A Reginato Metais, indústria especializada no desenvolvimento de metais para abastecimento do setor calçadista, foi recertificada no nível Prata do Origem Sustentável, o que significa mais de 40% dos 104 indicadores de ESG alcançados. A entrega aconteceu no último dia 5, na sede da empresa, em Campo Bom/RS, e contou com a participação da diretoria da Reginato e representantes da Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal).
Na oportunidade, o sócio-diretor da empresa, Anderson Reginato, destacou a grande satisfação de receber a recertificação do Origem Sustentável. —Isso reafirma nosso compromisso com práticas que respeitam o meio ambiente e promovem um impacto positivo em nossa comunidade. Na Reginato Metais, acreditamos que a sustentabilidade é um pilar essencial para o nosso negócio e temos orgulho de adotar processos que minimizem o uso de recursos naturais e investimos constantemente em tecnologias mais limpas e eficientes —disse. Segundo ele, a recertificação é um reconhecimento do esforço contínuo da Reginato em manter altos padrões de sustentabilidade. —É uma validação de que estamos no caminho certo e nos motiva a continuar buscando melhorias —acrescentou.
União da cadeia — A superintendente da Assintecal, Silvana Dilly, comemorou o fato de que a certificação do Origem Sustentável vem engajando cada vez mais players da cadeia produtiva, do fornecedor de materiais até o produtor de calçados. —Para termos uma produção sustentável, é preciso que todos os elos estejam praticando a sustentabilidade. Estamos muito satisfeitos com o movimento de união entre fornecedores de materiais e fabricantes de calçados em prol do fortalecimento das práticas de ESG— destacou a superintendente, ressaltando que a cadeia produtiva do setor já é uma referência internacional quando se trata de sustentabilidade social e ambiental.
Destaques —Entre os destaques da Reginato na área, está o alto investimento em iluminação de LED no parque fabril, o que além de gerar economia tem menor impacto ambiental. Além disso, a empresa vem trabalhando na logística reversa de bombonas usadas na produção e redução de resíduos. Na área social, destaque para campanhas de doações de sangue com a comunidade local e campanha de arrecadação de alimentos e mantimentos para ajudar nas enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul em maio.
O programa — Criado pela Assintecal em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), o Origem Sustentável é a única certificação de ESG e sustentabilidade no mundo voltada para as empresas da cadeia calçadista. Baseado nas melhores práticas internacionais de sustentabilidade, segue a diretriz de indicadores distribuídos em cinco dimensões: econômica, ambiental, social, cultural e gestão da sustentabilidade. As categorias são Diamante (+80% dos indicadores alcançados), Ouro (+60%), Prata (+40%) e Bronze (+20%). As auditorias são realizadas por órgãos independentes como SENAI, SGS, ABNT, Intertek, Bureau Veritas e DNV.