projeto-halal

26/07/2024

Projeto Halal abre inscrição de rodada de negócios

Em agosto, compradores de países islâmicos e empresas brasileiras de alimentos e bebidas terão semana de reuniões e visitas técnicas para conhecer produção halal.

O Projeto Halal do Brasil realizará a nova edição do Projeto Comprador em agosto. Durante uma semana, potenciais clientes de países islâmicos terão reuniões de negócios com fornecedores brasileiros de alimentos e bebidas. A agenda dos visitantes estrangeiros contemplará ainda viagens pelo território brasileiro e visitas técnicas a empresas que produzem alimentos halal. As inscrições para participar do Projeto Comprador estão abertas para as empresas nacionais.

O Projeto Halal do Brasil é uma parceria entre a Câmara de Comércio Árabe Brasileira e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) para promover no mercado internacional os alimentos e bebidas halal feitos no Brasil. Halal são produtos feitos de acordo com as regras do Islã. Entre elas estão não conter traços de carne suína, cujo consumo é proibido pelo islamismo, e processos específicos de abate de bovinos e aves.

Diversas atividades são realizadas pelo Projeto Halal do Brasil, entre elas a promoção de alimentos e bebidas brasileiros em feiras no exterior. Neste ano, por exemplo, o projeto participará das feiras Mihas, na Malásia, em setembro, e Food Africa, no Egito, em dezembro. O Projeto Comprador é outra das atividades desenvolvidas pelo Halal do Brasil.

Nesta edição, marcada para entre 05 e 11 de agosto, 15 compradores de países árabes, Malásia, Indonésia e África do Sul virão ao Brasil, com despesas de viagem pagas pelo projeto, para se reunir com empresas brasileiras. Serão três dias de rodadas de negócios em São Paulo.

Entre os objetivos do projeto, produtos industrializados —Para estas rodadas estão sendo convidadas diversas empresas brasileiras, principalmente de produtos industrializados e de maior valor agregado. Já confirmaram presença na rodada de negócios fabricantes de doces, mel, geleia, café, açaí, proteína animal e grãos.

Nos outros dias da programação serão realizadas visitas técnicas a fabricantes brasileiros de produtos halal em diversas cidades do País. O grupo de 15 pessoas será, então, dividido em grupos menores para que cada equipe conheça uma região do Brasil. Ao final dessas visitas, todos participarão de um encerramento em Foz do Iguaçu, cidade do estado do Paraná que faz fronteira com Argentina e Paraguai.

De acordo com a gerente de Projetos Internacionais da Câmara Árabe, Fernanda Dantas, para os vendedores, o projeto comprador é oportunidade de acessar mercados estrangeiros a um custo mais baixo do que viajar para fora do Brasil.

—É uma grande oportunidade de terem um primeiro contato com o comprador que fica em um país mais distante a um custo baixo. É a oportunidade de se reunir com esse cliente em potencial com todo o nosso apoio [do Halal do Brasil], o que propicia acesso a empresas com uma maturidade exportadora mais iniciante— diz Dantas.

Já para os compradores internacionais, esta é uma oportunidade de conhecer o Brasil e sua expertise na produção halal, mesmo o Brasil não sendo um país de maioria muçulmana. —Os clientes estrangeiros gostam muito de vir ao Brasil. Quando fazemos agenda de imersão no mercado local é sempre muito rico porque os estrangeiros passam a conhecer a qualidade e a tecnologia do nosso produto, o que faz diferença para posicionar o Brasil como uma potência — afirma.

Importadores de produtos halal — Ainda de acordo com Dantas, o Projeto Comprador diversificou os convites para os compradores estrangeiros para além dos países árabes e buscou atrair para esta edição distribuidores e redes supermercadistas em razão da sua capacidade em comprar volumes elevados e uma grande variedade de produtos.

O mercado halal é formado por aproximadamente 1,9 bilhão de consumidores muçulmanos que vivem em países árabes e não-árabes. Além de produtos, é formado por serviços e turismo halal, em uma movimentação anual estimada em US$ 2 trilhões pelo relatório Estado da Economia Islâmica Global. | ANBA

.Projeto Halal abre inscrição de Rodada de Negócio: https://shre.ink/D8BZ