Ante o trimestre de 2023, a receita líquida teve alta de 13,7% no período. O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, sigla em inglês) atingiu R$ 941 milhões, com uma margem de 50,8%, evidenciando o impacto positivo do aumento no volume de produção e a sólida performance operacional.
A MRS Logística, uma das principais operadoras de carga do mundo, anunciou os resultados financeiros referentes ao segundo trimestre de 2024, apresentando uma receita líquida de Serviços de R$ 1,9 bilhão, crescimento de 13,7% em relação ao mesmo período do ano anterior. Destacando-se pela performance sólida e pelo contínuo avanço em sua Malha Regional Sudeste, que cobre 1.643 quilômetros nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, o aumento obtido pela MRS reflete não apenas a elevação no volume de transporte, mas também uma bem-sucedida recomposição tarifária.
O volume total transportado no trimestre encerrou em 53,5 milhões de toneladas, marcando um crescimento de 2,1 milhões de toneladas em comparação com segundo trimestre de 2023. No segmento de Carga Geral, houve um incremento de 0,7 milhão de toneladas, resultando em um aumento de 3,4% em relação ao período anterior, encerrando o trimestre com 20,4 milhões de toneladas transportadas. A Carga Geral Própria também registrou um crescimento significativo de 7,5%, refletindo principalmente o transporte de produtos siderúrgicos e celulose.
Dentre esse incremento, o transporte de minério de ferro contribuiu com 1,4 milhão de toneladas, destacando-se como um fator chave para o aumento geral. Já o segmento de mineração apresentou um aumento de 4,5%, totalizando 33,1 milhões de toneladas, impulsionado principalmente pelo crescimento de 1,9 milhão de toneladas na demanda por minério de ferro destinado à exportação.
O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, sigla em inglês) atingiu R$ 941 milhões, com uma margem de 50,8%, evidenciando o impacto positivo do aumento no volume de produção e a sólida performance operacional. O lucro líquido cresceu 5,8% em relação ao segundo trimestre de 2023, em linha com o aumento no volume de transporte.
Adicionalmente, o trimestre apresentou uma realização 106,4% maior do que o mesmo período do ano anterior e 35,6% superior ao trimestre anterior. O grupo de crescimento e competitividade teve um incremento de R$ 222,6 milhões, em grande parte devido à renovação da frota de ativos com a chegada de novos vagões e à continuidade das melhorias na Baixada Santista.
Esses resultados destacam o compromisso contínuo da MRS Logística com a excelência operacional e a inovação, consolidando sua posição como líder no setor ferroviário e reafirmando sua capacidade de enfrentar desafios e gerar valor sustentável.
—Estamos comprometidos em seguir nossa trajetória estratégica com foco em excelência e inovação. No segundo trimestre de 2024, o desempenho da MRS Logística reflete nosso empenho em aprimorar o atendimento aos clientes e expandir nossa atuação em novos segmentos da economia. Além disso, continuamos a integrar e avançar em nossas agendas ESG, enquanto cumprimos nossos compromissos de renovação da concessão. Esses resultados reforçam nossa determinação em continuar crescendo e superando desafios com responsabilidade e eficiência— finaliza Guilherme Segalla de Mello, presidente da MRS Logística.
MRS — A MRS é uma operadora logística que administra uma malha ferroviária de 1.643 km nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, região que concentra cerca da metade do PIB brasileiro. A companhia está entre as melhores ferrovias de carga do mundo, com produção quase quatro vezes superior àquela registrada na década de 90. A malha ferroviária conecta regiões produtoras de commodities minerais e agrícolas a alguns dos principais parques industriais do país aos maiores portos da região Sudeste, o que gera uma operação de transporte diversificada, como contêineres, siderúrgicos, cimento, bauxita, agrícolas, coque, carvão e minério de ferro. Aproximadamente 20% de tudo o que o Brasil exporta e um terço de toda a carga transportada por trens no país passam pelos trilhos da MRS.