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01/08/2024

Mercado de tecnologia fora do eixo Rio – São Paulo é um ‘oceano azul’ de possibilidades

André Cavalcanti, Regional Sales Manager da Unentel, explica que êxodo de profissionais de TI para o Sudeste reflete déficit de investimento local.

Apesar do notável crescimento do setor de tecnologia no Brasil — segmento que alcançou os R$ 707,7 bilhões em 2023, segundo a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom) —, as oportunidades de trabalho e desenvolvimento nessa área se mostram desiguais. Estados como Bahia, Pernambuco e Ceará, junto com o Distrito Federal, somam apenas 11% dos empregos em Software e Serviços no país, de acordo com o Panorama de Talentos em Tecnologia do Google for Startups; enquanto isso, São Paulo, sozinho, concentra 44%.

—Há um verdadeiro oceano azul de oportunidades a ser explorado fora do eixo Rio-São Paulo. As demais regiões têm capacidade de se tornarem polos importantes para a tecnologia no país, cada uma à sua maneira. O Nordeste, por exemplo, promove inovação e competitividade ímpares nas áreas de saúde, educação, comércio e indústrias —analisa André Cavalcanti, Regional Sales Manager da Unentel, distribuidora de soluções tecnológicas para companhias com sede em Salvador.

Segundo a Gartner, até 2024, 75% das empresas aumentarão o investimento em tecnologias, como nuvem, inteligência artificial, internet das coisas e blockchain. No entanto, a oferta de talentos em TI não acompanha essa demanda.

André acredita que, embora existam talentos capacitados, sua retenção depende dos investimentos empresariais destinados a manter esses profissionais nas suas regiões. Para ele, setores como gestão, governança, software, infraestrutura e educação têm grande potencial para se beneficiar do desenvolvimento tecnológico local.

—Profissionais precisam ser valorizados, caso contrário, o êxodo desses talentos para regiões onde há mais oportunidades continuará acontecendo. Se não houver uma educação de qualidade para transformar as pessoas em formadores de opinião e especialistas em tecnologia, capazes de falar com entusiasmo e profundidade, o mercado continuará a encarar a transformação digital como um custo, e não como um investimento lucrativo— comenta o executivo.

Essa visão equivocada de que investir em TI é um gasto também é um desafio a ser superado. Para que o mercado cresça efetivamente, é necessário capacitar profissionais de TI que acreditem na importância da transformação digital e possam transmitir esse entusiasmo, ajudando empresas a se tornarem mais competitivas e aproveitarem os benefícios de novas tecnologias, como a inteligência artificial.

—O potencial econômico e a busca por inovação estão impulsionando a TI no Brasil inteiro, mas o crescimento mais igualitário desse mercado depende de um esforço em conjunto envolvendo setores público, privado, acadêmico e a sociedade. É urgente o comprometimento dos executivos e das grandes empresas para capitalizar o mercado com iniciativas focadas em explorar o vasto oceano azul de oportunidades que todas as regiões oferecem— finaliza Cavalcanti.

Unentel — A Unentel Distribuição tem mais de 40 anos de mercado, distribuindo grandes marcas com soluções de videoconferência, audiovisual, redes LAN/WLAN, cibersegurança, devices e automação em todo o território nacional. Focada no público B2B, destacou-se entre as empresas que mais cresceram no país por dois anos seguidos, no Ranking Exame Negócios em Expansão de 2021 e 2022, tornando-se referência no setor de tecnologia brasileiro.