O também ratificado ministro dos Assuntos Marítimos procurará fortalecer a liderança do Panamá nesta área.
A Sessão Plenária da Assembleia Nacional do Panamá, presidida por Dana Castañeda, ratificou Luis Alberto Roquebert como administrador da Autoridade Marítima do Panamá (AMP) e Ministro de Assuntos Marítimos do Panamá para o período 2024-2029.
A ratificação de Roquebert como novo administrador da AMP contou com o apoio da Comissão de Credenciais do Órgão Legislativo, presidida pela deputada Shirley Castañeda, após análise de sua documentação e verificação de que cumpre os requisitos necessários para ocupar o cargo.
— Tenho o compromisso de trabalhar incansavelmente pela instituição que ora represento. Este novo capítulo da instituição será marcado pela transparência, ética e excelência no atendimento —afirmou Roquebert ao assumir o cargo.
Principais desafios —O novo administrador da AMP reconheceu os desafios significativos e as oportunidades sem precedentes para fortalecer a posição do Panamá como líder no setor marítimo. Em particular, destacou a necessidade de implementar sistemas automatizados para otimizar processos e melhorar o atendimento ao usuário do Registro de Navios do Panamá, que abriga o maior número de navios e enfrenta uma concorrência crescente.
Em termos de cooperação internacional, o novo administrador reafirmou o seu compromisso com o recrutamento de navios recentemente construídos no Registo de Navios do Panamá, a aceitação de navios sob padrões de classe mundial e a purificação da frota mercante para cumprir os acordos estabelecidos no. Memorando de Entendimento de Paris (MOU de Paris).
—O Panamá, com uma extensa costa no Pacífico e no Atlântico, necessita de um plano agressivo de investimentos para a construção e manutenção de infraestruturas portuárias. Atualmente, o país se prepara para uma auditoria da Organização Marítima Internacional (IMO), para certificar o cumprimento dos elevados níveis de segurança portuária— explicou o engenheiro Roquebert.
Na gestão de Roquebert, a AMP espera conseguir a implantação do sistema VTS (Vessel Traffic System), que permitirá o monitoramento costeiro, a redução de acidentes, a detecção de derramamentos de óleo, a identificação de embarcações ilegais e o combate ao tráfico de drogas e à pirataria.
Trajetória — Luis Roquebert, que se formou em Engenharia de Minas pela Universidade de Missouri-Rolla em 1979 e concluiu o Programa de Gestão Sênior do INCAE em 1989, possui uma sólida carreira profissional de 39 anos na Petroterminal de Panamá, SA (PTP), onde ocupou vários cargos cargos intermediários, até se tornar gerente-geral.
A partir deste momento, o engenheiro Roquebert aplicará sua vasta experiência para aproveitar as grandes oportunidades da cultura do trânsito do Istmo e promover o desenvolvimento econômico e social do Panamá. | MM