Parceria iniciada em 2021, cujo objetivo é de qualificar mais empresas para aproveitar o mercado digital internacional, seja de B2B ou B2C. Memorando de Entendimento (MOU) para novas ações em conjunto do programa E-xport foi assinado durante o E-xport Meeting 2024.
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Amazon Brasil renovaram um Memorando de Entendimento (MOU) no dia 31 de julho (quarta-feira), para dar continuidade nas ações em parceria com o objetivo de capacitar empresas brasileiras para expandirem as vendas digitais internacionais, MOU que já havia começado lá em 15 de setembro de 2021, durante o governo passado sob a gestão do Ministério da Economia, do então ex- presidente Bolsonaro. A assinatura foi realizada durante o E-Xport Meeting 2024, encontro promovido pela ApexBrasil durante o maior evento de e-commerce da América Latina, o Fórum E-commerce Brasil, que reúne especialistas, autoridades e líderes de mercado para discutir e planejar o futuro do e-commerce global.
Parceiros desde 2021 — Desde então, ApexBrasil e Amazon Brasil já apoiaram a criação de mais de 60 lojas de empresas brasileiras nos Estados Unidos por meio do e-commerce. Agora, nesta nova etapa, o programa E-xport edição Amazon 2024 chega reestruturado e com novidades. A expectativa é capacitar cerca de 200 empresas brasileiras interessadas em expandir negócios para os Estados Unidos. Além da capacitação, as 20 empresas selecionadas receberão da ApexBrasil até vinte mil reais para efetivamente colocar o plano de negócios em prática. Outra novidade é a inclusão de mais atividades práticas de planejamento e apoio estratégico nos ciclos do programa, bem como descontos da rede de fornecedores e incentivos da Amazon.
A proposta é auxiliar empresas brasileiras interessadas em iniciar ou ampliar as vendas digitais no mercado internacional. O novo ciclo do projeto, anunciado em um webinar, inicia com um treinamento básico no âmbito do E-Xport Meeting e vai até o fim do ano com a operação das lojas brasileiras em atividade nos Estados Unidos.
—Ao renovar esta parceria, ApexBrasil e Amazon Brasil abrem espaço para empresas interessadas em operar de maneira competitiva e crescer via comércio eletrônico através de uma das principais empresas de tecnologia do mundo —explica a gerente de Competitividade da ApexBrasil, Clarissa Furtado.
Amazon —Com o Programa de Vendas Internacionais da Amazon, tornamos todo o processo mais fácil e eficiente para quem quer exportar seus produtos, fornecendo suporte especializado. Estamos comprometidos em apoiar os empreendedores e empreendedoras do Brasil, seguindo com nossos esforços de fortalecer seus negócios em âmbito nacional e possibilitar uma expansão além das fronteiras. Queremos reduzir as barreiras para as empresas acessarem outros mercados, ajudando os vendedores com capacitação e logística —ressalta Ricardo Garrido, diretor de marketplace da Amazon Brasil.
A Amazon está presente em 23 países e envia produtos para mais de 200 países e territórios. Segundo a Gerente de Projetos e Parcerias para Amazon na América Latina, Valentina Neves, cerca de 75% dos clientes utilizam a Amazon para descobrir novas marcas e novos produtos. Os vendedores podem se beneficiar da alta movimentação da plataforma e conseguir levar produtos brasileiros a mais clientes.
A proposta, de acordo com a analista da Coordenação de Competitividade da ApexBrasil, Camila Paschoal, é promover a internacionalização das empresas brasileiras por meio da inserção sustentável no comércio eletrônico mundial e da melhoria de sua presença digital. Por sua vez, a Amazon tem interesse em ampliar o número de vendedores brasileiros exportando por meio da empresa, fornecendo treinamento e democratizando a exportação via e-commerce internacional.
O e-commerce brasileiro— Em 2023, o Brasil ocupou o 12º lugar no ranking mundial de e-commerce. Segundo os dados da Euromonitor, o valor do e-commerce do varejo brasileiro chegou a US$ 50,6 bilhões em 2023, representando 1,3% do total mundial. Entre 2019 e 2023, o crescimento médio anual brasileiro desse segmento foi de 32,2%, uma das maiores taxas desse período entre os principais players globais.
O setor de aparelhos eletroeletrônicos representou 21,4% do valor total do e-commerce de varejo do Brasil, seguido de Moda (10,9%), Produtos de casa (9,4%), Saúde e beleza (5,2%), Alimentos (2,7%) e Bebidas e tabaco (1,1%). Os demais 49,4% estão concentrados em outros produtos.
Trata-se de um mercado em ascensão com inúmeras oportunidades de negócios para empresas interessadas em comercializar produtos no exterior. | Programa E-xport: https://shre.ink/Dp4Z