Protocolos de intenções firmados, painéis de conferências e lançamento de catálogo de cursos foram alguns dos destaques no segundo dia do evento.
A 18ª edição da Navalshore, a principal player de negócios e conferência da indústria marítima da América Latina atravessou segundo dia Centro de Convenções ExpoMag, no Rio de Janeiro, reunindo 110 expositores e as mais de 400 marcas do Brasil e do exterior presentes no evento, entre armadores, estaleiros, fabricantes e fornecedores nacionais e internacionais, com 49 palestrantes durante os três dias de evento. Além de painéis de conferências, workshops, rodadas de negócios, parcerias foram firmadas, possibilitando a troca de conhecimento e tecnologia. Outro destaque na programação foi o lançamento de um Catálogo de Cursos dedicados à Economia do Mar, pelo Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro. Até o dia 22 (quinta-feira), a expectativa é de que 15 mil visitantes passem pelo evento.
Conferências abordam temas da agenda setorial — Os painéis da conferência oficial reuniram as entidades mais representativas da indústria marítima, o setor empresarial e o poder público, abordando assuntos da atualidade, impactos, inovações e avanços tecnológicos e tendências do mercado naval no país e no exterior. A preocupação com a formação e capacitação de profissionais marítimos e a necessidade abertura de novas vagas nos cursos da marinha para acompanhar as atividades do setor para os próximos anos foram os assuntos abordados no painel “Formação e disponibilidade da mão de obra marítima, demanda atual e futura”. As discussões sobre o tema envolveram representantes de sindicatos, empresas de navegação e autoridade marítima.
Outro assunto tratado na 18ª edição da Navalshore foi a transição energética na indústria marítima, que destacou as vantagens comparativas e competitivas para a urgência na substituição dos combustíveis fósseis — para alternativas que emitem menos gases de efeito estufa. Esse painel trouxe discussões relacionadas a pesquisas, inovações e tendências para o mercado em tecnologia de combustíveis renováveis. Participaram dessa mesa de debates fornecedores de equipamentos e profissionais da sociedade classificadora.
Parcerias e alianças foram firmadas —Para maior crescimento e expansão dos negócios, o Cluster Tecnológico Naval e a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Coreia (Kacham), firmaram um protocolo de intenções, representando um marco significativo no fortalecimento das relações comerciais entre os dois países, além de criar um ambiente propício para fomentar a colaboração e crescimento mútuo no mercado naval.
Outro protocolo de intenções firmado aconteceu entre a Associação Brasileira de Oceanografia (AoCeano) e o Cluster Tecnológico Naval. A ideia dessa parceria é possibilitar uma colaboração nas áreas de pesquisa e desenvolvimento, inovação tecnológica, educação e capacitação, permitindo uma aliança em projetos de interesse comum.
Medinship — A Medinship, distribuidora de medicamentos e materiais médico-hospitalares sediada na cidade de Santos (SP), e com filial no Rio de Janeiro(RJ) esteve com estande na Navalshore, onde os visitantes puderam conhecer a linha dos seus principais produtos como Curativos em Geral; Equipamentos de Resgate; Kit de Primeiros Socorros; Materiais de Proteção ao Covid; Materiais Médicos em Geral; Medicamentos; Ortopédicos; Teste de Covid, etc. E na esteira, o serviço de inspeção a bordo da enfermaria da embarcação com emissão do “Medical Chest Certificate”.
O Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore (Sinaval) e, Associação Brasileira das Empresas de Economia do Mar (Abeemar) marcaram presença na 18ª edição do evento. A vice -presidente de Relações Públicas do Sinaval e, Abeemar Carla de Almeida Kalil esteve no estande conversando e esclarecendo os visitantes acerca dos trabalhos das entidades.