rede-frango-assado

15/08/2024

Grupo IMC registra Ebitda ajustado recorrente em R$ 66 milhões no 2T24

Encerra o trimestre com índice de alavancagem controlado em 2,1 vezes e crescimento em 10% do Ebitda ajustado recorrente. Companhia segue firme em sua estratégia e mantém consistência em sua posição financeira, apesar de um período operacionalmente desafiador.

O Grupo IMC (International Meal Company/B3: MEAL3), uma das maiores companhias multimarcas no setor de varejo de alimentação da América Latina e que opera grandes marcas, como KFC, Pizza Hut e Frango Assado, anunciou os resultados financeiros e operacionais do segundo trimestre deste ano. Com receita líquida consolidada em R$ 570,5 milhões — estável em relação ao ano anterior —, no Brasil este mesmo indicador foi de R$ 340,4 milhões e evoluiu 2% vs. Segundo trimestre de 2023. O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, sigla em inglês) ajustado recorrente somou R$ 66 milhões, um aumento de 10%.

—Tivemos um segundo trimestre desafiador, impactado fortemente no mês de abril pela ruptura na cadeia de abastecimento das principais marcas no Brasil. Ainda assim, avançamos com inovações nos menus e crescimento no tráfego de balcão e vendas digitais, refletindo a evolução positiva dos nossos resultados. Nossa resiliência e nosso foco, aliados ao comprometimento de franqueados, parceiros e colaboradores, nos mantêm firmes na estratégia. Seguimos confiantes, sempre com disciplina na execução —diz Alexandre Santoro, CEO do Grupo IMC.

Diante de uma estratégia sólida, a companhia se baseia no ganho de participação de mercado com rentabilidade e na recuperação de vendas no balcão, aumentando o nível da eficiência operacional e a busca por novas ocasiões de consumo para elevar a experiência dos consumidores. Nesse sentido, destaque no segundo trimestre de 2024 para as vendas digitais, que atingiram R$ 212 milhões no período, impulsionadas por canais próprios e programas de fidelidade das principais marcas, com crescimento de 58,8% frente ao mesmo período do ano anterior e 50% de participação na receita total de KFC, Pizza Hut e Frango Assado.

A partir do avanço na agenda de transformação, um planejamento iniciado em 2021, o Grupo IMC conta hoje com uma posição financeira fortalecida e uma estrutura de capital saudável. Dessa forma, a empresa conclui mais um trimestre confiante em sua diretriz, com posição total de caixa de R$ 188,8 milhões e índice de alavancagem financeira de 2,1 vezes (dívida líquida/lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, sigla em inglês). O lucro no segundo trimestre de 2024 foi de R$ 12,2 milhões. Segundo Rafael Bossolani, CFO da companhia: —A disciplina financeira é um dos nossos pilares estratégicos de crescimento, com esforços direcionados para otimizar os recursos disponíveis, ganhar produtividade e aumentar o fluxo de caixa operacional—.

Seguindo o seu plano de expansão, nos últimos 12 meses o sistema da IMC foi ampliado com 41 novas lojas, puxado principalmente por KFC e Pizza Hut, totalizando 565 lojas, entre próprias e franquias, localizadas no Brasil e nos EUA. Atualmente, as unidades próprias representam 53% do sistema da IMC.

Grupo IMC — O Grupo IMC (International Meal Company / B3: MEAL3) é uma das maiores empresas do varejo de alimentação, com origem e atuação na América Latina e Estados Unidos. A companhia contempla em seu portfólio marcas próprias e franqueadas, como Frango Assado, KFC, Pizza Hut, Viena, Batata Inglesa, Brunella, Margaritaville, entre outras. Atualmente, emprega globalmente cerca de 12 mil colaboradores em operações distintas, como shoppings, centros comerciais, rodovias, hospitais, aeroportos e catering. Em 2023, a IMC acumulou receita líquida de R$ 2,3 bilhões.