O indicador Vendas Mesmas Lojas (SSS) da rede apresentou incremento de 10,3% no período.
A Lojas Quero-Quero – rede de casa & construção com mais lojas no Brasil – apresenta os resultados do segundo trimestre de 2024. A companhia registrou receita bruta, líquida de devolução e Abatimentos (RBLD), de R$ 736,6 milhões, representando crescimento de 14,3% no trimestre em relação ao mesmo período do ano passado. O indicador Vendas Mesmas Lojas (SSS) aumentou 10,3% no trimestre, impulsionadas pela recuperação do Rio Grande do Sul após as enchentes de maio. O Lucro Bruto totalizou R$ 221,5 milhões no trimestre, crescimento de 17,5% na comparação com o mesmo período de 2023.
No período, o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, sigla em inglês) ajustado pelas despesas do Plano de Opção de Compra de Ações (SOP), pelos efeitos da contabilização do IFRS-16 e itens não recorrentes, totalizou R$ 12,7 milhões no trimestre, crescimento de 162,6% frente ao ano anterior. No 1º semestre de 2024, o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, sigla em inglês) ajustado foi de R$ 23,6 milhões (+164,6% vs. Primeiro semestre de 2023).
A Lojas Quero-Quero inaugurou dez novas lojas, incluindo quatro inaugurações no Rio Grande do Sul no mês de junho, chegando ao marco de 562 lojas em operação ao final do trimestre. As unidades estão instaladas nos cinco estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país: Rio Grande do Sul (302), Paraná (147), Santa Catarina (86), São Paulo (16) e Mato Grosso do Sul (11).
Peter Furukawa, CEO da Lojas Quero-Quero, analisa os resultados do segundo trimestre de 2024. —O segundo trimestre de 2024 foi marcado pelas enchentes no Rio Grande do Sul, estado onde a companhia foi criada e que concentra 54% das lojas. Assumimos o compromisso de oferecer todo o suporte possível para apoiar as comunidades, os clientes e os colaboradores afetados pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Reiteramos nosso comprometimento em fornecer todo o suporte necessário para superar essa crise em conjunto— conta.
—Após dois anos de um cenário muito desafiador para o varejo, a tendência de melhora gradual vista nos últimos períodos se manteve no trimestre. Excluindo o efeito das enchentes, a estabilização dos volumes já é uma realidade neste ano, enquanto o efeito da deflação no ticket médio, que teve início no final de 2022, já se mostra praticamente neutro em comparação com o mesmo período do ano anterior —completa Furukawa.
Efeitos das enchentes do Rio Grande do Sul — O evento climático catastrófico levou 95 cidades a decretarem estado de calamidade e 323 cidades a declararem estado de emergência, evidenciando a vasta extensão dos seus impactos. A Lojas Quero-Quero teve 12 lojas impactadas diretamente pelas águas e 29 lojas parcialmente, principalmente em relação à telecomunicação ou ao fornecimento de energia elétrica.
Os dois centros de distribuição operados no estado não foram atingidos. Entretanto, a companhia enfrentou desafios logísticos devido à situação das rodovias, o que resultou na alteração do abastecimento de 57 lojas em relação ao seu centro de distribuição usual, bem como no fornecimento de itens específicos pela indústria. O cenário melhorou à medida que as lojas afetadas foram reformadas e gradualmente voltaram a operar até a metade de junho, assim como a operação logística.
A Lojas Quero-Quero doou, em caráter emergencial, itens de primeira necessidade como água potável, cestas básicas, roupas e produtos de higiene, totalizando R$ 250 mil em donativos. Também transformou todas as lojas em centros de arrecadação de doações, utilizando a capacidade logística para transportar e entregar diretamente aos atingidos 1.091 toneladas em donativos.
Os colaboradores foram impactados de diferentes maneiras, e mais de 140 tiveram as casas atingidas pelas águas. Para esses colaboradores que foram diretamente atingidos, a companhia doou o valor de R$ 1,1 milhão em produtos, ajudando-os a retornar às suas casas e começar a reconstruir suas vidas.
Nas comunidades, a Lojas Quero-Quero ofereceu aos atingidos uma lista de 180 produtos vendidos a preço de custo, abrangendo todas as categorias, para que as famílias afetadas tivessem os meios de retornar aos seus lares. Essa iniciativa proporcionou a 16 mil clientes comprarem R$ 19 milhões em produtos a preços reduzidos. Além disso, isentou os clientes nas cidades em estado de calamidade da cobrança de mora e multa em nos meses de maio e junho e ofereceu condições para renegociação de seus débitos.
Serviços financeiros – Novamente, a empresa apresentou um desempenho de Serviços Financeiros consistente, com crescimento da carteira líquida total de recebíveis do Cartão VerdeCard de 13,6% em comparação com o ano anterior.
No mês de maio, foi finalizada a emissão da 10ª e da 11ª série de cotas seniores do FIDC VerdeCard, totalizando R$ 400 milhões, mantendo o rating brAAA atribuído pela S&P Global Ratings, e alongando o perfil do passivo do fundo. Essa captação adicional fortalece a capacidade de fornecer suporte financeiro aos clientes e impulsionar ainda mais o crescimento dos negócios. A cia também levantou R$100 milhões em dívida no trimestre, com objetivo de reforçar o caixa disponível e alongar o prazo médio da dívida.
Lojas Quero-Quero — A Lojas Quero-Quero é a rede de casa e construção com mais lojas no Brasil e a única que garante o produto do cliente de graça se a entrega atrasar. Com mais de 560 filiais, oferece um mix completo de materiais de construção, eletrodomésticos, eletrônicos, móveis e decoração, além de serviços financeiros e cartão de crédito com bandeira própria. O amplo mix, aliado à construção de relacionamentos com clientes e comunidades, garantem a Lojas Quero-Quero o cumprimento de seu propósito de levar uma vida melhor às suas comunidades, compostas predominantemente por cidades de pequeno e médio portes do interior. Em agosto de 2020, a empresa anunciou sua abertura de capital, e desde então faz parte da B3, a bolsa de valores brasileira.