park-jacarepagua2

27/07/2024

Multiplan registra lucro líquido de R$ 282 milhões no 2T24

Alta de 14% ante ao mesmo período em 2023. No semestre alcançou R$549 milhões, com aumento de 21% comparado ao mesmo período do ano passado.

A Multiplan Empreendimentos Imobiliários divulgou, no dia 25 de julho (quinta-feira), os resultados do segundo trimestre de 2024. Destaque para o crescimento de 14% no lucro líquido no período, ante ao mesmo período do ano anterior. No acumulado do semestre, o crescimento foi de 21%, totalizando R$549 milhões. A empresa realizou uma teleconferência, com participação de seus executivos na manhã do dia 26 de julho (sexta-feira).

O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebtida na sigla em inglês) ajustado, da Multiplan alcançou R$ 389,640 milhões no segundo trimestre de 2024, um aumento de 5,5% comparado ao segundo trimestre de 2023. Crescimento, explica, por impulsionamento das melhorias na eficiência operacional e um aumento nas receitas. A receita líquida cresceu 7,4% no trimestre ante o mesmo período de 2023 somando R$ 540 milhões, sendo impulsionada pelo segmento imobiliário.

A empresa demonstrou uma redução nas despesas de propriedades, em menos 29%, totalizando R$ 37,854 milhões.

As vendas dos lojistas totalizaram R$ 5,6 bilhões no trimestre, alcançando o maior patamar para o período já registrado e um aumento anual de 6,3%. Já as vendas nas mesmas lojas (SSS, na sigla em inglês) tiveram expansão de 5,1%. A taxa de ocupação média ficou em 96%, ante os 95,4% apresentados um ano antes, enquanto o custo de ocupação caiu de 13,6% para 13% na mesma base de comparação.

As despesas gerais e administrativas avançaram 4,8%, para R$ 45,9 milhões. Já a dívida líquida cresceu 7,4% na comparação trimestral, para R$ 2,19 bilhões, fazendo com que a alavancagem da companhia, medida pela relação dívida líquida sobre Ebitda, subisse para 1,40 vez, ante 1,32 vez no fim do primeiro trimestre.

—Os resultados do período foram fruto também da estratégia multiuso da companhia para desenvolver o entorno de seus shoppings, seja por meio de projetos diretos da Multiplan, como é o caso do Golden Lake ou de parceiros no banco de terrenos da empresa, como fizemos com a venda de três lotes próximos ao RibeirãoShopping. O objetivo é promover o desenvolvimento de empreendimentos imobiliários integrados aos shoppings, um dos pilares estratégicos da história da Multiplan — aponta Eduardo K. Peres, presidente da empresa.

A estratégia de crescimento de longo prazo da Multiplan segue focada em investir em seus ativos próprios, priorizando projetos de expansão e revitalização. No segundo trimestre de 2024, foram realizados investimentos da ordem de R$270 milhões, incluindo quatro projetos de expansão, 14 revitalizações e a aquisição de participação minoritária no ParkJacarepaguá, Rio de Janeiro.

—Continuamos evoluindo rapidamente com as obras das expansões do DiamondMall (MG) e do ParkShoppingBarigüi (PR), que serão entregues em novembro, e os trabalhos no MorumbiShopping (SP) também seguem em ritmo acelerado. Outro marco recente foi a entrega das chaves aos novos lojistas do ParkShoppingBarigüi, que já está com 100% do centro médico locado e com mais de 90% das lojas comercializadas— conclui o presidente.