sede-embracon

02/08/2024

Embracon cresce 92% e fatura R$ 8.9 bilhões no 1S24

Enquanto bancos mostram quedas, empresa vive melhor fase no negócio e se torna líder entre as administradoras independentes.

O setor de consórcios cresceu 25,6% em 2023 e atingiu R$ 317 bilhões de faturamento, algo que deve ser superado este ano. Isso porque, no primeiro semestre de 2024, o sistema cresceu 18%, batendo R$ 170 bilhões em consórcios, com mais de 10 milhões de participantes, segundo dados da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios(Abac). A Embracon, uma das maiores do setor, registrou um crescimento de 92% no mesmo período, com um faturamento de R$ 8,9 bilhões. Só no mês de junho, a produção consolidada totalizou R$ 2,2 bilhões.

Em número de cotas ativas, o mercado divulgou, segundo a ABAC, que o sistema cresceu 5,5% nesse primeiro semestre, enquanto a Embracon cresceu 22,8%. De acordo com o balanço de consórcios do Banco Central, entre janeiro e abril, considerando o apurado da Embracon mais a administração dos consórcios Volkswagen e RCI, a empresa está na 4ª posição do ranking de vendas de cotas, atrás apenas de Banco do Brasil, Bradesco e Itaú, que tiveram quedas, se tornando líder entre as administradoras independentes neste período.

Segundo Luís Toscano, vice-presidente de Negócios, a Embracon está vivendo seu melhor momento. —O consórcio tem sido um produto cada vez mais conhecido entre os brasileiros e acreditamos que tem muito ainda a crescer, já que hoje tem penetração em cerca de 5% da população apenas. Estamos investindo em marketing e já dobramos os leads gerados este ano e também na expansão dos canais —explica o executivo.

A empresa ampliou em 68% os investimentos em campanhas esportivas para este ano. Nesse cenário, a Embracon mira estar entre as maiores independentes, não ligadas às instituições financeiras. Para isso, a empresa tem investido em tecnologia como inteligência artificial para atender ao consorciado. —Investimos muito em tecnologia e hoje no site já é possível fazer várias simulações e comprar tudo online. Mas esse é um segmento especializado, e é preciso um trabalho de consultoria para entender demandas específicas dos nossos clientes e atendê-los durante toda a sua jornada no consórcio—.

Com foco na ampliação de canais de vendas, a Embracon Franchising, lançada em 2023, vendeu R$ 15 milhões no primeiro semestre de 2023. “Nesse mesmo período de 2024, já está com R$ 280 milhões e sinaliza fechar o ano com R$ 1 bilhão”, afirma Toscano. Ainda no segundo semestre, a Embracon inaugura filiais em Salvador, Rio de Janeiro e Curitiba.

A contemplação média de automóveis na Embracon nos últimos 12 meses foi de 2,59%, apresentando o 6º melhor índice dentre as principais empresas do segmento. Já em imóveis, a Embracon apresenta o 5º melhor índice dentre as principais empresas nos últimos 12 meses. No total, são mais de 2.800 mil contemplações por mês. Dados do Banco Central.

Embracon —A Embracon está há 35 anos no mercado de consórcios e já entregou mais de meio milhão de bens. A empresa é autorizada e fiscalizada pelo Banco Central do Brasil e associada à Associação Brasileira das Administradoras de Consórcios(ABAC). A empresa possui cerca de 100 filiais próprias, 600 parceiros de negócios, considerando, varejistas, institucionais, montadoras, cooperativas de crédito, bancos estaduais, empresas de máquinas agrícolas e quase 3 mil colaboradores celetistas.