Pelo quinto ano consecutivo, a Companhia ocupa o ranking e desta vez alcança a primeira colocação.
O modelo de gestão que valoriza o colaborador em um ambiente de trabalho participativo e inclusivo, com relação transparente e comunicação próxima com a alta liderança garantiu à Capemisa o primeiro lugar no ranking das melhores empresas para se trabalhar no Rio de Janeiro, entre as médias, segundo a consultoria Great Place to Work (GPTW). A conquista foi divulgada na noite desta quarta-feira, em um evento no Vivo Rio, para empresas de pequeno, médio e grande porte.
A companhia investe no fortalecimento de valores de coletividade e colaboração em sua equipe, e, há cinco anos, participa da premiação, alcançando posições que se superam no ranking, ano após ano. Com mais de 450 Colaboradores, a Capemisa fortalece o sentimento de pertencimento do time a partir de iniciativas como a livre discussão de ideias com a alta gestão e participação em reuniões de resultados, além da dedicação do presidente Jorge Andrade ao convívio e escuta – 33% de seu tempo é para relacionamento, trocas e cuidado com as pessoas.
Para o presidente da Capemisa, saúde, educação e liderança autêntica são pilares da Companhia. Jorge Andrade ainda cita outros fatores que reforçam as ações de cuidado da empresa com seus Colaboradores.
—Estamos mais atentos à questão da saúde física e mental, acompanhando de perto os colaboradores com check ups, campanha de vacinação contra a gripe, suporte psicológico, etc, para atuarmos de maneira preventiva. Há quatro anos, oferecemos ensino superior e pós-graduação gratuitos para desenvolver nossos profissionais e capacitar nosso time para o mercado. Também criamos o Programa Inova+, que traz as dores e oportunidades indicadas por Corretores e motiva os Colaboradores para construção de soluções e geração de valor, além da participação nos projetos, em equipes multidisciplinares, atuando com metodologias ágeis, que permitem mais colaboração, criatividade e agilidade ao processo— explica.
Segundo a gerente de Recursos Humanos, Patrícia Pacheco, com o chamado “O jeito de C Capemisa”, a empresa ganha força como marca empregadora. —Renovamos nossos quadros com novos talentos em programas de estágio e jovens aprendizes, além de promover a “prata da casa” com o programa de desenvolvimento de carreira e sucessão de lideranças— comenta ela.
A companhia aderiu ao Pacto de Promoção pela Equidade Racial e se tornou signatária da ONU Mulheres, neste ano, reforçando a importância do respeito à diversidade e demais pilares ESG. Atualmente, há 54% de mulheres no quadro de Colaboradores; 49% delas são líderes de suas equipes; mais de 70% dessa liderança feminina ascendeu aos cargos atuais por conta de suas carreiras na própria companhia; e 38% delas têm cor preta ou parda.
A empresa traz para o mercado um diferencial competitivo com um consistente programa de benefícios. Entre eles: previdência privada, atendimento nutricional e psicológico, day off para aniversário de filhos até 11 anos, ticket alimentação e refeição (mantidos na licença maternidade por seis meses), auxílio babá e creche, participação nos lucros. Oferece ainda campanhas de vacinação da gripe para todos os colaboradores e dependentes, check up e acompanhamento preventivo; e home-office integral para os funcionários da matriz.
Em um momento em que a saúde mental é colocada no centro das atenções, a Capemisa recebeu o selo “Saúde Emocional”, em 2022, —estamos, através do grupo de gestão da saúde, que conta com a médica do trabalho, nos debruçando em relatórios com ajuda da IA, para identificarmos o quanto antes os primeiros sinais relacionados ao bem-estar emocional das pessoas e assim podemos cuidar preventivamente delas — explica Patrícia Pacheco.
Atual, mas sem esquecer os ideais fundadores de sua história, a Capemisa foi fundada há 64 anos para apoiar as ações sociais do Lar Fabiano de Cristo, instituição que até hoje inspira seus Colaboradores. Segue as premissas cotidianas de sua cultura organizacional como proteção, cooperação e humanização.