A ArcelorMittal Brasil se destacou como a produtora de aço mais bem colocada no ranking de inovação do Valor Econômico. Na categoria de Mineração, Siderurgia e Metalurgia, alcançou o segundo lugar, em cerimônia no dia 05 de agosto (segunda-feira). O ranking, que elenca as 150 empresas mais inovadoras do Brasil, é realizado pela PwC Strategy&, da empresa de Consultoría PWC, em parceria com o jornal.
A inovação é parte integral do DNA da empresa, que tem uma história de pioneirismo em diversas frentes. A ArcelorMittal foi a primeira do segmento na América Latina a implementar um processo de produção de aço integrado, a produzir carvão vegetal a partir de fontes renováveis, a lançar um e-commerce para venda de aço no Brasil e a inaugurar o primeiro hub de inovação aberta do setor.
O Açolab, criado há seis anos, é um espaço colaborativo que incentiva o desenvolvimento de soluções transformadoras. Ele já se conectou com mais de 25 mil agentes do ecossistema de inovação aberta ao longo dos anos. Em 2021, a ArcelorMittal lançou o Açolab Ventures, um fundo de corporate venture capital (CVC) para investimentos em startups e pequenas e médias empresas inovadoras. Até o momento, seis startups ligadas à cadeia do aço receberam investimentos e o objetivo é investir R$ 110 milhões até 2029, com a meta de apoiar entre dez e quinze empresas inovadoras.
Em âmbito global, a empresa possui 14 unidades dos Centros de Pesquisa e Desenvolvimento, empregando mais de 1.700 pesquisadores que promovem parcerias inovadoras com o setor privado e os governos locais. No Brasil, o Centro de Pesquisa está situado na Unidade de Tubarão e atende às necessidades de desenvolvimento de produtos, processos e aplicações.
Soluções inovadoras — O Programa de Transformação Digital da ArcelorMittal – o iNO.VC – foi criado para acelerar a transformação digital da empresa por meio da integração de empregados, startups, universidades, hubs de inovação e demais entidades parceiras. O programa incentiva a criatividade e impulsiona a cocriação de soluções inovadoras que beneficiem as etapas de produção de aço.
A ideia é desenvolver projetos e iniciativas que possam otimizar e prover soluções para as diversas alavancas de crescimento do negócio, entre as quais saúde e segurança, meio ambiente, produtividade e atendimento a clientes. O encontro de soluções é feito de forma coletiva e colaborativa, a partir de ideias que envolvam temas do universo digital para dores reais das áreas de negócios.
Além disso, a ArcelorMittal conta com a ArcelorMittal Sistemas, uma empresa de tecnologia com 40 anos de história, que desenvolve soluções de TI para todas as unidades do Grupo no Brasil e em outros países. A ArcelorMittal Sistemas tem um amplo portfólio de serviços que inclui cibersecurity, soluções em nuvem, plataformas SAP e desenvolvimento de projetos. E lançou a Comunidade AgileMinds, um método de trabalho que integra e agiliza as tarefas, reduzindo gargalos conectando e capacitando pessoas para melhorar os processos.