No total serão mais de 1.600 quilômetros de ferrovias que cruzam a região Sudeste. Contrato tem validade de três anos e vai garantir ainda mais estabilidade e segurança ferroviária.
Uma parceria entre a MRS Logística, que administra ferrovias nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, e a Loram, empresa global que fornece soluções de manutenção de via permanente ao redor do mundo, vai executar, nos próximos três anos, a remoção de irregularidade acumulada e a correção de perfil dos trilhos em toda a malha ferroviária que a MRS opera. O contrato tem um valor de mais de R$ 100 milhões.
Esses dois processos, que, juntos, são denominados “esmerilhamento” de trilhos, são práticas essenciais para a manutenção de ferrovias de Heavy Haul. A parceria, que transfere para a Loram a operação e manutenção de uma esmerilhadora de 90 rebolos adquirida pela MRS em 2012, trará benefícios significativos para a linha férrea administrada pela MRS. O objetivo é aprimorar ainda mais a segurança ferroviária, prolongar a vida útil dos trilhos, aumentar a eficiência operacional, além de resultar em um contato roda-trilho mais aderente ao projeto, acarretando economia de diesel das locomotivas e, consequentemente, diminuindo a emissão de gases de efeito estufa.
—Essa colaboração proporciona melhorias para a segurança e estabilidade dos trilhos, bem como o prolongamento da vida útil de nossas vias. Dessa forma, reduzimos a necessidade de substituição precoce de ativos, o que resulta em uma economia significativa. Além disso, a companhia consegue uma maior eficiência operacional, evitando atrasos, aumentando a velocidade média dos trens —explica Eduardo Kitamura, especialista Ferroviário da MRS.
Essa parceria estratégica não apenas reforça o compromisso da MRS com a manutenção de sua ferrovia em padrões de classe mundial e também destaca a importância da colaboração com parceiros globais.
—Reconhecemos a grande responsabilidade de cuidar desse ativo crucial para o nosso cliente e sentimos um imenso orgulho em firmar esta parceria com a MRS, que foi a primeira ferrovia no Brasil a receber uma esmerilhadora Loram, em 2002. Estamos confiantes de que entregaremos um serviço incomparável à MRS, fortalecendo nossa base para juntos explorarmos novas oportunidades de negócio e continuarmos impulsionando o transporte ferroviário no Brasil— comemora Rafael Araújo, diretor Comercial da Loram.
Estas melhorias já vêm sendo colocadas em prática desde fevereiro deste ano, com a conclusão deste primeiro contrato prevista para o mesmo mês de 2027.
MRS — A MRS é uma operadora logística que administra uma malha ferroviária de 1.643 km nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, região que concentra cerca da metade do PIB brasileiro. A companhia está entre as melhores ferrovias de carga do mundo, com produção quase quatro vezes superior àquela registrada na década de 90. A malha ferroviária conecta regiões produtoras de commodities minerais e agrícolas a alguns dos principais parques industriais do Brasil aos maiores portos da região Sudeste, o que gera uma operação de transporte diversificada, como contêineres, siderúrgicos, cimento, bauxita, agrícolas, coque, carvão e minério de ferro. Aproximadamente, 20% de tudo o que o País exporta e um terço de toda a carga transportada por trens passam pelos trilhos da MRS.
Loram — A Loram, com 70 anos de experiência, é a líder global no fornecimento de serviços de manutenção de via, inspeção e otimização de infraestrutura ferroviária. A empresa oferece serviços especializados e tecnologias avançadas, com mais de 250 máquinas espalhadas por 27 países, atendendo a partir de sete escritórios globais. A Loram oferece serviços turnkey, incluindo fabricação, manutenção e operação de suas próprias máquinas, que trabalham na renovação e manutenção da via permanente nas principais ferrovias de carga e transporte de passageiros do mundo. A sede no Brasil fica na cidade de Curitiba e é responsável pelos continentes sul-americano e africano. A Loram fornece um serviço incomparável, garantindo entrega de qualidade e soluções inovadoras, com máquinas que possuem 98% de confiabilidade e equipes que seguem altos padrões de segurança.