A Bravo Serviços Logísticos passa a ser uma das empresas pioneiras no setor logístico de armazenamento e distribuição de insumos para o mercado agrícola na implementação da operação de drones para a gestão de inventário de produtos armazenados em suas unidades. Visando trazer mais segurança, rapidez e acuracidade, o projeto busca otimizar o tradicional processo de inventário com o apoio da tecnologia.
A parceria do novo investimento é com a Logistics Reply, multinacional italiana e uma das líderes mundiais em soluções e sistemas de logística e supply chain que, através de um de seus softwares próprios e da tecnologia LEA Reply Drone, oferece diversos benefícios, como o ganho de produtividade de mais de 450% em relação ao método convencional, além da precisão e da visibilidade dos processos logísticos, possibilitando uma entrega de melhor qualidade e, consequentemente, a satisfação total do cliente.
A segurança dos colaboradores, organização nos armazéns, facilidade nas comprovações e pesquisas de mercadorias, auditorias e fiscalizações e aprimoração na rastreabilidade, são outras vantagens de destaque. A tecnologia ainda permite agilidade na leitura dos produtos, que pode variar de acordo com o posicionamento das etiquetas entre 6 e 10 segundos, e captação de imagens por onde passa, fazendo com que os registros auxiliem na conferência de possíveis avarias.
Em longo prazo, a ideia é que, por meio da inteligência artificial, esses registros de danos ou materiais violados sejam acionados previamente para que o drone possa identificar futuros casos.
— Os drones representam mudanças na nova era da logística e podem transformar e otimizar muitos dos processos da cadeia de suprimentos. Atuamos com o compromisso de estar sempre à frente em melhorias, inovação e tecnologia, modernizando cada vez mais nossas operações para melhor atender nossos clientes — finaliza Elimar Elesbon, diretor de Operações, da Bravo Serviços Logísticos.
O projeto piloto está em implementação em uma das unidades da empresa em Paulínia-SP. A expectativa é que até o início de 2025 todas as filiais da Bravo contem com a tecnologia.
Bravo Serviços Logísticos — A Bravo Serviços Logísticos começou sua jornada de atuação em 1997. Ao longo de sua trajetória, buscou aprimorar os processos e operações, se especializou no atendimento logístico para o mercado agrícola e se tornou referência em serviços eficientes de armazenamento e distribuição de insumos agrícolas. Com sede em Uberaba (MG), conta com filiais em Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia e Maranhão.
Reply — A Reply é uma multinacional italiana com mais de 26 anos de experiência, oferece soluções de software de ponta que ajudam as empresas a ter uma supply chain digital mais eficiente e conectada, na qual diferentes sistemas, parceiros, pessoas e máquinas interagem de maneira integrada, à partir do uso de tecnologias de última geração, como Inteligência Artificial, robótica, vestíveis e IoT (internet das coisas). A LEA Reply™ é um conjunto de microsserviços comerciais para inventário, armazenamento, distribuição, entrega, atividades de ponto de vendas e visibilidade de ponta a ponta.