Prêmio foi entregue durante cerimônia do prêmio Portos + Brasil, principal categoria entre os portos públicos brasileiros.
A Portos do Paraná conquistou pela quinta vez consecutiva o prêmio de melhor gestão portuária do País. O título foi recebido durante a 5ª Edição Portos + Brasil, realizada no dia 07 de agosto (quarta-feira), em Brasília. A honraria é considerada a mais importante entre os portos públicos e homenageia as empresas com excelentes práticas de gestão portuária.
—É um grande orgulho, pela quinta vez consecutiva, os portos do Paraná serem eleitos os mais eficientes do Brasil. Para nós é um grande orgulho, é uma homenagem que nós fazemos a todos os colaboradores, que tem nos ajudado a transformar os portos nos mais eficientes do país, ajudando no desenvolvimento econômico do Estado, que segundo o Banco Central foi o maior crescimento do Brasil. Indo bem, ajuda o nosso Estado e o Brasil a ir bem —afirmou o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior.
Os portos de Paranaguá e Antonina tiraram 100 pontos no Índice de Gestão das Autoridades Portuárias (IGAP) alcançando a nota máxima. São analisadas 15 métricas: eficiência operacional, estrutura organizacional, índices financeiros, manutenção dos acessos aquaviários, regularidade tributária e trabalhista, transparência administrativa, entre outros.
—Parabenizo a Portos do Paraná pelo papel institucional que cumpre, cada vez mais um porto que vem crescendo no Brasil e passou a ser um centro de referência nacional, sobretudo pela qualidade dos seus quadros, dos seus profissionais e das operações portuárias, que vem ajudando bastante o desenvolvimento do setor portuário no estado— declarou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.
A Portos do Paraná também foi vencedora no Ranking IGAP em que recebeu o troféu itinerante.
—É uma alegria estar aqui pelo quinto ano consecutivo, sendo reconhecidos pelo nosso trabalho de gestão. A cada ano novos desafios são enfrentados, novos grandes investimentos são propostos à nossa comunidade para que a gente desenvolva cada vez mais a Portos do Paraná e para que o nosso Estado continue sendo uma referência de logística no nosso País— enfatizou o diretor-presidente, Luiz Fernando Garcia.
—A Portos do Paraná está mais uma vez na vanguarda do País no setor portuário. É com satisfação, na quinta edição do Prêmio Portos mais Brasil, que a gente tem a honra de entregar o Penta Campeonato para Portos do Paraná— comentou o secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Alex Sandro Ávila. A empresa pública também ficou em terceiro lugar na categoria Crescimento da Movimentação Total dos Portos Públicos.
Recordes —O prêmio de melhor gestão do Brasil é recebido após sucessivos recordes de produtividade. Em 2024, os portos paranaenses bateram recordes históricos de movimentação no primeiro semestre e quatro recordes de movimentação mensal. Em 2023, a Portos do Paraná superou a marca de 65 milhões de toneladas movimentadas, volume previsto apenas para 2040.
—É a coroação de um trabalho muito bem feito. É o Paraná levantando a medalha de ouro no pódio pela quinta vez. E eu quero cumprimentar toda a nossa equipe, que se dedica não só por esse prêmio, mas em levar a riqueza de todos os paranaenses ao mundo —homenageou o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex.
Para alcançar estes recordes, a Portos do Paraná investiu em estratégias logísticas e em obras, como é o caso da maior intervenção portuária em desenvolvimento no Brasil, o Moegão. Orçado em R$ 592 milhões e custeado pela Portos do Paraná, a obra busca reduzir os cruzamentos de trens na cidade ao mesmo tempo que amplia a capacidade de produção. A expectativa é de aumentar a recepção de vagões em 65%, passando de 550 para 900 por dia, promovendo um fluxo mais eficiente e rápido das cargas ferroviárias.
Portos + Brasil — O Portos + Brasil é uma iniciativa anual do Ministério de Portos e Aeroportos, que reconhece os avanços conquistados pelos portos organizados e pelos Terminais de Uso Privado (TUPs) brasileiros em melhorias na gestão e modernização dos portos. O prêmio também colabora para a criação de um banco de dados histórico do setor portuário brasileiro.
—O prêmio é uma iniciativa muito importante do Ministério dos Portos e Aeroportos, porque ele procura justamente incentivar e reconhecer aqueles portos terminais que mais se destacaram em boas práticas de gestão e a gente sabe que a Portos do Paraná, ela sempre se destaca —enfatizou o diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery.
Os resultados da premiação e as metodologias utilizadas para os cálculos serão disponibilizados no site do Ministério de Portos e Aeroportos nos próximos dias.