindo o do ITG02, no Porto de Itaguaí, que prevê investimentos de mais de 3 bilhões de reais. A exploração de novas áreas dinamiza as operações portuárias, promove a modernização da infraestrutura, além de gerar mais empregos, aumentar a renda e a arrecadação de impostos. Estamos empenhados em transformar nossos portos em um polo logístico de destaque no Brasil, impulsionando o desenvolvimento portuário e socioeconômico da região—.

O leilão integrou o primeiro bloco de concessões de arrendamentos portuários do ano, realizado pelo Governo Federal através do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Esta concessão inaugura um pacote de seis novos arrendamentos planejados para os portos administrados pela PortosRio, representando o maior conjunto de novas concessões portuárias no país.

Ainda este ano, estão previstos leilões para o arrendamento do terminal ITG02, destinado à movimentação de granéis sólidos minerais no Porto de Itaguaí, bem como dos terminais RDJ10 e RDJ11 no Porto do Rio de Janeiro, ambos voltados para a movimentação de carga geral e granéis. Para 2025, estão programadas as licitações dos terminais RDJ06A para granéis líquidos, e RDJ07, especializado na movimentação de carga de apoio offshore, ambos situados no Porto do Rio de Janeiro.