Para reduzir CO2 em suas áreas de pintura.
O BMW Group está implementando um novo método de purificação de exaustão em suas áreas de pintura, utilizando eletricidade em vez de gás natural. Na prática, este método permite que as altas temperaturas necessárias para a purificação térmica dos gases de exaustão sejam geradas por eletricidade, eliminando a dependência de combustíveis fósseis. Michele Melchiorre, que é a responsável pelo Sistema de Produção do BMW Group, revela que essa tecnologia é o passo final para operar as áreas de pintura com energia renovável. O sistema já foi testado nas plantas de Regensburg, na Alemanha, e na BMW Brilliance, na China, e será implementado em produção em série na planta de Dingolfing e na futura planta de Debrecen, na Hungria. O novo sistema, denominado eRTO (oxidação térmica regenerativa elétrica), purifica os gases de exaustão das cabines de pintura e áreas de secagem ao aquecê-los em um leito de mídia cerâmica, onde os resíduos de solvente são queimados. Essa purificação, que antes dependia de gás natural, agora é realizada exclusivamente com eletricidade de fontes renováveis. O sistema eRTO foi inicialmente testado em operações contínuas na planta de Regensburg e está sendo validado na planta Lydia da BMW Brilliance, na China. A planta de Dingolfing já converteu uma de suas linhas de pintura para utilizar o novo método, e a nova planta em Debrecen, prevista para 2025, usará apenas essa tecnologia para a purificação de exaustão.
BMW Group — Com suas quatro marcas BMW, MINI, Rolls-Royce e BMW Motorrad, o BMW Group é o fabricante líder mundial de automóveis e motocicletas premium e também fornece serviços financeiros e de mobilidade premium. A rede de produção do BMW Group compreende mais de 30 locais de produção em todo o mundo; a empresa possui uma rede global de vendas em mais de 140 países.
Em 2023, o BMW Group vendeu aproximadamente 2,5 milhões de veículos de passageiros e mais de 209.000 motocicletas em todo o mundo. O lucro antes de impostos no exercício financeiro de 2023 foi de 17,1 bilhões de euros sobre receitas no valor de 155,5 bilhões de euros. Em 31 de dezembro de 2023, o BMW Group tinha uma força de trabalho de 154.950 colaboradores.
O sucesso do BMW Group sempre foi baseado em pensamento de longo prazo e ação responsável. A empresa definiu seu rumo para o futuro desde o início e está fazendo da sustentabilidade e da eficiência de recursos o foco da direção estratégica da empresa – desde a cadeia de fornecimento, passando pela produção, até o final da fase de uso, para todos os seus produtos.