A Rolls-Royce (LSE: RR., ADR: RYCEY) anunciou no dia 13 de agosto (terça-feira), que seu Mission Bay Handling System (MBHS) foi selecionado para o Lote 2 da variante Global Combat Ship da Marinha Real do Reino Unido, a fragata Type 26 City-class. O contrato, assinado com a BAE Systems Surface Ships Limited, principal empresa do programa, é para cinco MBHSs a serem fabricados no Canadian Naval Handling Centre of Excellence da Rolls-Royce em Peterborough, Ontário.
A Rolls-Royce é líder global em sistemas especializados de manuseio naval. Nossos especialistas em sistemas de manuseio fornecem soluções para a indústria naval há mais de 35 anos. Nosso MBHS oferece uma solução integrada para manuseio e armazenagem de cargas, munições, embarcações não tripuladas e tripuladas.
Este novo contrato eleva o número total de MBHSs concedidos para o programa Type 26 para oito, já que a empresa foi previamente selecionada para três no lote inicial de fragatas da Marinha Real do Reino Unido. O primeiro sistema completo está programado para entrega no final deste verão.
O novo trabalho criará vários empregos altamente qualificados, aumentando a força de trabalho da empresa em Peterborough em 10%.
— Esta é uma grande vitória para a Rolls-Royce no Canadá e para nossa equipe em Peterborough. Nosso Mission Bay Handling System é perfeitamente projetado para operações navais modernas, fornecendo soluções de integração adaptáveis e flexíveis adequadas para uma ampla gama de atividades. A Rolls-Royce tem orgulho de trazer esta capacidade de missão crítica para o programa Type 26 e está comprometida em entregar para a Marinha Real do Reino Unido— disse Jessica Banks, Executiva do Programa – Sistemas de Manuseio Naval da Rolls-Royce Defence,.
— Tendo me envolvido pessoalmente no aspecto Mission Bay Handling System deste programa desde o início, é uma grande conquista chegar a este ponto. Temos um excelente equipamento exclusivo da Marinha Real do Reino Unido que fortalecerá significativamente nossa capacidade. Houve muito esforço e colaboração, e a rede que isso reuniu foi inestimável. Estou ansioso pelo futuro da instalação e trabalho no HMS Glasgow, depois entregando à Marinha para provar suas capacidades e funcionalidades completas — disse Ian Brown, Equipamento de Defesa e Suporte, Ministério da Defesa do Reino Unido.
O MBHS transforma a baía de missão de um navio em um espaço flexível e multiuso, permitindo que ele se adapte a uma variedade de situações operacionais. Ele oferece inúmeras possibilidades para operadores de navios — desde o armazenamento de todos os tipos de carga, munições e módulos de missão em contêineres, eliminando a necessidade de um guindaste de cais. A lança hidráulica precisamente controlada implantará e recuperará de forma eficiente e segura embarcações de superfície tripuladas/não tripuladas em condições desafiadoras do mar até o estado do mar 6.