O celular é o dispositivo preferido do brasileiro para realizar transações financeiras e conversar com o seu banco. Segundo a mais recente Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária Volume 2, divulgada durante o Febraban Tech 2024, em quatro anos (2019 a 2023) o uso do smartphone nas transações financeiras e relacionamento dos clientes com os bancos aumentou 251%. No ano passado foram mais de 130,7 bilhões de operações, o que representa aumento de 22% em comparação ao período anterior.
A importância crescente do canal mobile é evidenciada por estes resultados e nos remete a pensar cada vez mais em como reforçar a proteção dos clientes e das instituições financeiras neste ambiente digital, que representa 79% do total do acesso aos serviços bancários, ainda segundo esta pesquisa.
A autenticação biométrica para acesso seguro às contas bancárias via celular se apresenta como o método mais seguro e tem boa aceitação por parte dos usuários de smartphones. Quase metade (49%) dos usuários móveis ouvidos pela pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box – Senhas e Biometria no Brasil, divulgada no final de 2023, revelaram que já utilizaram o reconhecimento facial para autenticar o seu acesso a serviços digitais. Uma campanha educativa intensificada pelas instituições financeiras poderia, certamente, aumentar este percentual.
Quais as vantagens da autenticação biométrica para as transações financeiras? O reconhecimento facial é o processo que possibilita identificar e validar a identidade do cliente quando ele acessa ao serviço financeiro ou pretende realizar uma transação bancária. A tecnologia biométrica funciona em três etapas: detecção, captura e correspondência.
Na detecção, são detectados e localizados rostos humanos em imagens e vídeos. A captura transforma informações analógicas (de um rosto) em um conjunto de informações digitais (dados ou vetores) com base nas características faciais da pessoa. Na correspondência, o processo verifica se o rosto pertence à mesma pessoa que visa acessar o serviço.
Outra grande vantagem da autenticação biométrica facial é que ela pode ser utilizada para complementar o método já amplamente utilizado pelas instituições financeiras e seus clientes: as senhas. Ou – melhor ainda – pode substituir o uso das senhas, tornando o processo de autenticação mais seguro.
Deepfakes — Os algoritmos avançados são capazes de detectar tentativas de um fraudador de se passar por um cliente real por meio da utilização de uma imitação (spoofs), como fotos digitais, vídeos e máscaras de rostos em 2D ou 3D. Ela também bloqueia a ocultação de identidade – que utiliza uma imagem facial não humana ou parcialmente obscurecida – para evitar futura detecção de pesquisa baseada em reconhecimento facial.
As deepfakes estão muito avançadas e já representam um enorme risco para as transações bancárias, os algoritmos aplicados na tecnologia biométrica consegue barrar esta modalidade de ameaça a partir dos recursos de Machine Learning (ML) e Inteligência Artificial (IA) para identificar se a imagem utilizada na autenticação biométrica é válida ou não.
Acurácia é muito importante — Em um país multiracial como o Brasil, é justo questionar se a tecnologia biométrica é capaz de oferecer exatidão na verificação de pessoas de todas as raças e etnias, sem nenhum tipo de viés. A resposta é sim. Em um teste realizado pelo NIST – Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia dos Estados Unidos, a referência mundial para este tipo de teste, a autenticação biométrica já obtém uma acurácia superior a 99%, o que representa uma segurança extremamente elevada para se garantir transações bancárias de última geração.
A atual experiência do cliente móvel facilita a massificação da biometria — Quando o cliente instala o aplicativo do seu banco preferido para usar a sua conta no celular, ele já passa uma experiência satisfatória no processo de onboarding, fornecendo seus dados biométricos faciais e digitais. Então, o cliente já sabe como isso funciona e pode manter este método de verificação de identidade ao utilizar os serviços bancários em seu dispositivo.
O cliente prefere o acesso móvel para utilizar o seu banco e as funcionalidades de segurança da tecnologia biométrica aumentam a confiança no mobile banking, que é muito satisfatória, como apontou a pesquisa da Federação dos Bancos Brasileiros.
Esta jornada de segurança mobile é a favor do cliente, certamente.
• Por: Mario Cesar Santos, VP Global de Soluções da Aware.