marco-wunderlich

10/08/2024

Marco Wunderlich é o novo Diretor de Operações da Verdureira

Especialista em cultivo controlado, ex-BeGreen chega para contribuir para a expansão da Verdureira e fortalecimento da cadeia produtiva.

A Verdureira anuncia a chegada de Marco Wunderlich como novo Diretor de Operações da empresa conhecida por ser pioneira em saladas higienizadas no Brasil e também na utilização da técnica do floating no país. Formado em Engenharia Mecânica pela UNISOCIESC (Joinvile/SC) e especializado em produção vegetal em cultivo protegido pela Universidade de Almeria (Espanha), Wunderlich passou pela BeGreen, onde era diretor de operações, e pela Hortivinyl.

Para o CEO da Verdureira, Ari Rocha, esse é um passo importante para a empresa que está em ritmo acelerado de expansão. Em 2023, a marca cresceu 50% e tem expectativa de aumentar o faturamento em 45% este ano. —A expertise de Marco em cultivo controlado certamente contribuirá para o momento da Verdureira. A cadeia produtiva de hortaliças é muito frágil, com efeitos de alterações climáticas e constantes crises de abastecimento. Já mudamos nossos meios produtivos para transformar esse cenário e agora fortalecemos ainda mais nossos processos —afirma.

Fornecer produtos com qualidade, variedade e sabor continua sendo o objetivo central, mas agora em um novo momento, reduzindo custos e garantindo a sequência na sustentabilidade do negócio. —Chego para assegurar a produção própria e constante de hortaliças diante da sazonalidade do mercado e variações climáticas recorrentes no Brasil. Para isso o Floating está sendo nossa aposta, onde a minha experiência de quase uma década de estudos, desenvolvimento de tecnologias e produção de hortaliças vem agregar na concretização deste projeto —explica Marco Wunderlich.

O floating foi implementado há um ano e agora está em plena capacidade, com 16 piscinas em total funcionamento. A Verdureira foi a primeira empresa a cultivar hortaliças em larga escala no Brasil utilizando a técnica, que traz 12,5 vezes mais produtividade do que o cultivo convencional em solo. —Sem dúvida esse é um grande desafio, pelo pioneirismo do sistema Floating no Brasil. Não temos referências deste sistema operando em nosso clima, o que torna o aprendizado constante. Nos últimos meses, os resultados alcançados vêm surpreendendo as expectativas quanto a produtividade e qualidade dos produtos, o que me faz acreditar que, este sistema pode revolucionar a produção de hortaliças no Brasil — ressalta Wunderlich.

Verdureira — Fundada há 29 anos, a Verdureira é a primeira empresa brasileira a entregar saladas gourmet prontas para consumo. Com uma fazenda periurbana localizada em São Roque (SP), a menos de 60 km da capital paulista, sua produção chega aos mercados em até 24 horas após a colheita, mantendo o frescor dos alimentos e diminuindo o desperdício. Hoje, a Verdureira tem três linhas de produtos: Insalata Prima (folhas), Cucina Prima (legumes e sopas) e Ver O Verde (saladas), todos prontos para consumo, entregues em mais de 350 estabelecimentos do estado de São Paulo. Em 2023, a empresa foi investida pela Baraúna Investimentos com um aporte de R$ 10,3 milhões. | verdureira.com.br.