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14/08/2024

Nu Holdings registra lucro líquido de US$ 487 milhões no 2T24

O Nu adicionou 5,2 milhões de clientes no período, alcançando um total de 104,5 milhões de clientes globais em 30 de junho.

A Nu Holdings Ltd. (NYSE: NU), (“Nu” ou a “Companhia”), uma das maiores plataformas bancárias digitais do mundo, divulgou no dia 13 de agosto (terça-feira), seus resultados financeiros do segundo trimestre de 2024.

—Nossos resultados do segundo trimestre de 2024 reafirmam a força do nosso modelo de negócios, a eficiência da nossa execução e a resiliência da nossa concessão de crédito. O lucro líquido mais que dobrou em relação ao ano anterior, atingindo US$ 487 milhões neste trimestre, com margens ajustadas ao risco em expansão e um dos maiores ROEs do setor, a 28%. Nossa base de clientes cresceu para 105 milhões. O recente lançamento de contas correntes no México e na Colômbia gerou depósitos de US$ 3,3 bilhões e US$ 220 milhões nesses países, respectivamente, e alimenta nossas expectativas de crescimento nessas operações. Acreditamos que esta fórmula de negócios, impulsionada por talentos excepcionais, investimentos em tecnologia e amor à marca, vai pavimentar o caminho para que o Nu se torne a maior plataforma de tecnologia de consumo na América Latina —disse David Vélez, fundador e CEO do Nubank.

Destaques operacionais —Crescimento do número de clientes: o Nu adicionou 5,2 milhões de clientes no segundo trimestre de 2024, alcançando um total de 104,5 milhões de clientes globais em 30 de junho, marcando um aumento de 25% em relação ao ano anterior. Isto reforça a posição da Nu como uma das maiores plataformas de serviços financeiros digitais e de mais rápido crescimento em todo o mundo. O Nu conquistou mais clientes nos últimos 12 meses do que os cinco maiores incumbentes brasileiros combinados, de acordo com dados do Banco Central.

Taxas de engajamento e atividade: a receita média mensal por cliente ativo (ARPAC, na sigla em inglês) atingiu US$ 11,2 no segundo trimestre de 2024. Em uma base neutra de câmbio (FXN) 1 , expandiu 6% sequencialmente, com grupos mais maduros atingindo resultados de US$ 25. O Nu continua a desenvolver principalidade em meio à sua base de clientes e a taxa de atividade 2 aumentou para um novo recorde de 83% – o décimo primeiro aumento consecutivo desta métrica, demonstrando sua proficiência em oferecer consistentemente uma proposta de valor atraente aos clientes.

Plataforma operacional de baixo custo: o custo médio mensal de atendimento por cliente ativo permaneceu estável e abaixo do nível de um dólar, em US$ 0,9, o que demonstra a forte alavancagem operacional do modelo de negócios. O índice de eficiência da empresa melhorou 10 pontos base, trimestre contra trimestre, para 32% durante o segundo trimestre de 2024, e mais de 340 pontos base na comparação anual, posicionando o Nu como uma das empresas de serviços financeiros mais eficientes do mundo.

Qualidade dos ativos: no Brasil, o índice de NPL 15-90 (índice de inadimplência entre 15 e 90 dias) diminuiu para 4,5%, uma queda um pouco mais acentuada do que a sazonalidade histórica. O índice de NPL 90+ aumentou para 7%, em linha com o esperado. O aumento de 70 pontos-base neste trimestre é simplesmente um reflexo do aumento de 90 pontos-base, principalmente sazonal, no NPL 15-90 visto no último trimestre.

Destaques Financeiros — Lucro líquido e lucro ajustado: considerando a holding, o Nu continuou a impulsionar o aumento da lucratividade e registrou lucro líquido de US$ 487 milhões no segundo trimestre de 2024, com um ROE anualizado de 28%, em comparação com um lucro de US$ 225 milhões no segundo trimestre de 2023. O lucro líquido ajustado 3 no segundo trimestre aumentou para US$ 563 milhões, com um ROE ajustado anualizado de 33%, em comparação com um lucro líquido ajustado de US$ 263 milhões no mesmo trimestre de 2023. O Nu está alcançando estes altos níveis de lucratividade e eficiência, apesar de manter um capital excedente considerável de US$ 2,4 bilhões, a nível da holding, e de continuar investindo substancialmente no desenvolvimento de futuros produtos e em expansão geográfica, já que observa um enorme potencial para continuar construindo a maior plataforma de consumo da América Latina.

Receita: as receitas aumentaram 65%, ano contra ano e em uma base cambial neutra (FXN), para um novo recorde de US$ 2,8 bilhões. Isto demonstra a capacidade única da empresa de expandir consistentemente a sua base de clientes ativos, ao mesmo tempo que acelera o crescimento da receita e a rentabilidade.

Lucro bruto: o lucro bruto do Nu atingiu outro recorde trimestral de US$ 1,4 bilhão, aumento de 88%, ano contra ano e em uma base cambial neutra (FXN), enquanto a margem de lucro bruto atingiu 48%, comparada a 42% no segundo trimestre de 2023.

Capital: o Nu reforçou sua posição como um dos players mais bem capitalizados da região. Seus Índices de Adequação de Capital (CAR) têm margens confortáveis e superiores ao mínimo aplicável exigido nos países em que opera, mesmo sem considerar os US$ 2,4 bilhões em excedente de caixa da Nu Holdings.

Liquidez: em 30 de junho de 2024, o Nu tinha um portfólio que rendia juros (IEP, na sigla em inglês) de US$ 9,8 bilhões, aumento de 81% ano contra ano e em uma base cambial neutra (FXN). O aumento da carteira de empréstimos, que expandiu 92% para US$ 4,6 bilhões, ano contra ano e em uma base cambial neutra, e recebíveis de cartão de crédito, que aumentaram 39% para US$ 14,3 bilhões, também na comparação anual e base cambial neutra, foram os principais impulsionadores do crescimento. Os depósitos totais cresceram 64% em relação ao ano anterior e em uma base cambial neutra, para US$ 25 bilhões, enquanto o baixo custo sustentado dos depósitos reforça o progresso do Nu na alavancagem das franquias de depósitos de varejo, em moeda local, no Brasil e no México. A taxa de empréstimos sobre depósitos ficou em 39%, contra 40% no trimestre anterior.

Receita líquida de juros: a receita líquida de juros (NII, na sigla em inglês) aumentou 77%, ano contra ano e em uma base cambial neutra (FXN), atingindo um novo recorde de US$ 1,7 bilhão, impulsionado pela expansão das carteiras de cartões de crédito e empréstimos. A margem financeira líquida (NIM, na sigla em inglês) atingiu 19,8%, aumento de 30 pontos base em relação ao último trimestre e 150 pontos base em relação ao ano anterior.

Destaques de negócios — Desempenho e crescimento no Brasil: no país, a base de clientes atingiu 95,5 milhões ao final de 30 de junho de 2024, com média de 1,2 milhão de novos clientes mensais. O Nu é a quarta maior instituição financeira em número de clientes no Brasil e tornou-se a instituição com maior número de clientes ativos em operações de crédito, totalizando 55,9 milhões de clientes, segundo dados do Banco Central do Brasil.

Expansão internacional: no México, o crescimento do Nu permaneceu forte, com a adição de 1,2 milhão de novos clientes no trimestre, atingindo um total de 7,8 milhões de clientes no final do mesmo período. A expansão valida a estratégia de aumentar os rendimentos dos depósitos no país, aumentando o impulso e solidificando a liderança do Nu no setor bancário digital. Na Colômbia, o Nu atingiu um marco neste trimestre, ultrapassando a marca de 1 milhão de clientes, atendendo quase 1,3 milhão de clientes ao final do trimestre.

Plataforma multiprodutos: os principais produtos do Nu, como cartão de crédito, conta e empréstimo, atingiram aproximadamente 42 milhões, 78 milhões e 9 milhões de clientes ativos, respectivamente. O produto de seguros possui quase 2 milhões de apólices ativas, enquanto os investimentos são utilizados por mais de 18 milhões de clientes ativos.

Nu  — Nu é a maior plataforma bancária digital do mundo fora da Ásia, atendendo 105 milhões de clientes no Brasil, México e Colômbia. A empresa tem liderado uma transformação do setor, aproveitando dados e tecnologia proprietária para desenvolver produtos e serviços inovadores. Guiada por sua missão de combater a complexidade e capacitar as pessoas, a Nu atende à jornada financeira completa dos clientes, promovendo acesso e avanço financeiro com empréstimos responsáveis e transparência. A empresa é impulsionada por um modelo de negócios eficiente e escalável que combina baixo custo de atendimento com retornos crescentes. O impacto da Nu foi reconhecido em vários prêmios, incluindo Time 100 Companies, Fast Company’s Most Innovative Companies e Forbes World’s Best Banks