Com o aval da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a nova balança eletrônica HS-WIM vai pesar 100% dos veículos, 24 horas por dia, dar segurança viária e reduzir a emissão de gases-estufa
O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) publicou no dia 1º de agosto (quinta-feira), no Diário Oficial da União (DOU), a Portaria nº 402/2024, aprovando três modelos de instrumentos de pesagem automático de veículos rodoviários em movimento.
De forma inédita, no Brasil, o grupo Ecorodovias desenvolveu sistema de pesagem em alta velocidade, em inglês High Speed Weigh-in-Motion ou HS-WIM com a mesma precisão das balanças lentas tradicionais. Essa tecnologia só existe hoje na Europa, em países como a Suíça e a República Tcheca.
Desse modo, em breve os caminhões, carretas e todos os veículos de carga, que trafegam nas rodovias brasileiras não vão mais precisar parar o veículo para fazer a pesagem de suas cargas.
Isso porque a pesagem das cargas será feita por meio das “balanças eletrônicas” (HS-WIM), assim como ocorre hoje à fiscalização de velocidade com os veículos automotivos.
Este projeto faz parte do sand box regulatório coordenado pela ANTT em cooperação com o Inmetro.
O que é o HS-WIM — O sistema de pesagem em alta velocidade, do inglês, High Speed Weigh-in-Motion (HS-WIM), são tecnologias de fiscalização, monitoramento e controle de rodovias em fluxo livre.
Dessa forma, permitem a caracterização do tráfego, fiscalização, cobrança de pedágio, fiscalização de transporte e quaisquer outras funções relacionadas ao conhecimento do tráfego rodoviário sem que o usuário da rodovia sinta a interferência da operação do equipamento no seu fluxo.
Isso significa que não será mais necessário reduzir a velocidade ou controlar a posição do veículo para permitir o funcionamento da operação desejada.
Portanto, a pesagem em alta velocidade, por meio do equipamento HS-WIM, é um desses dispositivos tecnológicos revolucionários.
Realidade nas rodovias: — Por meio dessa tecnologia, o HS-WIM, pesaremos 100% dos veículos, 24 horaspor dia, melhorando a segurança viária, a experiência do usuário e o controle da emissão de gases-estufa. Além disso, com o apoio do Inmetro, conseguimos avançar mais rápido e, brevemente, deve ser uma realidade em todas as rodovias do Brasil— explica o diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale.
O presidente do Inmetro, Márcio André Brito, informa que o sistema de pesagem em alta velocidade (High Speed Weigh-in-Motion – HS-WIM) está alinhado às diretrizes do Governo Federal, refletindo um compromisso com a sociedade. Ele destaca a colaboração entre o Inmetro, a ANTT e as concessionárias para o desenvolvimento do setor e a modernização dos processos.
Período de testes — A tecnologia HS-WIM passou por um período de testes a partir do Sandbox regulatório, na BR-365, em Uberlândia-MG, rodovia concedida ao grupo EcoRodovias.
Com a homologação do Inmetro sobre o equipamento, agora, a ANTT vai poder aplicar o HS-WIM aos novos contratos de concessão rodoviária e renovação dos já existentes.
Benefícios — A tecnologia da pesagem em alta velocidade apresenta uma série de benefícios em relação ao sistema tradicional de pesagem em balança paralela à rodovia: Menor tempo de viagem por evitar paradas; Pesagem 24h de todos os veículos que transitam na rodovia; Diminuição no número de acidentes, necessidades de socorro médico e mecânico; Diminuição de engarrafamentos; Diminuição em 20% da emissão de gases do efeito estufa; Diminuição dos gastos dos transportadores com manutenção do sistema de frenagem do veículo; Pórtico mais barato que a balança tradicional, com sustos de operação também reduzidos, entre outros benefícios.
Excesso de cargas — O diretor de Metrologia Legal, do Inmetro, Marcelo Morais, ressaltou também os benefícios da implementação deste primeiro modelo de balança aprovado para pesagem em velocidade de trânsito no país.
—Com isso será possível fiscalizar 100% da frota, durante 24 horas por dia, todos os dias da semana. Essa medida tornará a fiscalização do excesso de cargas mais eficiente através de novas tecnologias, aumentando a precisão dos dados e permitindo ações preventivas ao acompanhar de perto os instrumentos, conforme afirmou Morais— pontuou Morais.
Detalhes do novo sistema — O presidente do Inmetro, Márcio André Brito descreve a Portaria 402/2024 como um projeto inovador de fiscalização 4.0 para as estradas brasileiras, projetado para aumentar a confiança e a segurança. Destaca ainda melhoria das fiscalizações, assegurando que os veículos circulem nas rodovias brasileiras com a carga correta.
—Os benefícios incluem maior eficiência e agilidade nas operações de fiscalização, com todos os órgãos delegados do país preparados para implementar o sistema após treinamentos específicos. Por outro lado, estas medidas visam garantir a segurança dos cidadãos, promover um comércio justo e contribuir para a preservação ambiental —destacou Márcio André Brito. | Portaria 402/22024: https://shre.ink/DBqw