Em evento realizado em Brasília no dia 07 de agosto (quarta-feira) pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) premiou os melhores portos brasileiros de acordo com a movimentação, resultados financeiros e boa gestão.
Nesta que foi a 5ª edição da premiação Portos + Brasil, os terminais privados do Arco Amazônico fizeram sucesso, alcançando diversos prêmios. Dentre as associadas da Associação dos Terminais Portuários e Estações de Transbordo de Cargas da Bacia Amazônica (Amport), Cargill Agrícola S/A, Hidrovias do Brasil (HBSA) e Terminal Grãos Ponta Montanha (TGPM) foram agraciadas.
A Cargill/PA foi a primeira colocada na categoria “Crescimento da movimentação total dos Terminais de Uso Privado(TUPs)”; e na categoria “Igualdade de gênero (TUPs)”, as associadas TGPM e HBSA ficaram com o primeiroe terceirolugar, respectivamente.
A categoria “Igualdade de gênero (TUPs)” foi uma novidade na premiação, que avaliou os portos com maior participação de mulheres em seu quadro de funcionários e em cargos de gestão executiva.
—Estamos bastante orgulhosos em colher os frutos de uma cultura que apoia, encoraja e capacita a todos, mulheres e homens, que trabalham lado a lado, respeitando as diferenças e valorizando as contribuições de cada um. Parabenizamos especialmente todos os colaboradores do TGPM e desejamos que este prêmio seja apenas o começo de uma jornada ainda mais inclusiva e bem-sucedida, na qual todos ganham— disse o diretor -geral do TGPM, Rodrigo Abreu.
Delbla Lima, gerente de Operações Portuárias na Hidrovias do Brasil, falou do sentimento com a premiação. “Como mulher e líder da Operação Portuária do TUP da Hidrovias – Vila do Conde sinto um orgulho imenso em ver a Hidrovias do Brasil ser reconhecida na categoria Igualdade de Gênero. Esta conquista reflete nosso compromisso em promover um ambiente onde todos tenham as mesmas oportunidades de crescer e contribuir. Este prêmio reforça que estamos no caminho certo ao construir uma cultura corporativa inclusiva, onde a igualdade de oportunidades é uma realidade para todos”, afirmou.
Para Flávio Acatauassú, presidente da Amport, a premiação é um reconhecimento às boas práticas que vem sendo executadas ao longo dos anos pelas associadas. —Nós somos referência em crescimento e sustentabilidade. É com muita alegria que vemos nossas associadas se destacarem neste sentido e também se tornarem referência em questões de extrema importância para o país, como a igualdade de gênero. Isso só orgulha a todos nós do setor portuário do Arco Amazônico—finalizou.
A premiação foi realizada pela Secretaria Nacional de Portos e contou com a presença da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).