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15/08/2024

Westwing registra margem Ebitda com evolução de +27% a.a. no 2T24

Redução significativa de despesas no período, mesmo com mercado ainda desafiador de casa e decoração, faz com que a Westwing continue alcançando os seus pilares a curto prazo.

A Westwing, plataforma de casa, decoração e lifestyle, anunciou no dia 14 de agosto (quarta-feira) a divulgação do balanço do segundo trimestre de 2024. No último período, a empresa registrou avanços significativos, reforçando sua capacidade de execução e atingindo o seu principal objetivo de curto prazo: a manutenção da liquidez. Dentre os principais resultados, destaca-se o ganho de eficiência, evidenciado pela expressiva redução de despesas no período (-15,6% na comparação anual das despesas operacionais totais), o que contribuiu para uma relevante evolução no lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, sigla em inglês), alcançando +27% a.a, sendo a melhor margem desde 2021. O GMV do Westwing Now apresentou um crescimento de 5,5% em relação ao segundo trimestre de 2023, embora o GMV SSS da Companhia tenha registrado uma retração no segundo trimestre de 2024 em função da performance do Westwing Clube, que teve seu resultado afetado por queda tanto no número de sessões quanto em conversão no período. Apesar disso, o crescimento tanto do Westwing Now quanto das lojas se manteve estável, impulsionado, principalmente, pelo aumento de 10% a.a. em investimentos de marketing focado no canal e por um aumento de 3% a.a. na taxa de conversão durante o período.

—O maior investimento em marketing foi direcionado principalmente para o Now, impulsionado pelo lançamento da Coleção Bridgerton com a Netflix. É importante ressaltar que este investimento no lançamento também contribuiu com um menor custo por lead, resultando em um crescimento de 26% a.a em leads totais na plataforma. Além disso, no primeiro semestre de 2024, o GMV SSS da companhia manteve-se praticamente estável em -0,4% em comparação ao mesmo período do ano anterior, o que demonstra que, apesar dos desafios de mercado, a Westwing conseguiu manter sua performance— explica Marcelo Kenji, CEO da Westwing Brasil, sobre o crescimento do Now. A companhia continuou com o direcionamento de otimização dos investimentos em marketing, priorizando os principais pilares: aprimorar a eficiência na aquisição de clientes e maximizar a monetização da base atual.

Outra ação importante foi o escoamento de estoque, que continuou sendo uma prioridade para a Companhia durante o trimestre. Essa estratégia focou tanto em atingir níveis mais comparáveis de estoque com os padrões de mercado quanto em liberar capital de giro, resultando em uma redução de 45% a.a. e 9% em relação ao primeiro trimestre de 2024. A diminuição dos níveis de estoque também trouxe uma melhoria significativa de 80% a.a. no ciclo de conversão de caixa, que caiu para apenas 12 dias ao final do mês de junho de 2024.

Operações, logística e tecnologia — Entre importantes entregas no período em operações, logística e tecnologia, o maior destaque foi o lançamento do projeto de especificadores, com o desenvolvimento de uma landing page para profissionais, onde arquitetos, designers de interiores, entre outras áreas dos segmentos, podem cadastrar-se para ter acesso a produtos da Westwing para seus projetos. Ainda manteve-se um ótimo nível de serviço ao cliente com manutenção dos três selos RA1000 no Reclame Aqui e 97,8% de pedidos entregues no prazo, sendo 99,6% de on-time no prazo de última milha da Westlog.

—Mantemos nosso otimismo de que as estratégias implementadas continuarão gerando bons resultados nos próximos períodos. É importante destacar que todas essas ações e estratégias estão alinhadas com a missão da Westwing de inspirar e trazer inovação e beleza à vida de nossos clientes, o que nos diferencia no mercado — finaliza Kenji.

Westwing — A Westwing, plataforma de casa, decoração e lifestyle, destaca-se por seu inovador modelo de Clube de Compras, que possibilita o lançamento diário de campanhas efêmeras com milhares de novos produtos, marcas exclusivas e uma fonte abundante de inspiração. Além disso, os clientes têm à disposição uma curadoria exclusiva no WestwingNow, com catálogo fixo para compras a qualquer hora e entrega rápida, além das Westwing Stores em São Paulo. Em fevereiro de 2021, a Westwing alcançou um marco ao se tornar uma empresa de capital aberto na B3, reafirmando seu compromisso com inovação e transparência.