chaiana-jacques

26/07/2024

Santa Catarina é destaque no cenário de importações

Com forte participação da China; relação comercial entre os países também têm impulsionado a exportação de commodities brasileiras.

Santa Catarina vem solidificando seu papel de destaque no cenário de importações do Brasil, com um volume significativo vindo da China, seu principal parceiro comercial. Em 2023, o estado importou um total de US$ 28,8 bilhões, sendo US$ 11,722 bilhões provenientes da China, um aumento de 1,99% em relação a 2022.

Este ano, as relações comerciais entre Brasil e China completam 50 anos, marcando meio século de intercâmbio econômico benéfico para ambos os países. Ao longo desse período, a China consolidou-se como o maior parceiro comercial do Brasil. Segundo a especialista e Head Comercial da IDB do Brasil Trading, Chaiana Jacques, que recentemente realizou uma missão comercial ao país, essa relação oferece muitos aprendizados e uma análise das melhores práticas para o mercado do comércio exterior.

—A visita comercial teve como principal objetivo identificar oportunidades para a IDB no futuro, especialmente no que diz respeito ao outsourcing para atender nossos clientes e ao desenvolvimento de produtos internacionais para representar no Brasil. Além disso, esse encontro possibilitou uma compreensão ainda mais aprofundada sobre a cultura e demais fatores que influenciam a relação comercial entre os dois países —afirmou Chaiana.

Os produtos chineses representam 40,7% das importações catarinenses, com destaque para eletrodomésticos de cozinha, que tiveram um aumento expressivo de 56,9%.

A relação tem sido uma via de mão dupla. Uma das principais vantagens para o Brasil é o robusto mercado consumidor chinês, um destino importante para as exportações brasileiras de commodities. A demanda chinesa impulsiona o agronegócio e a indústria extrativa do país, gerando emprego e crescimento econômico. Além disso, a troca de conhecimentos tecnológicos é uma vantagem significativa. A China, líder em inovação e tecnologia, pode cooperar com o Brasil no avanço em áreas como inteligência artificial, energias renováveis e infraestrutura, enquanto o Brasil pode compartilhar sua expertise em setores como agronegócio sustentável e biotecnologia.

Segundo a executiva, é perceptível a necessidade de uma integração maior entre as cadeias produtivas dos dois países, promovendo joint ventures e parcerias estratégicas. O investimento em missões comerciais também pode facilitar o acesso a novos mercados e reduzir as barreiras comerciais. Além disso, a digitalização dos processos do comércio exterior, como a utilização do blockchain para garantir a transparência e segurança das transações, é uma tendência que pode beneficiar o Brasil e a China. O fortalecimento de acordos bilaterais e multilaterais também é crucial para promover um ambiente de negócios mais estável e previsível.

Durante a missão comercial, Chaiana compareceu a Canton Fair, maior feira do mundo para importadores, e impressionou-se pela qualidade dos produtos e avanços tecnológicos. —A feira oferece uma visão clara do potencial significativo para o mercado brasileiro, destacando a importância das relações comerciais entre Brasil e China para o crescimento e desenvolvimento mútuo —destaca ela.

IDB do Brasil Trading — Fundada em 2006, a IDB do Brasil Trading é uma das maiores empresas de importação do sul do Brasil. Está localizada estrategicamente em Santa Catarina, num dos principais polos de importação do país. O Estado oferece benefícios fiscais convalidados, além de excelente estrutura portuária e retroportuária. A IDB do Brasil Trading assessora seus clientes de ponta a ponta, sob o propósito de crescer com qualidade e com respeito às legislações. Com cerca de 100 clientes ativos, a empresa é uma parceira estratégica para grandes marcas do mundo, nacionais e internacionais, e está em constante expansão.