projeto-osten

10/08/2024

Projeto Osten Consciente recebe o Prêmio Mobilidade & Inovação Sustentável Santander

Criado pela Osten Group, programa foi o segundo colocado na categoria “Iniciativas Sustentáveis & Meio Ambiente” entre as melhores ações que promovem a integração com o meio ambiente e a utilização consciente de recursos.

O Projeto Osten Consciente, iniciativa de sustentabilidade criada pela Osten Group e parte do Programa Ecossistema Renovável da empresa, foi o segundo colocado no Prêmio Mobilidade & Inovação Sustentável Santander, na categoria “Iniciativas Sustentáveis & Meio Ambiente”. Concedido pelo Banco Santander, o prêmio reconheceu concessionários e lojistas parceiros por suas ações direcionadas de ESG e contou com 176 participantes em duas categorias.

—Estamos muito orgulhosos pelo reconhecimento do nosso compromisso com a sustentabilidade, demonstrando que o planejamento estratégico do Programa Osten Consciente, iniciado em 2020, continua evoluindo de maneira sólida e eficaz, fortalecendo nossos valores e propósitos— comemora Jorge Yamaniski Neto, diretor da Osten Group, um dos principais grupos automotivos do mercado premium.

Esta foi a terceira vez que o Projeto Osten Consciente foi escolhido entras as melhores inciativas em sustentabilidade em premiações no Brasil, tendo vencido anteriormente duas edições do BMW Sustainability Award.

Flávio Oliveira, gerente-geral de Pós-Venda da Osten Group e responsável pelo projeto de sustentabilidade, conta que, dentre as ações que já avançaram, estão o impulsionamento à eletromobilidade, com a implantação de pontos de recarga para carros elétricos e eletropostos; as iniciativas voltadas à sustentabilidade da operação, baseadas no gerenciamento de recursos naturais, como a instalação de placas fotovoltaicas nas lojas da rede; o reuso de água e a racionalização do consumo de energia, inclusive com medidas para melhorar o aproveitamento da iluminação natural e a redução de temperatura interna, com a instalação de películas térmicas de vidros, além de ações na área social e de governança.

As iniciativas são coordenadas por um comitê multidisciplinar que atua em linha com outras áreas com sinergia ao projeto, como RH, Compras Qualidade e Facilities, além de contar com o apoio da alta direção do Grupo para disseminar a cultura e impactar o maior número de pessoas.

Na loja da BMW Osten da Avenida Sumaré, por exemplo, foram investidos R$ 220 mil na instalação de uma estação de geração solar. A energia elétrica obtida a partir das placas fotovoltaicas contribui para uma matriz energética renovável e mais sustentável, e a economia financeira alcançada vai viabilizar o investimento em outras práticas sustentáveis.

—Entendemos que a sustentabilidade é aquilo que transcende as obrigações legais. Dessa forma, nos dispusemos a buscar as melhores e mais modernas práticas de mercado, de forma planejada”, completa Jorge Yamaniski Neto. “Pretendemos dar passos sólidos e responsáveis nessa trajetória, sem pular etapas, envolvendo colaboradores, seus familiares, fornecedores e as comunidades próximas às nossas unidades de negócio— conclui.

Osten Group —Fundada em agosto de 2001, a Osten Group é um dos maiores grupos do segmento automotivo premium do País, e conta com quatro empresas cuja atuação é voltada à mobilidade, eletrificação, seguros e serviços, que buscam assessorar e atender o cliente em toda a sua jornada pessoal e profissional.

A Osten Motors, operação de concessionárias, representa as marcas BMW, BYD, Jaguar e Land Rover, Jeep, Chrysler, Dodge, RAM, BMW Motorrad e Triumph Motorcycle, e foi uma das primeiras a comercializar veículos elétricos no País. A Osten GO atua em assinaturas e locação de veículos e motocicletas. A Osten Seguros oferece seguros automotivo, residencial, previdenciário, empresarial, vida, saúde e odontológico, e a REVO – Electric Revolution, é voltada à instalação de pontos de carregamento em residências, empreendimentos comerciais, shoppings e estacionamentos.

A Osten Group possui uma rede de 10 lojas e showrooms em São Paulo, São José dos Campos e Santos, além de uma central administrativa e de distribuição na Zona Leste, atendendo todo o País. Possui um serviço de pós-venda premiado e reconhecido pelas montadoras, e que se diferencia por oferecer a solução mais adequada e completa de mobilidade, com excelência em todos os aspectos.