A chegada do MSC Jewel com 366 metros reforça a posição estratégica do atracadouro para viabilização de rotas de longo curso entre o Nordeste e a Ásia, via Canal do Panamá.
O navio MSC Jewel, de classe mundial New Panamax, com 366 metros de comprimento e 11,20 de calado, atracou no Porto de Suape, na tarde do dia 13 de agosto (terça-feira ). De bandeira liberiana, a embarcação movimenta 1.053 contêineres e tem previsão de saída no dia 15 (quinta-feira), com destino a Salvador (BA). A operação acontece a menos de 20 dias da chegada do MSC Orion a Suape, quando o porto registrou recorde histórico ao receber o gigante do mar.
A chegada do MSC Jewel reforça a posição estratégica do atracadouro pernambucano para viabilização de rotas de longo curso entre o Nordeste brasileiro e a Ásia, via Canal do Panamá, conectando o sexto porto público que mais movimenta carga no Brasil a importantes complexos portuários daquele continente.
—Estamos trabalhando arduamente para garantir a infraestrutura necessária para esse tipo de operação, ampliando a nossa capacidade de receber embarcações de grande porte. As perspectivas são muito positivas, possibilitando maior competitividade aos exportadores e importadores da região —enfatiza o diretor-presidente da estatal portuária, Marcio Guiot.
O navio MSC Orion atracou em Suape no no final de julho, sendo o maior navio já aportado em Suape até então. O porta-contêiner, de classe mundial New Panamax, também tem comprimento de 366 metros de comprimento e 51 metros de largura, com um calado (16 metros) um pouco maior do que o do MSC Jewel. —A data ficará marcada na história de Suape, uma vez que projetou o atracadouro internacionalmente —lembra o diretor de Desenvolvimento e Gestão Portuária, Rinaldo Lira.
Nota 10 — No início deste mês, Suape ficou em primeiro lugar no ranking do Índice de Gestão de Autoridades Portuárias (IGAP), conquistando, pela primeira, nota 10 com a soma da pontuação dos 15 indicadores que avaliam o desempenho e qualidade da gestão portuária. O evento é promovido, anualmente, pelo Ministério de Portos e Aeroportos, por meio da Secretaria Nacional de Portos. A honraria é um reconhecimento aos avanços conquistados pelos atracadouros organizados e os Terminais de Uso Privado (TUPs) brasileiros em 2023.