E entrega trimestre sólido e reforça sua estratégia de negócio com aumento de 19,2% de receita bruta e SSS de 11,6% na comparação com segundo trimestre de 2023. Com proteção de rentabilidade, a companhia gerou R$ 111,5 milhões de caixa operacional, cinco vezes maior do que no ucro líquido de R$ 211 milhões. Período teve um grande destaque para Vivara com SSS de 12,6% no período.
A Vivara (B3: VIVA3), maior rede de joalherias da América Latina, divulga os resultados do segundo trimestre de 2024 no dia 09 de agosto (sexta-feira), cujos dados mostram, uma receita bruta de R$ 836,6 milhões, um crescimento de 19,2% na comparação com ucro líquido de R$ 211 milhões. A companhia apresentou ainda um lucro líquido de R$ 211 milhões, potencializado pelo reconhecimento de R$ 100 milhões de créditos tributários.
A receita líquida foi de R$ 656,3 milhões, um acréscimo de 17,2% em relação ao ucro líquido de R$ 211 milhões, impulsionados pelo aumento de peças vendidas, que cresceu 10,8% na comparação com o mesmo período do ano passado. O resultado reforça a assertividade comercial e de marketing da companhia com uma correta estratégia de precificação e de sortimento de produtos.
O modelo de negócios, mais uma vez, demonstrou consistência para entregar níveis saudáveis de SSS (Same Store Sales) de 11,6% quando somado lojas físicas e digitais. Houve ainda um aumento do lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, sigla em inglês)ajustada para R$ 164 milhões, um aumento de 23,9% ante ucro líquido de R$ 211 milhões. No semestre, o mesmo indicador já soma R$ 229,5 milhões, uma ampliação de 20,5% com relação aos primeiros seis meses do ano passado. Já A margem lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, sigla em inglês)ajustada ampliou 1,4 p.p., atingindo 25% no segundo trimestre de 2024 e um crescimento de 0,8 p.p. nos primeiros seis meses do ano, totalizando 20,8%,
—Entregamos mais um resultado consistente, que reflete a solidez das nossas marcas, a correta alocação de caixa e uma estratégia de marketing cada vez mais eficiente. Vamos continuar atuando neste ano na proteção da rentabilidade, no nosso forte plano de expansão com a inauguração de 70 a 80 lojas até o final do ano e no crescimento da companhia dentro do mercado nacional — afirma Otavio Lyra, CEO da companhia.
Marcas mais sólidas —A companhia encerrou o segundo trimestre de 2024 com 20,6% da participação do mercado, sendo 9,7% para a categoria de joias Vivara, 7,3% Life e 3,6% de outras categorias. Esse resultado é reflexo da forte expansão das lojas físicas, e também do êxito em lançamentos de coleções e produtos com eficiente gestão de mix e preço.
Neste último trimestre foram 20 novos pontos de venda, sendo 2 de Vivara e 18 de Life, totalizando 426 unidades até junho de 2024 e 69 lojas novas em relação ao segundo trimestre de 2023. A marca Vivara totaliza 263 pontos de venda, aumento de 11 unidades em relação a 2T23 com uma receita bruta de R$ 555 milhões, elevação de 15,1% na comparação com igual período. Já Life soma 149 unidades, ou seja, 65 novas em relação ao segundo trimestre de 2023, que já totalizam R$ 161,7 milhões, um crescimento de 61,9% ante segundo trimestre de 2023.
Um outro destaque foi para as Vendas Mesmas Lojas de lojas físicas (SSS), que apresentou um crescimento foi de 12,9%, impulsionado pela performance das lojas exclusiva da marca Life, com um SSS de 16,7%, e da aceleração das lojas Vivara com um SSS de 12,6%, mesmo considerando uma sólida base comparativo. O resultado foi ocasionado por uma melhor alocação de estoque em lojas na sazonalidade do Dia das Mães e Dia dos Namorados.
Digital — As vendas digitais atingiram R$ 110,1 milhões, 5,2% maiores que no segundo trimestre de 2023 e já representam 13,2% no período. Já as vendas OMS, que são vendas realizadas pelo e-commerce e faturadas pelas lojas, representaram 25,1% das vendas digitais no último trimestre, um aumento de 1,8 p.p. na comparação com o segundo trimestre de 2023, o que reforça a atuação de lojas como hubs ominichannels.
As vendas digitais orgânicas registraram um crescimento de 24,3% na comparação segundo trimestre de 2024 na comparação com igual período do ano passado, comprovando a força da demanda por vendas online atrelada à adequada execução logística. No 2T24, Relógios foi a categoria de maior destaque nas vendas digitais, com expansão de 3,6 p.p. de participação nas vendas, seguido de Life, cuja expansão foi de 1,9 p.p.