Marcas do Grupo Boticário reforçam compromissos com a sustentabilidade e conservação marinha. Inspiradas pela atuação consistente a favor da saúde dos mares da Fundação Grupo Boticário, marcas apostam em pesquisa e desenvolvimento de produtos para alavancar a agenda ESG e a proteção dos recursos hídricos.
Na Década do Oceano (2021-2030), iniciativa das Nações Unidas para promover a saúde do oceano, e inspiradas pela consistente atuação da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, instituição sem fins lucrativos dedicada à conservação da biodiversidade mantida há mais de três décadas pelo Grupo Boticário, marcas como Australian Gold, O Boticário e Quem Disse Berenice? reiteram seu compromisso com a sustentabilidade e a proteção marinha.
O Boticário acaba de lançar os primeiros produtos com o selo “Fórmula Amiga das Águas”, que contribui para reduzir o impacto dos produtos enxaguáveis nos ecossistemas aquáticos. O selo, estreado em dois produtos enxaguáveis da linha Cuide-se Bem Bob Esponja, é validado pela ferramenta I.A.R.A (Índice de Avaliação de Risco Ambiental), desenvolvida pelo Grupo Boticário de forma pioneira, que permite calcular o impacto nas águas e a biodegradabilidade dos produtos como shampoos, condicionadores e sabonetes.
O selo foi desenvolvido pelas áreas de Segurança de Produtos e Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Boticário, a metodologia envolve parametrizar dados de segurança ambiental de ingredientes, como bioacumulação, biodegradação e toxicidade aquática, usando uma matriz de risco para atribuir uma nota. Esse processo ajuda a identificar ingredientes que precisam ser substituídos ou ter sua concentração reduzida para minimizar danos ao sistema aquático. O atributo é resultado do contínuo investimento em inovação que entrega soluções em prol do meio ambiente e da sociedade.
Ainda, a linha apresenta itens 100% veganos, com alta porcentagem de ingredientes naturais, e o sabonete líquido que apresenta o primeiro frasco PE PCR (embalagens feitas a partir de plástico reciclado pós-consumo) do Grupo Boticário. O principal diferencial é a redução do uso de materiais virgens na produção da embalagem, mesmo aqueles de fontes renováveis, fomentando a economia circular nas embalagens da marca.
Não é de hoje que as marcas do Grupo Boticário destacam a importância de reduzir os impactos ambientais negativos do descarte de resíduos para conservar o oceano. Desde 2006, O Boticário tem ativamente enfrentado o desafio do descarte de resíduos sólidos com o programa Boti Recicla, maior programa de logística reversa do mercado de beleza brasileiro em pontos de coleta. Quem Disse Berenice? também contribui com o programa QDB Recicla, incentivando o retorno de embalagens vazias às suas lojas com benefícios aos consumidores.
Australian Gold Brasil, marca que já é reconhecida pelo seu comprometimento com a conservação marinha, reaproveita garrafas PET todo mês, resultando em embalagens produzidas a partir de plástico reciclado. Com foco na economia circular e na redução do impacto ambiental e social, a iniciativa colabora com o desenvolvimento e o aumento da renda de mais de 30 cooperados e catadores da região litorânea do estado de São Paulo, beneficiando cerca de 300 famílias envolvidas na coleta e reciclagem de materiais.
O branqueamento dos recifes de corais é um desafio ambiental contemporâneo ocasionado pelo aquecimento do planeta, associado a um conjunto de outros fatores – um problema que pode ocasionar grande desequilíbrio, já que várias espécies dependem desse ecossistema para se desenvolver e reproduzir. Diante desse cenário, o Grupo Boticário desenvolveu uma metodologia científica inovadora na formulação do protetor solar, com o objetivo de minimizar o impacto aos corais e contribuir com a proteção desse ecossistema tão importante. Em parceria com um laboratório de ecotoxicologia, a Australian Gold Brasil tornou-se uma das primeiras marcas nacionais com o atributo Reef Safe em seus filtros solares. O selo certifica que as formulações não são prejudiciais aos corais.
Essas e outras ações, como a linha não comercial de fragrâncias “Extinto”, de O Boticário, inspirada em áreas naturais ameaçadas pela poluição, como a Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, e o lançamento de produtos com ecoglitter da Quem Disse Berenice?, livre de partículas de plástico que poluem o meio ambiente e o oceano, refletem uma estratégia robusta das marcas do Grupo Boticário que visam promover a sustentabilidade em resposta aos desafios ambientais.
—Iniciativas como os selos ‘Fórmula Amiga das Águas’ e ‘Reef Safe’ e as ações perenes realizadas pelas marcas do Grupo Boticário estão alinhadas com o compromisso contínuo de garantir a eficiência hídrica do negócio e impactar positivamente bacias hidrográficas estratégicas para nós e a sociedade, além da mitigação das mudanças climáticas e o fomento de negócios sustentáveis. Estamos cientes de que os consumidores estão cada vez mais conscientes e interessados em adquirir produtos que tenham atributos sustentáveis. Suas decisões são cada vez mais influenciadas pelo impacto ambiental positivo, e isso nos motiva ainda mais —explica Luis Meyer, diretor de ESG do Grupo Boticário.
A Fundação Grupo Boticário atua a favor da proteção do oceano e dos ecossistemas marinhos desde a sua criação (1990) direcionando cerca de 25% dos investimentos em conservação para iniciativas e ações conectadas com a saúde e a sustentabilidade dos mares. Enquanto em escala global, segundo a Unesco, que reconhece a Fundação como representante da sociedade civil da Década do Oceano no Brasil, os gastos com pesquisa e desenvolvimento voltados à ciência oceânica não passam de 4%.
São mais de 280 projetos apoiados ao longo da costa brasileira em parceria com cerca de 150 instituições, além de uma iniciativa dedicada ao estímulo da comunicação para diferentes públicos sobre a importância da conservação de ambientes marinhos e costeiros: o Conexão Oceano. Alinhadas a isso, as marcas do Grupo Boticário têm a meta de seus produtos enxaguáveis terem menor impacto para o oceano. —Considerando a relevância do tema para a sociedade e o negócio, o nível de ambição foi ampliado com metas específicas relacionadas ao aumento da biodegradabilidade e redução de impacto na água dos produtos enxaguáveis, redução do consumo de água nas operações e redução do risco hídrico em mananciais— finaliza Meyer.
O Boticário —O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos e marca primogênita do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem a maior rede franqueada de Beleza e Bem-estar do Brasil com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e com presença em 15 países. O Boticário conta com um amplo portfólio composto por itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais e está presente nos canais de loja, venda direta e e-commerce. Comprometida com as pessoas com o planeta, a marca possui o maior programa de logística reversa em pontos de coleta do Brasil, o Boti Recicla. Além de fazer parte do movimento Diversa Beleza —um compromisso com a beleza livre de estereótipos —e não realiza testes em animais.
Quem Disse, Berenice? Quem Disse, Berenice? faz parte do Grupo Boticário e nasceu em 2012 para questionar e ampliar os conceitos sobre beleza. Com a essência de liberdade, é uma marca anti-idealização e sem julgamentos.Seus produtos são pensados para que as pessoas vivam livres suas rotinas, oferecendo clean beauty com performance. Entre makes para causar até skincare para compensar, conta com um portfólio com mais de 500 produtos veganos, cruelty free e ativos tecnológicos, capazes de se adaptarem a diferentes rotinas e idades. Hoje, Quem Disse, Berenice? possui mais de 109 lojas no Brasil e nove lojas em Portugal, além de e-commerces e venda direta, por meio de revendedoras com o catálogo Eu Amo Make. Além disso, a marca possui a dinâmica do Menu de Make, em que a consumidora pode agendar maquiagens na loja e converter o valor de R$ 139,90 em produtos de QDB.
Australian Gold—Há mais de 35 anos no mercado, a marca americana surgiu no ramo de protetores solares inspirada no estilo de vida australiano e de seus nativos. Presente desde 2008 no Brasil, a Australian Gold oferece um bronzeado protegido e sustentável, com uma fragrância exclusiva. A marca convida seus consumidores a conquistarem Sua Cor de Praia em qualquer estação, sem prejudicar o meio ambiente, visto que conta com o selo Reef Safe e tem formulações seguras para os corais. Em solo nacional, é comercializada pelo Grupo Boticário, sendo reconhecida como a marca Nº1 de Bronzeado no país em farmácias.
Fundação Grupo Boticário — Com mais de 30 anos de história, a Fundação Grupo Boticário é uma das principais fundações empresariais do Brasil que atuam para proteger a natureza brasileira. A instituição atua para que a conservação da biodiversidade seja priorizada nos negócios e em políticas públicas e apoia ações que aproximem diferentes atores e mecanismos em busca de soluções para os principais desafios ambientais, sociais e econômicos. Já apoiou cerca de 1.700 iniciativas em todos os biomas no país. Protege duas áreas de Mata Atlântica e Cerrado –—os biomas mais ameaçados do Brasil —, somando 11 mil hectares, o equivalente a 70 Parques do Ibirapuera. Com mais de 1,2 milhão de seguidores nas redes sociais, busca também aproximar a natureza do cotidiano das pessoas. A Fundação é fruto da inspiração de Miguel Krigsner, fundador de O Boticário e atual presidente do Conselho de Administração do Grupo Boticário. A instituição foi criada em 1990, dois anos antes da Rio-92 ou Cúpula da Terra, evento que foi um marco para a conservação ambiental mundial.