A Transpetro é destaque na 5ª edição do Prêmio Portos + Brasil ao receber dupla premiação pelos resultados das nossas operações. Nossos terminais de São Francisco do Sul (Tefran), em Santa Catarina, e de Angra dos Reis (Tebig), no Rio de Janeiro, foram contemplados na categoria “Crescimento da Movimentação Granel Líquido”, em segundo e terceiro lugar, respectivamente. Essa é a quarta vez consecutiva que a companhia é premiada, consolidando posição de referência no setor. Promovida pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), a cerimônia foi realizada no dia 07 de agosto (quarta-feira) em Brasília.
— Estamos mais uma vez honrados por receber o Prêmio Portos + Brasil. Este reconhecimento é um reflexo do trabalho e dedicação de toda a nossa equipe, que se empenha continuamente em elevar os padrões e promover a excelência em nossas operações. O prêmio reafirma a importância de nosso compromisso com a inovação e a eficiência no setor portuário— destaca o chefe de gabinete da presidência da Transpetro, Roni Anderson Barbosa.
Em 2023, o Tefran registrou um crescimento de 8,8% na movimentação de produtos em comparação a 2022. A gerente setorial do terminal, Aline Cláudia França Teixeira, atribui o resultado a uma soma de fatores, como a criação de novos protocolos, treinamentos e melhorias físicas na área offshore, além do uso de inteligência artificial (IA) nos processos. Ela também destacou a dedicação das equipes em alcançar um trabalho de alta qualidade: ‘—Essa premiação é a recompensa pelo esforço de todos. Ela reflete nossa disposição em aceitar desafios e nosso compromisso contínuo em aprimorar tudo aquilo a que nos dedicamos—.
Já o Tebig apresentou um aumento de 26% na movimentação de produtos no referido período. Para o gerente do terminal, Felipe Toneli, as ações de eficiência operacional foram responsáveis por impulsionar a produtividade: —Tão gratificante quanto alcançar esses resultados é realizar esse objetivo priorizando os valores da companhia, como o respeito ao meio ambiente e às pessoas. Esse é o nosso diferencial, a nossa vitória—.
Considerado o “Oscar” do setor portuário no Brasil, o Prêmio Portos + Brasil avalia a eficiência dos portos públicos e dos Terminais de Uso Privado (TUPs) no país em diversas categorias. Essa análise é feita levando em conta resultados financeiros, de movimentação e de gestão. Na categoria “Crescimento da Movimentação Granel Líquido”, as informações foram obtidas do Estatístico Aquaviário da Agência Nacional de Transporte Aquaviário (Antaq).
A Transpetro foi representada no evento pelo chefe de gabinete da Presidência da Transpetro, Roni Anderson Barbosa, pelo gerente de Relações Institucionais, Pedro Modenesi; pelo gerente do Tebig, Felipe Toneli; e pela gerente setorial do Tefran, Aline Cláudia França Teixeira.