O empreendimento no Espírito Santo, que teve início das obras em 2021, agora com mais recursos liberados pelo Novo PAC, que combina recursos públicos, privados e parcerias público-privadas (PPP), terá 17 metros de calado e capacidade para receber embarcações de grande porte. A infraestrutura parcial da Imetame Logística Porto está prevista para iniciar operações no segundo semestre de 2025, com a inauguração oficial agendada para o segundo semestre de 2026.
A Imetame Logística Porto está localizado no município de Aracruz, norte do Espirito Santo, na Rodovia ES-010, em Barra do Riacho. O acesso rodoviário ao terminal é realizado através das vias estaduais ES-257, ES-445 que se conectam às rodovias federais, como a BR-101 e BR-259. O empreendimento está a 75 quilômetros da capital Vitoria e três quilômetros da estrada de ferro Vitória a Minas (EFVM) e terá conexão com uma pera ferroviária de alta produtividade. A cidade de Aracruz, será a mais beneficiada com um complexo portuário destinado ao recebimento de grandes embarcações, essencial para o escoamento de grãos, entre outros produtos de Minas Gerais, Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo e itens do Espírito Santo, além de cargas vindas da região Central do país, produzidas pelo agronegócio. especialmente para o mercado asiático. No dia 25 de julho (quinta-feira), o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, participou da cerimônia de anúncio de R$ 2,7 bilhões em investimentos para as obras do Imetame Logística Porto. O projeto inclui um Complexo de Terminais Privados com administração portuária própria, abrangendo terminais para contêineres, grãos, carga geral e granéis líquidos.
Os investimentos fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que combina recursos públicos, privados e parcerias público-privadas (PPP). Os portos desempenham um papel estratégico nas relações comerciais do Brasil com o mundo. Por isso, o Novo PAC foca em obras que aumentam a competitividade portuária, incluindo a manutenção, ampliação da capacidade e redução de interferências urbanas nas áreas portuárias.
Com 17 metros de calado e amplo espaço de manobra, o terminal estará preparado para receber os maiores navios do mundo, com inauguração prevista para meados de 2025. A demanda por capacidade portuária e soluções logísticas modernas na região tem crescido, impulsionada pela atividade industrial e comércio no Espírito Santo, bem como pelo crescimento da agricultura, pecuária e agroindústria no Centro-Oeste e em Minas Gerais, que são parte da área de influência direta do Porto da Imetame Logística.
Silvio Costa Filho destacou que o terminal terá a capacidade de receber navios de grande porte, o que é crucial para a criação de emprego e renda para a população.—Sempre digo que o maior programa social do Brasil é o emprego e a renda. Durante o pico das obras do Porto, estão previstos 650 empregos diretos e mais 300 indiretos— afirmou, ressaltando a importância do complexo para a economia do estado.
O secretário Nacional de Portos, Alex Ávila, disse que o porto tem uma posição estratégica, importante no escoamento de grãos. —É um projeto fantástico com potencial já com investimentos de R$ 2,7 bilhões, podendo chegar até R$ 4 bilhões. Algo que, com toda certeza, com a localização estratégica da região, venha a contribuir com o fortalecimento do setor portuário e com a ampliação da capacidade e elevação do nível de serviço. É tudo que a gente precisa para fazer o nosso setor avançar cada vez mais— declarou.
A infraestrutura parcial da Imetame Logística Porto está prevista para iniciar operações no segundo semestre de 2025, com a inauguração oficial agendada para o segundo semestre de 2026. No primeiro ano de operação, a previsão é de movimentar 80 mil contêineres e 500 mil toneladas de carga geral.
Início das obras em 2021 — O projeto do Terminal de Uso Privativo (TUP) da Imetame Logística Porto em Barra do Sahy, Aracruz (ES) recebeu autorização do então Ministério da Infraestrutura (MInfra) em 2020, e iniciou as obras em 2021. O empreendimento foi incluído no perfil de cargas gerais, contêineres e granéis líquidos no futuro porto da empresa, que fica ao lado do Estaleiro Jurong.
Aeroporto de Vitória — Costa Filho também realizou visita técnica ao Aeroporto Internacional de Vitória, operado pela Zurich Airport Brasil desde 2020. O local tem capacidade para 8,4 milhões de passageiros por ano. Entre janeiro e junho de 2024, já movimentou aproximadamente 1,5 milhão de passageiros, em rotas que conectam o sudeste e nordeste do país.
Entre as melhorias na área de experiência do passageiro, estão os projetos Aeroporto Silencioso e Aeroporto Para Todos, com a sala multissensorial e banheiros para animais de suporte emocional. | https://portoimetame.com.br