Companhia apresentará veículos elétricos e híbridos, entre outros modelos, que contribuem para a sustentabilidade ambiental.
A Marcopolo, uma das principais desenvolvedoras de soluções de mobilidade do mundo, destacará na Lat.Bus 2024 novos veículos em linha com a tendência global de descarbonização do transporte. A Lat.Bus é o maior evento da indústria do ônibus na América Latina, que será realizado de 06 a 08 de agosto (terça a quinta-feira), no São Paulo Expo.
A companhia apresentará, ao todo, nove modelos no evento com as marcas Marcopolo e Volare. Com a marca Marcopolo são cinco modelos: o novo Viaggio G8 1050, Paradiso G8 1200, Paradiso G8 1350 e Paradiso G8 1800 DD, todos rodoviários, e o urbano Attivi Integral 100% elétrico com uma inédita e inovadora configuração interna. A Geração 8 já registra a marca de mais de quatro mil unidades comercializadas, desse total, 2.150 são do modelo Double Decker. Além disso, 850 foram destinados para o mercado internacional. O sucesso dos ônibus desta categoria se deve a fatores como a renovação das frotas por parte das empresas rodoviárias, que buscam o aumento de conforto e segurança para os passageiros. “O sucesso da Geração 8 no Brasil e no exterior é uma realidade. Estamos focados e trabalhando para lançar os modelos G8 na maioria dos mercados nos quais atuamos, inicialmente com a produção no Brasil, agora no México e Colômbia, e exportação para países como a África do Sul, onde recentemente reunimos nossos clientes e parceiros para evento de lançamento”, afirma André Vidal Armaganijan, CEO da Marcopolo.
Além dos modelos rodoviários e Attivi, também serão expostos os novos Volare Fly 12, direcionado para os segmentos de fretamento e escolar, Attack 10 e Attack 8 Robust, em uma versão competitiva, e o inédito Attack 9 Híbrido (elétrico/etanol).
—A Marcopolo neste ano completa 75 anos de atuação consolidando-se na posição de protagonista no desenvolvimento de soluções completas em mobilidade, contribuindo com o avanço do transporte de passageiros e alinhada ao seu propósito de aproximar pessoas. Nosso objetivo é desenvolver cada vez mais produtos e soluções que promovam a descarbonização do transporte e que, ao mesmo tempo, sejam avançadas tecnologicamente, contribuindo para a mobilidade nacional e internacional —comenta Armaganijan.
Entre as inovações apresentadas no evento, a Marcopolo destaca os modelos híbrido e elétrico, que complementam o portfólio e contribuem com a sustentabilidade ambiental do setor. —Além do modelo Attivi Integral, 100% elétrico produzido pela Marcopolo, uma das novidades apresentadas na Lat.Bus será o modelo híbrido que utiliza etanol como fonte para a geração de energia para as baterias —destaca. Atualmente, cerca de mil ônibus elétricos da Marcopolo, seja soluções próprias ou elaboradas em parcerias com terceiros, estão em circulação. Na América Latina, além do Brasil, os produtos da marca estão presentes em países como Colômbia e México. “Além dos elétricos, ônibus movidos a hidrogênio, como o Audace Fuel Cell apresentado na Busworld 2023, ou a biometano são algumas das novas fontes de energia estudadas e testadas nos últimos tempos. Programas e incentivos públicos são fundamentais para que cada vez mais estas tecnologias se desenvolvam”, analisa Armaganijan.
A Marcopolo é líder no mercado brasileiro de carrocerias para ônibus. No primeiro semestre deste ano, foram produzidas 6.201 unidades no Brasil e 1.058 no exterior. A produção consolidada da companhia em 2023 foi de 13.035 unidades – 83% fabricados no Brasil e 17% no exterior. A consolidação dos modelos G8 e o mix de produtos, incluindo os ônibus urbanos e micro-ônibus, favorecem o desempenho no mercado.
Atualmente, os principais mercados externos para a Marcopolo são América Latina e continente africano. “A presença internacional posiciona a empresa como um player global, o que aumenta a nossa competitividade e nos leva a inovar constantemente. Mercados externos também oferecem oportunidades de crescimento em regiões em que a demanda por transporte público está em expansão”, finaliza o executivo.
Veículos Marcopolo na Lat.Bus: Viaggio G8 1050 — O modelo Viaggio G8 1050 apresentado na Lat.Bus tem chassi Mercedes-Benz O500 RS 1938 Euro 6, com comprimento total de 13.200mm, largura de 2.600mm e altura de 3.750mm, com capacidade para 46 passageiros em poltronas semileito, com tomadas USB A reversível e tipo C e cinto de segurança. A poltrona do motorista é do modelo pneumática Ergodesign. O veículo é equipado com elevador para acessibilidade, sistema de ar-condicionado quente e frio de 120.000 BTU’s, sanitário na parte traseira do salão de passageiros. Possui tanque de combustível capacidade 500 litros, farol dianteiro Full LED e faróis de neblina dianteiro e traseiro, sistema de áudio e vídeo com DVD com USB no painel, três monitores no salão tamanho 15,6″ e plug de microfone no salão e para o motorista, além de rádio incorporado ao multiplex.
Paradiso G8 1800 DD — A Marcopolo apresenta na Lat.Bus 2024 um modelo Paradiso G8 1800 DD com configuração interna diferenciada e que funciona como um verdadeiro showroom, com inéditos equipamentos e tecnologias para demonstrar aos clientes e visitantes os novos desenvolvimentos e futuras inovações que estarão à disposição dos operadores, como o uso de Inteligência Artificial para o funcionamento do sistema de ar-condicionado, câmeras com visão de 360 graus e controle do som, das luzes e da temperatura por controle remoto via Bluetooth.
O Paradiso G8 1800 DD conta com chassi Volvo B150R 8×2 Euro 6, com 15.000mm de comprimento total, 2.600mm de largura e 4.100mm de altura, com capacidade para 50 passageiros e conta com Dispositivo de Poltrona Móvel (DPM) para acessibilidade. Externamente, é equipado com faróis dianteiros em Full LED, faróis de neblina dianteiro e traseiro, itinerário frontal 13x128x13 (maior resolução), espelhos retrovisores com câmera (ERV), sensor de estacionamento, câmera de ré, sistema de monitoramento do salão de passageiros e câmera extra de filmagem ligada aos monitores do salão.
Além dos diferenciais externos, é no interior que o Paradiso G8 1800 DD da Lat.Bus se destaca. O piso superior conta com poltronas Leito, Semileito Master, Semileito, Executiva, Executiva SF, e no piso inferior, poltronas Leito Cama, todas com tomada USB A reversível e/ou tipo C, e monitores individuais de 13” ou 10” (poltronas Leito e Leito Cama). Todas as poltronas do piso inferior têm audiofones, sendo que algumas poltronas têm ainda suporte para celular regulável com tomada USB. Quatro poltronas, duas no piso superior e duas no piso inferior, contam com massageador.
Para maior conforto, comodidade e padrão de acabamento, o veículo é equipado ainda com porta-pacotes com tampa (como nos aviões), teto decorativo no piso superior, interfone, iluminação interna para cromoterapia, cinco geladeiras de 8, 35, 40 e duas de 70 litros distribuídas na cabine, na sala de estar e no salão de passageiros, dois aquecedores de líquidos de 6,5 litros junto da escada, tomadas elétricas 110V no salão, mesa de jogos no piso superior.
O veículo ainda é equipado com sanitário no piso inferior lado esquerdo com acionamento vácuo, sistema de ar-condicionado quente/frio de 195.000Btu’s, poltrona do motorista pneumática vibratória, camarote para o motorista com ar refrigerado sem calefação, defroster da cabine do motorista (quente, frio e com refrigeração), sistema de controle de temperatura do ar-condicionado do porta-pacotes por zonas e decoração variada de cortinas e revestimentos de poltronas.
A tecnologia está presente também no sistema de áudio e vídeo, com reprodução de vídeo DVD com USB no salão do piso superior e na sala de estar (piso inferior), com cinco monitores no piso superior e um na sala de estar do piso inferior. Plug de microfone no salão e para o motorista, Head Unit, rádio incorporado ao multiplex e antena rádio tipo Shark, sistema de internet via satélite e sistema de entretenimento com servidor são outros diferenciais.
Paradiso G8 1350 — O Paradiso G8 1350 tem chassi Scania K370C B6x2 Euro 6, com 14.000mm de comprimento, 2.600mm de largura e 3.980mm de altura, com capacidade para 46 passageiros em poltronas Semileito, com tomada USB A reversível e tipo C na poltrona do motorista (pneumática Ergodesign), elevador DPM, tanque de combustível de 700 litros, sensor anticolisão nos espelhos retrovisores e sanitário na parte traseira, nolado direito.
O modelo é equipado com farol dianteiro Full LED, faróis de neblina dianteiro e traseiro, sistema de ar-condicionado de 136.500 BTUs/h, defroster da cabine do motorista quente, frio e refrigeração, sistema multiplex, com rádio incorporado. Conta com sistema de áudio e vídeo com reprodução de vídeo DVD com USB no painel, três monitores no salão de 15,6″, plug de microfone no salão e na cabine do motorista, itinerário frontal 8x80x10, iluminação interna Bio Lighting, geladeira de 70 litros no final do corredor e tomadas elétricas 110V no salão.
Paradiso G8 1200 — O Paradiso G8 1200 exposto possui chassi Volkswagen 18.320 SH Euro 6, com 14.000mm de comprimento, 2.600mm de largura e 3.800mm de altura. Tem capacidade para 46 passageiros em poltronas Semileito, com tomada USB A reversível e tipo C na poltrona do motorista (pneumática Ergodesign), elevador DPM, tanque de combustível de 500 litros e sanitário na parte traseira lado direito.
O modelo é equipado com farol dianteiro Full LED, faróis de neblina dianteiro e traseiro, sistema de ar-condicionado de 136.500 BTU/h, defroster da cabine do motorista quente, frio e refrigeração, sistema Multiplex 4.3″, com rádio incorporado. O veículo ainda conta com sistema de áudio e vídeo com reprodução de DVD com USB no painel, três monitores no salão de 15,6″, plug de microfone no salão e na cabine do motorista, itinerário frontal, iluminação interna Bio Lighting, geladeira de 70 litros no final do corredor e tomadas elétricas 110V no salão.
Attivi Integral com interior inédito —O Marcopolo Attivi Integral exposto na Lat.Bus 2024 inova com uma configuração interna inédita no mercado latino-americano em termos de conforto, segurança, praticidade e padrão de acabamento, com um novo painel totalmente em PU (sem fibra de vidro), o maior uso de materiais recicláveis, como o alumínio, e melhor ergonomia para o motorista. O modelo, apresentado na última edição da feira, recebeu atualizações e vários upgrades em softwares, na calibração do sistema de gerenciamento de energia, no sistema de refrigeração que resultaram em menor consumo de energia e maior eficiência.
Conta também com um painel exclusivo, com design inédito, privilegiando a visibilidade e segurança. Com 12.950mm de comprimento, 2.550mm de largura e 3.675mm de altura, e capacidade para 89 passageiros, entre sentados e em pé. As poltronas ganharam novo acabamento, agora no modelo City estofadas, com apoio de cabeça e novo design e padronagem, além de tomadas USB tipo A no salão e poltrona do motorista pneumática Ergodesign.
Para maior segurança, conforto, comodidade e total acessibilidade, conta com rampa para cadeirante, sistemas de ar-condicionado, Multiplex e de monitoramento com três câmeras, itinerário frontal 13x128x13 e itinerário da janela 13x80x10, câmera extra de filmagem ligada aos monitores do salão, monitor fixo Orbe de 15,6″ e reprodução de mídia Rádio/DVD no painel.
O Marcopolo Attivi Integral possui powertrain com motor elétrico Síncrono de Relutância assistido por Imãs Permanente, com potência de 192kW/385kW e torque de 1.360/2.940 Nm, carregamento corrente contínua com potência máxima de 130kW, sistema de carregamento tomada CCS2/Tensão 650V e baterias com capacidade de 396,75kWh, com tempo de carregamento de até quatro horas e autonomia de até 250 quilômetros. É equipado com suspensão Full Air, sistema de supressão de incêndio, espelhos retrovisores com câmeras dos lados direito e esquerdo, farol de neblina dianteiro.
Veículos Volare na Lat.Bus:Attack 9 Híbrido —Uma das grandes novidades da Volare na Lat.Bus 2024 é a apresentação do primeiro micro-ônibus híbrido produzido no Brasil com tecnologia nacional, o Attack 9 Híbrido – Elétrico/Etanol. O modelo é uma solução viável para a descarbonização do transporte e tem comercialização prevista a partir de 2026, possui um powertrain elétrico de tecnologia Range Extender. Isto permite recarregar as baterias através de um grupo gerador que conta com um motor turbo 1.0 de três cilindros flexfuel, movido a etanol. O projeto é resultado da parceria da Volare com a Horse, empresa da divisão da Horse Powertrain Limited, líder mundial em soluções híbridas e motores a combustão de baixas emissões, e com a WEG, multinacional brasileira fabricante de equipamentos eletroeletrônicos, que atua no setor de bens de capital com foco em motores, redutores e acionamentos elétricos, geradores e transformadores de energia, produtos e sistemas para eletrificação, automação e digitalização.
Com elevado grau de nacionalização, o veículo reúne vantagens e benefícios de um micro convencional movido a diesel e de um veículo 100% elétrico alimentado por baterias. A energia que alimenta o motor elétrico é gerada por um motor a etanol, por esta razão o veículo pode ser utilizado em qualquer região do País, colaborando para o ecossistema, por ser neutro no ciclo do CO2 e permitir a obtenção de créditos de carbono.O modelo se destaca ainda pela autonomia, que pode chegar a 450km, e o reduzido volume ocupado por apenas três pack de baterias, que armazenam 122kWh, proporcionando maior capacidade de transporte de pessoas.
Fly 12 —O Volare Fly 12 cria uma nova categoria de veículos e é considerado um verdadeiro “super micro”. Com comprimento total de 11.730mm, largura de 2.480mm e altura de 3.330mm, o modelo tem a capacidade de transportar até 45 passageiros, além de motorista e auxiliar, com eficiência e dirigibilidade, com reduzidos custos de aquisição e operacionais. Na configuração escolar pode levar 64 estudantes, além de motorista e auxiliar.
Attack 8 Robust — Na concepção do Attack 8 em uma configuração competitiva, a Volare quebra mais paradigma do mercado ao oferecer um modelo pequeno e versátil que representa menores custo de aquisição e operacional e que entrega robustez, agilidade e confiabilidade. Com apenas 6.535 mm de comprimento total e capacidade para 17 passageiros, é indicado para o transporte em aplicações severas, como as diferentes áreas industriais e rurais do norte e nordeste do Brasil, e das regiões agrícolas do Sudeste e centro-oeste.
Attack 10 – Escolar e Fretamento — O segmento do transporte escolar tem crescido fortemente nos últimos anos e, por isso, demanda por modelos específicos para diferentes aplicações. Para atender às necessidades de maior capacidade, com menores custo de aquisição e de operação, a Volare desenvolveu o Attack 10 Escolar. O modelo é indicado para o fretamento e transporte escolar e universitário, com capacidade para 37 na lotação e até 54 pessoas na versão escolar (além de motorista e auxiliar).