Demanda e tarifas de frete se recuperaram no primeiro semestre do ano. Foco em crescimento contínuo e qualidade. Previsão já elevada em julho.
A Hapag-Lloyd concluiu o primeiro semestre de 2024 com um lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, sigla em inglês) do Grupo de USD 2 bilhões (EUR 1,8 bilhão). O EBIT do Grupo diminuiu para USD 0,9 bilhão (EUR 0,8 bilhão) e o lucro do Grupo para USD 0,8 bilhão (EUR 0,7 bilhão). Em vista das condições de mercado significativamente alteradas após o fim da pandemia de covid-19, esses resultados estão bem abaixo do nível do ano anterior, mas também estão acima das expectativas iniciais devido à maior demanda e ao aumento das tarifas spot no segundo trimestre de 2024.
No segmento de Transporte Marítimo, os volumes de transporte aumentaram 5% em comparação com o período do ano anterior, para 6,1 milhões de TEU (1S 2023: 5,8 milhões de TEU). As receitas do segmento caíram 14%, para USD 9,3 bilhões (EUR 8,6 bilhões), principalmente devido a uma tarifa média de frete mais baixa de 1.391 USD/TEU (1S 2023: 1.761 USD/TEU) em comparação com o mesmo período do ano passado. O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, sigla em inglês) diminuiu para USD 1,9 bilhão (EUR 1,8 bilhão). O EBIT caiu para USD 0,8 bilhão (EUR 0,8 bilhão).
O segmento de Terminais e Infraestrutura alcançou um aumento significativo nas vendas e nos lucros no primeiro semestre de 2024, em particular devido às participações acionárias adquiridas no ano anterior. Olucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, sigla em inglês) subiu para USD 71 milhões (EUR 66 milhões) e o EBIT para USD 33 milhões (EUR 31 milhões). Como o segmento foi fundado no segundo semestre de 2023, os resultados para o primeiro semestre de 2024 são comparáveis aos números do ano anterior apenas de forma limitada.
“Embora não tenhamos conseguido igualar os resultados excepcionalmente bons do ano anterior, entregamos um primeiro semestre de 2024 muito bom graças à forte demanda e melhores tarifas spot. Adicionamos vários novos navios e contêineres à nossa frota. Isso nos ajudou a atender aos requisitos de capacidade adicionais resultantes da situação de segurança no Mar Vermelho e do redirecionamento de navios ao redor do Cabo da Boa Esperança, mantendo assim as cadeias de suprimentos intactas. Ao mesmo tempo, avançamos mais em nossos esforços para descarbonizar nossa frota, bem como na construção de nosso negócio de terminais sob a marca Hanseatic Global Terminals. No segundo semestre do ano, focaremos cada vez mais no crescimento contínuo e na alta qualidade de nossos serviços”, disse Rolf Habben Jansen, CEO da Hapag-Lloyd AG.
Dado que a demanda e as tarifas de frete recentemente superaram as expectativas, o Conselho Executivo elevou sua previsão para o ano financeiro atual em 9 de julho de 2024. Espera-se que o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, sigla em inglês) do Grupo esteja na faixa de USD 3,5 a 4,6 bilhões (EUR 3,2 a 4,2 bilhões) e o EBIT do Grupo na faixa de USD 1,3 a 2,4 bilhões (EUR 1,2 a 2,2 bilhões). Em vista do desenvolvimento altamente volátil das tarifas de frete e dos grandes desafios geopolíticos, essa previsão permanece sujeita a um alto grau de incerteza.
Hapag-Lloyd — Com uma frota de 287 navios porta-contêineres modernos e uma capacidade total de transporte de 2,2 milhões de TEU, a Hapag-Lloyd é uma das principais empresas de transporte marítimo do mundo. No segmento de Transporte Marítimo, a empresa conta com cerca de 13.700 funcionários e 400 escritórios em 140 países. A Hapag-Lloyd possui uma capacidade de contêineres de 3,2 milhões de TEU, incluindo uma das maiores e mais modernas frotas de contêineres refrigerados. Um total de 114 serviços de linha em todo o mundo garantem conexões rápidas e confiáveis entre mais de 600 portos em todos os continentes. No segmento de Terminais e Infraestrutura, a Hapag-Lloyd possui participações acionárias em 20 terminais na Europa, América Latina, Estados Unidos, Índia e Norte da África. Cerca de 2.900 funcionários estão alocados no segmento de Terminais e Infraestrutura e fornecem serviços logísticos complementares em locais selecionados, além das atividades de terminal.