salao-do-turismo-24

07/08/2024

Sebrae leva para Salão do Turismo roteiros turísticos das cinco regiões do Brasil

A oitava edição do evento será realizada no Rio de Janeiro. Feira terá espaços com ações da instituição.

Com o propósito de apresentar a diversidade cultural, as belezas naturais e os cartões-postais do país, a 8ª edição do Salão do Turismo reúne as melhores experiências turísticas do Brasil, a partir de 08 a 11 de agosto (quinta a domingo), no Riocentro, Barra da Tijuca, cidade do Rio de Janeiro. Realização do Sebrae em parceria com o Ministério do Turismo e como o Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) e, TurisRio, o Salão do Turismo é a maior vitrine do setor e contribui para consolidar o Programa de Regionalização do Turismo.

O programa voltado para o desenvolvimento do turismo e a estruturação de produtos tem o desafio de posicionar os destinos e roteiros turísticos no mercado nacional e internacional. Dividido por regiões, o Salão vai apresentar as principais tendências turísticas de Norte a Sul do país. É esperado um público de mais de 100 mil pessoas nos quatro dias.

O Salão de Turismo é um momento em que a gente mostra toda a oferta turística brasileira. O turismo está mais organizado e profissionalizado. Além disso, as pessoas têm buscado experiências turísticas e um turismo mais sustentável e com qualidade”, explica a analista do Sebrae Germana Magalhães

Artesanato, ecoturismo, turismo de base comunitária, produção rural e gastronomia típica dos estados são algumas das temáticas que ganharão destaque na edição deste ano. Segundo Germana, os destinos estão sendo organizados cada vez mais para qualificar a oferta e os serviços turísticos. —Hoje, você chega em uma praia e tem muito mais opções do que fazer. Ao visitar os lugares, há estímulos diversos, como festivais, visitas a produções associadas, ambiente rural. A integração da oferta rural com a oferta natural tem aumentado bastante— destaca a analista.

O Salão do Turismo será totalmente gratuito. Para participar e ter acesso a toda a programação do evento, basta se inscrever no site do Sympla. Sebrae vai realizar ações nos seguintes espaços: a Estande Institucional, o Espaço do Artesanato no Vitrine Brasil, o CRAB, a Arena de Experiências Brasil e o Encontro de Negócios.

No ambiente de encontro de negócios, por exemplo, 17 experiências serão levadas para os operadores de comercialização internacional. Já no palco, o público da feira vai poder conhecer 60 experiências turísticas.

—Vamos ter esses empresários apresentando os roteiros para o público, inclusive com informações de venda. Se um visitante da feira tiver interesse em comprar aquele passeio ou viagem, ele vai poder falar diretamente com o empresário que comercializa aquela experiência. No palco, teremos empresários de todos os segmentos: povos indígenas, quilombolas, fazendeiros de café, produtores de cachaça, empresários de atividades náuticas, de tudo um pouco —conta Germana.

A programação do Sebrae.: Estande Institucional —Serão apresentados os programas relevantes para o desenvolvimento dos destinos turísticos, como o Turismo Futuro Brasil (realizado em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID), Agentes de Roteiros Turísticos e o Cidade Empreendedora. A ação de Experiência da Marca será uma jornada sensorial dividida em três fases, de modo que o público possa passar por esses três programas, com experiências relacionadas aos destinos destacados. Além dos cases e programas, quem participar da experiência vai receber um organizador de malas ou uma TAG de malas em couro, produzidos pelas artesãs assistidas pela ONG Orientavida, que atua com mulheres em situação de vulnerabilidade, com material feito de tecido ecopet e couro rastreável, obtido a partir de resíduos da indústria têxtil.

Espaço do Artesanato no Vitrine Brasil — Espaço destinado à comercialização do artesanato brasileiro de 21 unidades da Federação de todas as regiões do país, contando com cerca de 200 artesãos. Em destaque, os resultados positivos de comercialização na edição do ano passado. A coordenação desta ação é realizada em parceria pela equipe de artesanato do Sebrae e do PAB – Nacional do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP).

CRAB — Espaço de 200 metros quadrados dedicado à promoção do CRAB enquanto Polo de Referência e de conhecimento, além de ponto turístico, replicando ações de destaque do Centro, como o CRAB Educativo, CRAB Web e uma versão reduzida da exposição “Solo Criativo”.

Arena De Experiências Brasil –— Constituída de um palco onde serão apresentados, durante os 4 dias do evento, 60 produtos ou roteiros turísticos estruturados pelos projetos de turismo dos Sebrae nos estados, com a participação dos agentes de roteiros turísticos.

Encontro de Negócios — Em parceria com a Embratur e dando continuidade à iniciativa de internacionalização do turismo, serão realizados dois encontros de negócios no dia 09 (sexta-feira):

1) 1ª Rodada, das10 às 12 horas: 34 DMCs (Destination Management Companies*) com os 23 representantes comerciais das 17 rotas e roteiros de experiências indicados pelo Sebrae UF e selecionados pelo comitê de organização do encontro. *Os Destination Management Company (B2B do Turismo) atuam como intermediárias, utilizando seu conhecimento local e redes de contatos para oferecer experiências personalizadas e serviços de alta qualidade aos seus clientes. Elas são especialmente úteis para empresas e organizações que desejam realizar eventos ou viagens em locais onde não têm conhecimento ou presença local.

2) 2ª Rodada, das 13 às 16 horas: 24 Operadores internacionais da América do Sul com os 34 DMCs. O Sebrae atua para que as ações executadas com a Embratur se concretizem em oportunidades de negócios para os clientes.

. Mais, e programação: https://visitrio.com.br/evento/salao-nacional-do-turismo-2024