invencao-gaucha

17/08/2024

Invenção gaúcha para reciclar restos de tecido vence 5º Prêmio Patente do Ano

A Patente Verde de um projeto de reciclagem de restos de tecido venceu o 5º Prêmio Patente do Ano, entregue no dia 13 de agosto (terça-feira), no 44º Congresso Internacional da ABPI. A invenção, criada no Rio Grande do Sul, pode se tornar uma solução viável para o aproveitamento de mais de 170 mil toneladas por ano de resíduos têxteis produzidos no Brasil. Deste total, apenas 20% é reciclado, enquanto o restante acaba em lixões e aterros sanitários.

Intitulada “Processo de Obtenção de Pellets a partir da reciclagem de resíduos têxteis sintéticos e resíduos têxteis naturais para moldagem por injeção”, a Patente de Invenção Br 102021025570-6 foi desenvolvida por André Luis dos Santos da Silva, João Carlos Oleksinski de Andrades e Treudi Feldens de Andrades, e tem como titulares o SENAI e a Indústria e Comércio de Confecções Bella Moda.

O prêmio foi entregue pelo coordenador do Prêmio Patente do Ano e membro do conselho executivo da ABPI, Ricardo Boclin, e pelo presidente do INPI, Júlio César Castelo Branco Reis Moreira. João Carlos Oleksinski de Andrades e Felipe Vannucchi de Camargo, representante do SENAI RS, receberam o prêmio.

Em 2024, puderam concorrer ao 5° Prêmio Patente do Ano ABPI pedidos de patente deferidos ou patentes concedidas em vigor, que tenham sido depositados no Brasil e que tenham utilizado o Trâmite Prioritário de Patentes Verdes no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).